segunda-feira, 21 de junho de 2010

Iguatu - CE: Empresa será a maior da América Latina

Após uma década e meia de fundação, o grupo TubForm prepara-se para ser a maior indústria de móveis tubulares da América Latina. A empresa está em franca expansão e já lidera a produção de roupeiros e armários de cozinha em madeira no Nordeste. A novidade para o próximo mês de agosto é o lançamento de uma série de produtos eletros, com a marca Liz, em parceria com empresas chinesas.

Os números da empresa impressionam. A linha tubular produz por dia 4 mil mesas e cadeiras para terraço, sendo 1500 cromadas e 2500 da tradicional pintura epóxi. "Em 60 dias vamos chegar a seis mil peças diárias e seremos a maior fábrica da América Latina", anuncia o empresário, Edvane Matias, diretor-presidente do grupo TubForm. "Estamos investindo R$ 7 milhões em tecnologia e equipamentos".

A fábrica MadForm lidera hoje a produção de móveis de madeira no Nordeste. São fabricados por dia 1200 roupeiros e 800 armários de cozinha. As duas unidades trabalham em três turnos para dar conta da demanda. As vendas abastecem o mercado do Norte e Nordeste e os produtos competem com grandes empresas das regiões Sul e Sudeste.

Recentemente, Edvane Matias adquiriu duas fábricas de móveis que funcionavam em Belém. A unidade de produção de armários para cozinha em madeira já está instalada em um galpão atrás do centro administrativo. Esse espaço, em julho de 2009, foi destruído pelo fogo. "Transformei o que poderia ser uma crise em novo empreendimento". A ideia deu certo. A unidade está a todo vapor. A outra fábrica também adquirida na região Norte é de produção de armários de aço para cozinha e deve ser instalada em 2012. Por enquanto, os equipamentos estão guardados em depósito.

Após dois anos de estudo e investimento, o grupo empresarial TubForm está se preparando para entrar no mercado concorrido da produção de eletrodomésticos. Inicialmente, serão fabricados, sob a marca Liz, sete tipos de aparelhos: ventilador, liquidificador, processador, espremedor de frutas, cafeteira, sanduicheira e batedeira.

A unidade surge em parceria com empresas chinesas. A linha de montagem provisória está instalada nesta cidade. A partir de agosto serão lançadas 120 mil unidades desses produtos. Primeiramente, serão abastecidos os clientes do grupo, lojas de eletrodomésticos de pequeno e médio porte, que formam 2500 pontos de venda, nas regiões Norte e Nordeste. Em médio prazo, a empresa pretende disputar as prateleiras das grandes redes de eletrodomésticos com outras marcas já famosas. "Os nossos concorrentes são empresas multinacionais, mas estamos nos preparando para esse grande desafio", disse Matias.

A fábrica da Liz Eletro será instalada em Itaitinga, às margens da BR-116, próximo a Fortaleza. A produção deve começar em 2011, com investimento de R$ 35 milhões. "Optamos por essa área pois é mais favorável para a logística de recebimento da matéria-prima, montagem e distribuição dos produtos". A unidade de produção e o centro de distribuição vão ocupar área de 18 mil metros quadrados.

MAIS INFORMAÇÕES

Grupo Tubform
Município de Iguatu
Centro-Sul
(88) 3581. 4545

fonte: site miseria