quarta-feira, 13 de julho de 2016

Travesseiro inteligente monitora sono e nível do ronco do usuário

Disponível na plataforma de
financiamento coletivo Kickstarter, o Zeeq é um projeto de um travesseiro
inteligente com funcionalidades interessantes. Ele monitora o sono do usuário
por meio dos movimentos do corpo e da altura do eventual ronco da pessoa. Ao
término do sono, ele informa a qualidade do sono e o nível de descanso. Segundo
o site Olhar Digital, o dono do travesseiro escolhe, antes de dormir, um som
tranquilizante que não atrapalha a pessoa que dormirá ao lado. Também há um
despertador, por meio de um vibrador - a espuma do travesseiro se adapta à
posição da cabeça. O Zeeq pode ser acionado tanto por botões próprios quanto
por meio de um aplicativo para smartphones.

Produção da tilápia tem queda de quase 100% no Castanhão



Na piscicultura, um dos maiores desafios é encontrar um ponto de equilíbrio entre a quantidade de ração oferecida e o crescimento dos peixes. Praticamente todas as espécies são bastante sensíveis a uma série de fatores, entre eles, a quantidade ideal de alimento, pequenas mudanças na temperatura da água e no nível de oxigênio. Agravado a estes fatores, está a estiagem que se estende por cinco anos no Ceará. As perdas na produção da tilápia, por exemplo, atingiram quase 100% esse ano, alertam piscicultores da região Jaguaribana.

Com a escassez de chuvas, os níveis nos reservatórios do Estado baixaram consideravelmente e atingiram, sobremaneira, a criação da espécie, como foi o caso do Castanhão, maior produtor do gênero no Ceará. O reservatório respondia por pelo menos 50% da produção de tilápia , entretendo, com o baixo volume do açude, que atingiu seu pior índice dos últimos 12 anos, com apenas 8,2% de sua capacidade total, a criação atualmente é mínima e os produtores amargam prejuízos cada vez maiores.

Segundo os piscicultores, as perdas este ano deixam um cenário de incertezas para o setor. Em 2015, apontam, a situação foi igualmente desoladora, com mortandade de três mil toneladas nos parques aquícolas que beneficiariam os municípios de Jaguaribara, Jaguaretama, Alto Santo e Jaguaribe. A realidade assusta, sobretudo, para quem há pouco tempo produzia quantidades elevadas. Em 2014, por exemplo, foram mais de 12 mil toneladas produzidas, reunindo 670 piscicultores.

Iniciativa

Diante desse panorama desfavorável, uma iniciativa cearense promete auxiliar os produtores de peixe, principalmente, da tilápia. Alunos dos cursos de Zootecnia e Sistemas de Informação (SI) do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus do Crato, lançaram um aplicativo para ajudar produtores de espécie a medir a quantidade de ração utilizada. O sistema automatiza o cálculo de ração de acordo com o peso atual da produção de tilápia e permite que o produtor acompanhe as biometrias da produção.

A elaboração do projeto, que contou com a participação de dois docentes e três acadêmicos, durou cerca de um ano, desde a fase da concepção ao lançamento do protótipo que será testado a partir de agosto. Um dos coordenadores do projeto, o professor de Zootecnia Messias Alves, explica que o sistema facilita a rotina do produtor ao automatizar os cálculos, que são complicados manualmente.

Experiência

A ideia para o aplicativo, ainda de acordo com Messias, surgiu das experiências em campo. "A gente observava, durante as pesquisas, os trabalhos de extensão, as visitas técnicas, que os produtores gastavam um bom tempo anotando os dados da produção. Com isso, nós tivemos a ideia de desenvolver um programa que pudesse acompanhar essa produção. O produtor faz a biometria, que é a pesagem dos peixes, e registra no programa, que faz os cálculos de quanto eles vão precisar de ração para aquele determinado período", explica.

O professor de Sistemas de Informação, Talles Brito, conta que durante seis meses do ano passado, a equipe se reuniu para debater as demandas da produção de tilápia e entender de que forma os conhecimentos de SI poderiam ajudar os produtores, para decidir como o sistema deveria ser projetado. "Foi durante esse período que ultrapassamos uma barreira importante: a linguagem técnica. Cada um acabou aprendendo sobre os termos técnicos e os conceitos utilizados na outra área", relata.

Os seis meses seguintes foram de construção do aplicativo intitulado "Sismant". Conforme explica Talles , o aluno da Zootecnia entrou com a parte da produção e o de Sistemas buscou ferramentas dentro da informática para desenvolver o aplicativo.

Responsável pela criação gráfica do projeto, como logos, cores e o site de apresentação, o estudante de SI, Afonso Henrique Calábria, se mostrou feliz com o resultado. "Trabalhar em um projeto real e relativamente inovador nos motiva", pontuou.

Apesar de ainda está na fase de avaliação, o programa já está disponível para usuários Android e pode ser acessado também em qualquer navegador web através do endereço eletrônico sismant.crato.ifce.edu.br.

Benefícios

Na concepção de Brito, o qual ficou encarregado de coordenar a parte prática da ferramenta, o aplicativo possibilitará uma evolução na produção de tilápia com menos custos. O professor de Sistemas de Informação, Talles Brito, ficou encarregado de coordenar a parte prática. Ele ressalta outro benefício importante do aplicativo, ao destacar que o sistema também armazena o histórico de cálculos de biometria e disponibiliza uma curva de crescimento que quantifica o ganho de peso da produção.

Fonte: Diário do Nordeste