sábado, 20 de março de 2010

Servidores querem melhoria salarial

20/3/2010
Umari. Em três cidades da região do Vale do Salgado, os servidores municipais estão mobilizados, reivindicando melhoria salarial. Nesta cidade, os professores aprovaram em assembleia geral da categoria greve por tempo indeterminado. Em Ipaumirim, as negociações não avançaram. No próximo sábado, haverá nova reunião para decidir os rumos do movimento. Em Icó, houve um dia de paralisação, para chamar a atenção das autoridades locais.

Desde o início do ano letivo, os professores em Umari estavam em estado de greve, aguardando negociação com a Secretaria de Educação. Os docentes reivindicam acesso à folha de pagamento, a votação do Plano de Cargos, Carreira e Salários e aumento salarial de 15% retroativo a 1º de janeiro passado.

Jornada

De acordo com o Sindicato, em Umari, um professor com nível médio recebe R$ 550,00 por uma jornada de 100 horas mensais. Em Ipaumirim, os servidores aprovaram paralisação, em 17 de fevereiro passado, que suspendeu o início do ano letivo, mas em face da abertura de negociação com a Prefeitura suspenderam o movimento. Mas, em duas reuniões, não houve entendimento. No próximo sábado, haverá nova assembleia.

Em Icó, os servidores promoveram, nesta semana, um dia de paralisação. "Houve uma unificação salarial no valor do salário mínimo, prejudicando aqueles que ganhavam acima do mínimo", explicou a assessoria do Sindicato dos Servidores Públicos, Fátima Salviano. "Reivindicamos um reajuste diferencial".

O prefeito do município de Icó, Marcos Nunes, disse que iria analisar a proposta dos servidores e verificar o impacto na folha de pagamento.

Já o prefeito de Ipaumirim, Geraldo dos Santos, disse que está aberto à negociação e que aguarda informações da assessoria técnica para apresentar uma contraproposta ao Sindicato. Em Umari, o prefeito e o secretário de Educação não foram localizados para opinar sobre a greve.

fonte: diario do nordeste