segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Edredom controlado por celular arruma cama sozinho

Você é daquelas pessoas que não gostam de arrumar a cama assim que acorda? Parece que uma startup chegou ao mercado tecnológico para resolver esses"problemas". Um edredom inteligente promete facilitar a vida dos preguiçosos de plantão.
Segundo o portal Olhar Digital, a Smartduvet é capaz de arrumar a cama sozinho. A ideia é uma espécie de “esqueleto inflável” que pode ser colocado dentro do edredom. Para acionar o dispositivo basta baixar um aplicativo no celular e, com apenas um clique, o edredom se enche de ar e estica a roupa de cama.
O horário para arrumar a cama pode ser programado pelo próprio usuário.

Rússia cria carro voador tripulado

O Fundo de Pesquisas Inovadoras pretende criar um "carro voador", capaz de decolar quase verticalmente e aterrizar em terreno acidentado.

A divulgação foi feita pelo consultor-chefe do departamento de pesquisas físico-técnicas do Fundo, Yan Chibisov.
"Trata-se de um verdadeiro veículo voador, mas com a facilidade de transporte e pilotagem de um carro. Até o momento existe uma grande diferença entre um piloto e um condutor de carro. A diferença deve ser eliminada — é esta a nossa supertarefa", disse ele durante um encontro com engenheiros de empresas produtoras do setor.
Segundo ele, o aparelho será destinado para transportar cargas e passageiros com a capacidade máxima de 1.000 kg. Ao mesmo tempo, sublinhou que o veículo não será um drone, mas terá um sistema automático de controle, decolagem vertical e aterrizagem em local acidentado, bastando uma área de 50 por 50 metros. Chibisov destacou que o veículo poderá ser utilizado em diferentes operações de resgate.

Cientistas russos testam tecnologia para produzir objetos invisíveis

Investigadores do Laboratório de Metais Supercondutores da Universidade Nacional de Ciência e Tecnologias de Moscou (MISiS, na sigla russa) estão testando a possibilidade de criação da base para a transmissão secreta de informação através de um processo único, segundo comunicou à Ria Novosti Aleksei Basharin, que chefia o laboratório."Criamos um metamaterial único, que é uma pequena grade das assim chamadas metamoléculas, recortadas por laser a partir de um pedaço de aço. A configuração especial das células assim obtidas forma um conjunto de dipolos, onde os pólos elétricos são concentrados em micro-volumes no centro, e os campos geomagnéticos giram em torno deles", comunicou Basharin à RIA Novosti.
Metamateriais são materiais não existentes na Natureza que, devido à heterogeneidade da sua estrutura, permitem alterar a direção e as caraterísticas das ondas eletromagnéticas e dirigir as propriedades da luz. A utilização destes materiais, em certas condições, permite tornar certos objetos invisíveis.
"O resultado obtido produz efeitos muito interessantes. Por exemplo, o nosso metamaterial pode vir a ser base para sensores muito sensíveis – ele pode 'sentir' a presença de quantidades mínimas de determinadas substâncias. Por exemplo, de explosivos, será possível ver, saber se uma pessoa tocou em hexogéno /explosivo RDX/ uma semana atrás", acrescentou cientista.
Um dos aspectos mais interessantes dos metamateriais, segundo os cientistas, é que, com base neles, será possível produzir equipamentos invisíveis. (SputnikBrasil)