quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Inteligência artificial desenvolvida para residências é apresentada pelo criador do Facebook

Mark Zuckerberg, criador do Facebook, maior rede social do mundo, parece não ter limites quando o assunto é conectividade. Em uma publicação no seu perfil, ele mostrou aos seus seguidores o projeto final da inteligência artificial que controla a sua casa. Denominado de "Jarvis", em homenagem ao assistente pessoal do Homem de Ferro, o sistema operacional realiza tarefas como apagar luzes, controlar eletrodomésticos, música, temperatura e equipamentos de segurança.  

               O "Jarvis" está localizado na casa de Mark e conta com combinações distintas, como um comando no Messenger, aplicativo de mensagens do Facebook, câmeras presentes nas entradas da residência e por fim, uma plataforma desenvolvida especialmente para o sistema operacional iOS (presentes em iPhones, iPads e iPods). Segundo o programador, o projeto foi um desafio particular para o ano de 2016 e conta com tecnologias como Python, PHP e Objective C, que usam processamento de linguagem natural, reconhecendo rostos e vozes.  
               Etapas  
               O princípio do projeto foi a criação do servidor de comunicação, responsável por conversar diretamente com os outros dispositivos. Para a construção, foi preciso incluir engenharia reversa em APIs. Depois disso, os desenvolvedores "ensinaram" o sistema operacional a falar e entender as vozes, a tarefa mais complicada, segundo eles.  
               Definição  
               Com a inteligência artificial em processo de finalização, Mark Zuckerberg quer corrigir algumas ferramentas no "Jarvis" nas próximas atualizações. O programador ainda pretende "clonar" sua criação, ou seja, comercializar o sistema operacional para outros usuários. Para isso, ele estuda desenvolver um aplicativo no Android para que a tecnologia possa se comunicar com todos os cômodas da residência.  

fonte: DN

Colisão entre carreta e caminhonete na Br 116 mata mulher em Icó

Um trágico acidente ocorrido hoje por volta das 9;15 da manhã, na Br-116, no Km 378, nas proximidades da rotatória da localidade do Posto Novo em Icó e imediações do açude dos Curados, deixou um saldo negativo de uma vitima fatal. 

A colisão envolveu uma carreta volvo carregada com sal, de placas MCF 2013 e MIJ 2368, de Itajaí, Santa Catarina, conduzida por João Luís Schwartz, de 62 anos e uma caminhonete hillux de placa MWR 1646, licença de Icó, guiada pela autônoma Maria Betânia Alencar Maciel, de 43 anos, que residia na Rua Benjamin Constant. 

A condutora da caminhonete Maria Betânia ficou gravemente ferida e morreu ao ser socorrida para o hospital regional. Policiais rodoviários federais, civis e militares estiveram no local realizando os primeiros levantamentos que requer o fato. A colisão foi frontal e caminhonete ficou parcialmente destruída.

A mulher era casada com o engenheiro civil Denilson Brasil e irmã do ex-vereador do município de Icó Ademir Maciel.Seu corpo foi encaminhado de Icó para ser necropsiado na Pefoce de Iguatu. 

O motorista da carreta João Luis Schwartz prestou depoimento ao delegado regional de polícia civil  Marcio Aquino Chalita de Mendonça e em seguida foi liberado. Testemunhas arroladas serão ouvidas nas próximas horas pelo delegado. Maria Betânia era bastante conhecida no município.