domingo, 30 de agosto de 2009

SINDICATO RURAL DE ICÓ ELEGE HOJE SEU NOVO PRESIDENTE


O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Icó (STR) desde cedo promove eleições para a nova diretoria, que será responsável, doravante, pelos trabalhos ali realizados.

Haja vista o extraordinário trabalho desenvolvimento neste município houve a apresentação de apenas uma chapa: LOURIVAL TEIXEIRA (foto) como presidente e a mesma diretoria como companheiros de chapa.

As eleições se encerram hoje às 17:00h (30\08\2009) .


fonte: blog do fabricio moreira foto: site do tse

Saneamento em torno do Rio Salgado terá R$ 70 milhões no orçamento


A despoluição do Rio Salgado representa proposta ousada, corrigindo décadas de descaso para com o meio ambiente regional. O Salgado nasce na Serra do Araripe e se espraia pelo Vale do Cariri, seguindo percurso de 150 quilômetros, ao longo dos quais leva poluição hídrica originada no Crato, em Juazeiro do Norte e Barbalha.

O crescimento dessas três cidades não seguiu um planejamento urbano capaz de lhes garantir a infra-estrutura adequada aos seus serviços essenciais. Começando pelo Crato, os focos poluentes são lançados nos córregos que alimentam o rio. Em Juazeiro, o quadro é agravado por resíduos industriais e domésticos, até receber a carga despejada pelo Rio Salamanca, originado em Barbalha.

A poluição reunida no encontro dos rios se espalha por Missão Velha, Aurora, Lavras e Icó, até alcançar o Rio Jaguaribe, do qual o Salgado é afluente. Os municípios situados às margens do Rio Salgado - os poluidores e os poluídos - não dispõem de esgotamento sanitário adequado às demandas de suas populações.

O saneamento do entorno do Salgado já disporá, no orçamento da União para o próximo ano, de R$ 70 milhões, revitalizando a sua bacia e oferecendo, ao mesmo tempo, condições sanitárias adequadas à transposição das águas do Rio São Francisco. Afinal, o acesso desse remanejamento hídrico será feito aproveitando o percurso do Riacho dos Porcos, outro afluente do Rio Salgado, até alcançá-lo entre Missão Velha e Aurora.

As obras preconizadas para a bacia hidrográfica do Rio Salgado serão fundamentais para a interligação de sua bacia com a do São Francisco. Além da melhoria na qualidade da água do leito do Rio Salgado, as cidades situadas nos Vales do Cariri e do Salgado receberão os benefícios oferecidos pela despoluição do seu principal curso d´água.

fonte: site miseria / foto: Rubens Araujo