terça-feira, 28 de abril de 2015

Esta máquina portátil de lavar roupa não precisa de eletricidade para funcionar

Apartamentos pequenos com áreas de serviço minúsculas não têm espaço o suficiente para uma boa máquina de lavar. Em alguns lugares, o inquilino é obrigado a usar lavanderias, ou a colocar uma máquina no banheiro. Foi por isso que Yi Jiang teve a ideia de criar uma lavadora de roupas compacta – e que não usa eletricidade.
A Drumi, da empresa canadense Yirego, é uma máquina de lavar portátil e compacta que pode limpar até sete peças de roupa pequenas – ou três camisetas, ou uma calça jeans – sem a necessidade de uma tomada. Então o que fornece energia? Você, é claro: basta colocar o pé no pedal.
Cada lavagem promete durar apenas cinco minutos: 1 a 3 minutos para o ciclo de lavagem, e 1 a 2 minutos para o enxágue. É possível usar sabão em pó ou líquido.
Com apenas 56 cm de altura, a Drumi cabe facilmente em um cantinho de apartamentos pequenos. Ela tem capacidade para cerca de cinco litros de água, e promete usar 80% menos água e sabão em pó que uma máquina comum.
Há uma válvula na parte inferior para drenar a água suja; basta pressionar um botão para ativá-la. Então, você continua pressionando o pedal para retirar o excesso d’água e pendurar a roupa.
Yi Jiang teve a ideia de criar esta máquina de lavar há alguns anos, como explica o blog da empresa:
Por que esta máquina de lavar não é automática? Na verdade, Jiang começou em 2012 com um protótipo elétrico, mas “à medida que ele começou a desenvolver o protótipo, ele quis canalizar sua criatividade e pensamento sustentável em algo mais inovador”. A Drumi foi premiada pelo Sustainable Design Awards em 2013; e deve ser 40% composta de material reciclado em sua versão final.
Infelizmente, levar este projeto ao mercado não é fácil. Por isso, a Yirego colocou a Drumi em pré-venda apenas para canadenses pelo equivalente a R$ 300 – o prazo de entrega é julho de 2016.
Em junho deste ano, a Yirego planeja lançar uma campanha de crowdfunding para arrecadar mais fundos. [Yirego via Design Taxi].


Gerente de banco e filha são sequestrados no interior do Ceará

Gerente foi obrigado a ir até a agência bancária e retirar dinheiro.
Polícia diz que pelo menos oito homens teriam participado da ação.

Um funcionário, o gerente de uma agência bancária do município de Araripe, na Região do Cariri, e a filha dele, foram sequestrados na manhã desta terça-feira (28), em Iguatu, no Centro Sul do Estado. De acordo com o Comando de Policiamento do Interior (CPI), o gerente foi obrigado a ir até a agência para que abrisse o cofre para que a filha fosse liberada.

A polícia afirma que, pelo menos, oito homens participaram da ação. Os criminosos levaram do banco uma quantia ainda não revelada e fugiram com o gerente e o funcionário reféns em direção ao estado de Pernambuco. A filha do gerente do banco foi libertada após os assaltantes pegarem o dinheiro.
A polícia acrescentou que um dos carros utilizados pelos suspeitos foi encontrado na cidade de Bodocó, já em Pernambuco. Policiais militares e civis do Ceará e Pernambuco tentam localizar os criminosos. Até o início da tarde desta terça-feira ninguém foi preso.

Fonte: G1.

 

Audi cria diesel utilizando apenas água e ar

A montadora alemã Audi afirma ter criado o "combustível do futuro", feito a partir de água, dióxido de carbono e fontes renováveis de energia. Ao contrário do diesel convencional, o chamado "e-diesel" não contém enxofre ou outros poluentes, além de ter uma eficiência energética de cerca de 70%. O combustível foi criado pela startup alemã Sunfire, parceira da Audi na criação de tecnologias limpas para os carros da marca, em uma fábrica em Dresden. 
A criação do combustível, chamado de "azul cru" pela Audi, exige o aquecimento de uma quantidade de água até 800 ºC, gerando um processo de eletrólise (conversão de energia elétrica em energia química) que separa o hidrogênio do oxigênio.
O hidrogênio que resulta do processo de eletrólise reage com o CO2 em reatores criados espeficicamente para síntese de produtos químicos, em processos que mais uma vez acontecem em alta pressão e temperatura. O produto da reação é um líquido composto de hidrocarbonetos de cadeias longas, conhecido como "azul cru".
Foto por: Divulgação/Audi
O combustível sintético possui eficiência energética de 70%, quase o dobro do diesel convencional
Até mesmo o processo para gerar o combustível é ecologicamente correto. A eletricidade usada para aquecer a água é gerada por turbinas eólicas e o CO2 é capturado diretamente do ambiente, retirando o gás causador do efeito estufa da atmosfera. 
O combustível sintético criado, livre de enxofre e hidrocarbonetos aromáticos (como benzeno, por exemplo), pode ser misturado com o diesel convencional ou até mesmo ser usado como combustível, de forma independente. A Sunfire estima que o preço de mercado do diesel sintético custe entre 1 e 1,5 euro por litro (4,7 reais), um pouco mais caro do que o diesel comum na Europa, mas com eficiência muito maior do que a gasolina (20%) e o diesel (45%).
Assista ao vídeo da produção do combustível:

Fonte: Audi