sábado, 19 de novembro de 2016

Uber vai lançar ‘carros voadores´ em 10 anos



Esse mês, o Uber liberou um documento de 99 páginas detalhando o plano de construir uma rede de “carros” voadores que funcione de forma parecida à frota comum: pelo aplicativo. A rede seria chamada Elevate, e o preço, teoricamente, poderia ser o mesmo do Uber comum – claro, tudo dependeria da demanda. Quanto mais pessoas voassem, mais barato o trajeto ficaria a longo prazo, ainda que no começo os usuários tenham que pagar mais caro pelo serviço.

De acordo com a reportagem da Super Interessante, os “carros” voadores, na verdade, seriam um híbrido elétrico entre helicópteros e pequenos aviões, capazes de voar por 160 km sem precisar recarregar as baterias. Planejados para serem mais silenciosos do que veículos terrestres, eles aguentariam de dois a quatro passageiros (além do piloto), e voariam a 76 m do solo – e a uma velocidade máxima de 250 Km/h.

A ideia é que as pessoas embarquem nas caronas voadoras em helipontos, mais ou menos como acontecia na famosa série de desenhos Jetsons. Esses VTOL seriam planejados e fabricados em uma grande parceria entre a Uber, o governo dos EUA e algumas empresas de tecnologia ainda não especificadas.

Notícias ao Minuto

Dessalinização é a alternativa do Governo do Estado para abastecer a população



O Governo do Estado trabalha como alternativa a transposição do Rio São Francisco um projeto de dessalinização desenvolvido com a iniciativa privada. A medida é uma das ações apontadas pelo Governo do Estado, que será apresentada na próxima semana como providencia para evitar um colapso no abastecimento. O assunto é destaque nesta sexta-feira dentro do Bate Papo Político, com os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida, no programa Alerta Geral (FM 103.4 Rede Somzoom Sat) transmitida para 22 emissoras no estado.
O Governo tratou com muita discrição a elaboração desse projeto e está discutindo e aprofundando estudos para viabilizá-lo junto com entidades classistas e empresariais, sindicais, Igreja e lideranças políticas.
Outra medida é o uso de águas de esgotos da região metropolitana para abastecimento da Siderúrgica do Pecém. Não há mais detalhes sobre essa proposta, mas há uma expectativa, sobre essas ações, que começam a ser discutidas diante da demora do governo federal em anunciar medidas concretas para retomar as obras da transposição no trecho entre Salgueiro (PE) a Jati (CE)

Ceará tem reserva hídrica apenas até março de 2017



O Ceará possui reservas hídricas, dentro do atual planejamento de contenção, para cerca de 133 dias. Com isso, não estão descartadas as possibilidades de que o racionamento já se inicie em janeiro e que chegue a 100% para a agricultura irrigada. Isso se dá diante do último prognóstico para o período chuvoso, que é de 30% de chances de uma quadra invernosa acima da média.

A informação foi dada, ontem, pelo titular da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Francisco Teixeira - ao admitir que o Estado tem água somente até março -, ao participar da reunião técnica da Comissão Especial da Assembleia Legislativa que acompanha o andamento das obras de transposição do Rio São Francisco.

Segundo Teixeira, o percentual de 30% é bastante considerável, comparando-se ao fato de que, no ano passado, em igual período, já se trabalhava com a possibilidade de 70% de seca.

No entanto, o secretário da SRH diz que ainda há um risco muito grande, e as medidas mais severas objetivam conter um mal maior e preservar o abastecimento humano de Fortaleza e Região Metropolitana. Diante disso, explicou que medidas mais rigorosas estão condicionadas às previsões da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), que deverá apresentar um quadro mais seguro. "Para nós, o que é pior é a incerteza. Podemos estender a água de nossos reservatórios até março ou abril, mas isso implica em adotar medidas mais severas", afirmou.

Durante a reunião, o prefeito de Jaguaribara - onde fica localizado o Castanhão -, Francini Guedes, lamentou que o Ceará deixou de contar com as águas da transposição. Ele entende que a possibilidade de se abrir um novo edital implica numa demora para uma situação de urgência. "Estamos falando em cerca de 100 municípios que vivem o drama da sede".

Como resultado da reunião de ontem foi estabelecido que integrantes da Comissão e representantes de classes produtoras farão uma marcha em Brasília na próxima terça-feira, dia 22.

O objetivo é manter uma audiência com os ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, e da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, com o intuito de dissuadir para ações extraordinárias que retomem as obras da transposição no tempo mais ágil.

Marcha
Durante a reunião, o presidente da Comissão Especial, deputado Carlos Mattos, explicou que esse é mais um apelo da sociedade, após as negativas dirigidas aos políticos do Estado representantes no Congresso Nacional e ao próprio governador da necessidade de uma nova licitação após o abandono da obra pela Construtora Mendes Júnior.

O assunto foi discutido na reunião da Comissão do último dia 12, quando se fez uma explanação dos motivos apresentados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e do ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, para que se instituísse um novo edital. A medida considerava o alto valor para a conclusão do trecho que possibilita que as águas do Rio São Francisco cheguem ao Ceará, da ordem de R$ 600 milhões. Uma outra alternativa seria o Ceará inteiro decretar estado de emergência, mas que traria implicações negativas aos negócios internacionais.

Fonte: Diário do Nordeste