quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

NASA planeja enviar pessoas para o espaço



Agência aeroespacial norte-americana, NASA, vai estudar a possibilidade de enviar pessoas para o espaço já na primeira missão de teste do foguete portador pesado em construção SLS (Space Launch System) e da nave espacial tripulada Orion, relata o portal Spacenews se referindo à declaração do chefe interino da agência, Robert Lightfoot.
Anteriormente, foi relatado que o primeiro voo de teste do novo foguete será realizado em setembro de 2018, sem nave tripulada, e que apenas o segundo voo, previsto para 2021, estaria planejado com tripulação.
A edição assinala que originalmente estava previsto que, quando fosse realizado o primeiro voo de teste do foguete portador, o sistema de suporte de vida da tripulação da nave não estaria totalmente pronto.
"Estou ciente das dificuldades associadas a esta proposta, incluindo a fundamentação técnica, a necessidade de recursos adicionais e, obviamente, o trabalho adicional exigirá outros prazos de lançamento", diz a ordem de serviço do chefe interino da agência. Segundo seus cálculos, o lançamento da missão tripulada pode ser aprazado para um momento posterior em 2018, provavelmente para novembro. No entanto, os especialistas acreditam que é mais provável que isso aconteça em 2019-2020.
Para o reinício de voos tripulados, os Estados Unidos estão construindo a nave espacial polivalente Orion. Segundo afirmou a Lockheed Martin, a empresa desenvolvedora, em relação à possível mudança de planos, a empresa está pronta para "acelerar o desenvolvimento dos elementos em falta do sistema de equipamento da cabina da tripulação, bem como as eventuais dificuldades técnicas ou relacionadas com o prazo, bem como as formas de ultrapassa-las".
Segundo afirma a representante do programa Orion, Allison Miller, a empresa "vai apoiar a NASA no estudo da possibilidade de realização do primeiro voo de teste com tripulação".
O novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ainda não indicou nenhum candidato para o cargo de chefe da agência espacial, mas Charles Bolden, que chefiava a NASA nomeado pelo presidente Barack Obama, deixou o cargo em 20 de janeiro e no departamento está atualmente trabalhando a equipe de transição da nova administração. Robert Lightfoot, que era anteriormente vice-chefe da NASA, é o chefe interino da agência. (Sputnik)

Emirados Árabes planejam criar cidade em Marte; saiba mais



As autoridades dos Emirados Árabes comunicaram o lançamento do projeto Marte-2017 que prevê a construção da primeira pequena cidade e o envio de pessoas para viver no planeta durante os próximos 100 anos, comunica a mídia do país.
O primeiro-ministro dos Emirados Árabes, Mohammed bin Rashid Al Maktoum, e o comandante-chefe das Forças Armadas dos Emirados Árabes, Khalifa bin Zayid Al Nahyan, comunicaram a intenção de pôr em prática o projeto espacial ambicioso.
"A humanidade já há muito tempo sonha em aterrissar pessoas normais em outro planeta. Nosso objetivo consiste na liderança dos Emirados Árabes para realização deste sonho… O novo projeto é uma semente plantada por nós e esperamos que a próxima geração possa colher seus frutos", declarou primeiro-ministro do país, Mohammed bin Rashid Al Maktoum.
O projeto fará parte do programa nacional de 100 anos de preparação dos quadros científicos do país.
Segundo o primeiro-ministro dos Emirados Árabes, o projeto é destinado para "obtenção de conhecimentos e capacidades cientificas, transformação de universidades em centros de pesquisa e estímulo de liderança para as últimas gerações".
O projeto prevê o desenvolvimento energético, de transporte e produção de alimentos no Planeta Vermelho. (Sputnik)

Nascidos em março e abril recebem benefício do PIS nesta quinta



Os trabalhadores nascidos nos meses de março e abril, que recebem até dois salários mínimos, poderão sacar o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) a partir de hoje (16). A retirada poderá ser feita nas agências da Caixa Econômica Federal, nos caixas eletrônicos por meio do Cartão do Cidadão, nas casas lotéricas e nos correspondentes bancários.
O banco também pagará os rendimentos das cotas do PIS para os trabalhadores cadastrados no programa antes de 4 de outubro de 1988. Nesse caso, os rendimentos variam conforme o saldo existente na conta do PIS vinculada ao trabalhador.
Quem é correntista da Caixa teve o dinheiro depositado na última terça-feira (14) na conta corrente. Para saber se tem direito a receber o benefício, de até um salário mínimo, o trabalhador pode consultar o site do banco ou ligar no 0800 726 0207, opção 1.
O abono é pago ao trabalhador com pelo menos cinco anos de cadastro no PIS/Pasep, que recebeu uma média mensal de dois salários mínimos e trabalhou pelo menos 30 dias no ano de 2015. Os dados do trabalhador precisam ter sido informados corretamente pela empresa ao Ministério do Trabalho, na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do ano-base 2015.
Pelas novas regras estabelecidas pelo governo federal, o valor do benefício agora é associado ao número de meses trabalhados no exercício anterior. Quem trabalhou um mês em 2015 receberá um doze avos do salário mínimo. Quem trabalhou dois meses receberá dois doze avos e assim por diante. Só receberá o valor total quem tiver trabalhado todo o ano de 2015.