sábado, 30 de outubro de 2010

Icó enfrenta infestação de dengue

Por Wilton Menezes - Folha do Salgado

As autoridades sanitárias locais estão preocupadas com a possibilidade de ocorrer uma epidemia de dengue em 2011 no município. Neste ano, no município, já foram notificados 547 casos, dos quais 213 foram confirmados.

Na sede, a região mais afetada pelo mosquito transmissor da dengue é o bairro Cruzeiro, que inclui Altos da Cooperativa, Manoel Mariano, Inácio Amâncio, Joaninha Sobral, Alto da Lagoa da Torre, que tem o índice de 3,87 %.

Na zona rural, a maior infestação ocorre no sítio Uberlândia, na serra com 11,11%. O sítio Lagoa dos Milhomes, registra 5,61% de infestação do mosquito Aedes aegypti. No sítio Água Branca dos Ferreiras o índice de infestação é 8%.

Em face dessa realidade, o secretário adjunto de Saúde do município, Marcos Barreto, disse esperar uma epidemia de dengue para o próximo ano. Para evitar o crescimento dos casos da doença, a secretaria de Saúde do município e a Célula Regional de Saúde está mobilizada para orientar os moradores e combater os focos do mosquito da dengue.

Já foram realizadas reuniões com agentes de endemias do município para reforçar o trabalho de visita doméstica. Barreto anunciou que no próximo dia 27, vai haver um treinamento para capacitação de agentes de endemias. Já começaram as campanhas publicitárias nas rádios locais para orientar e pedir a participação dos moradores no combate aos focos do mosquito.

O mobilizador social, Cícero Dias, disse que ações de combate e prevenção aos focos do mosquito são realizadas de forma planejada com parcerias com as Igrejas, Maçonaria, CDL e outras entidades. “Essa luta deve ser de todos”, disse.

Neste ano, no Ceará, de acordo com dados da Secretaria de Saúde, foram confirmados 9940 casos de dengue em 113 municípios. Destaca-se o município de Tauá, com 1.352 casos, que começou a apresentar um aumento de notificações já no final de 2009. Foram notificados 118 casos suspeitos de febre hemorrágica de dengue. Destes, foram confirmados até agora três óbitos. Em investigação existem cinco casos, sendo três em Fortaleza, um em Icó e um em Pacoti.

Existem quatro sorotipos de dengue no Ceará o 1, 2, 3, porém o que esta circulando atualmente é o tipo 1, o mesmo que circulou em 2003 e que provocou uma epidemia. O sorotipo 4 já entrou no Brasil, através do estado de Roraima e preocupa as autoridades.

________________
* Matéria do Jornal Folha do Salgado - nº 228