terça-feira, 8 de setembro de 2009

Lula e Dilma chegam ao Ceará nesta quinta

O presidente Lula cumprirá na próxima quinta-feira (10), em vista ao Ceará uma agenda de compromissos começando por Sobral a partir das 13 horas, seu giro pelo Estado, ao lado da ministra Dilma Roussef (Casa Civil), por Sobral, terra natal do governador Cid Gomes (PSB), que quer seu irmão, Ciro Gomes, disputando a presidência para forçar o segundo turno em 2010.
O compromisso será a inauguração do Campus do Instituto Federal Tecnológico do Ceará (IFCE). Depois, com comitiva que terá entre ministros José Pimentel (Previdência Social), virá para a Capital cearense. No roteiro, visita às obras de urbanização do rio Maranguapinho, que fazem parte do PAC.
Lula ainda participará da inauguração festiva do primeiro Centro Urbano de Cultura e Artes (Cuca), da prefeita Luizianne Lins (PT), na Barra do Ceará, e, em seguida, voa para o Recife onde pernoitará para, dia seguinte, cumprir agenda de compromissos.
fonte: iguatu.org

71 acidentes registrados nas estradas cearenses

A Polícia Rodoviária Federal (PRF-CE), em seu balanço parcial, registrou desde esta sexta-feira, 4 - quando teve início a Operação Independência - até o momento, 36 acidentes nas estradas federais, com quatro mortes e 18 pessoas feridas. A Operação segue até a meia-noite desta terça-feira, 8.

Três mortes aconteceram já na sexta-feira, sendo duas numa colisão entre duas motos na BR-222, Km 120, da BR-222, em Itapajé e uma em colisão entre um micro-ônibus e uma moto na BR-116, Km 210, em Alto Santo.

O quarto acidente com vítima fatal aconteceu no início da BR-222 (avenida Mister Hull), após um atropelamento de pedestre na manhã de sábado, 5. O balanço final da Operação Independência será divulgado nesta quarta-feira, 9.

CEs

O balanço nas estradas estaduais já foi concluído pela Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRv), de acordo com o coronel Werisleik Matias, comandante da Companhia. Foram contabilizados 35 acidentes, com duas mortes e 16 feridos.

Durante a madrugada de domingo, no quilômetro 72 da CE-060, em Aracoiaba, um motociclista morreu ao cair do veículo. O segundo acidente com vítima fatal também ocorreu na CE-060, Km 317, em Piquet Carneiro, após uma colisão entre um Fiat Pálio e um caminhão.

IJF

O Instituto Dr. José Frota (IJF) realizou 1.185 atendimentos no último feriadão, compreendido entre sexta-feira, 4 de setembro, às 19 horas, até esta terça-feira, 8 de setembro, às 7 horas. O hospital atendeu 160 casos de violência no trânsito. Foram 73 acidentados de moto, 26 vítimas de abalroamentos, 37 de atropelamentos, 3 de capotamentos e 21 quedas de bicicleta.

O IJF recebeu, ainda, 36 vítimas de agressões físicas, 21 de lesões por arma branca e 29 por arma de fogo. Também chegaram ao hospital, 72 vítimas de quedas da própria altura, 43 de queimaduras e 22 de picadas de animais peçonhentos, além de 10 pacientes envolvidos em acidentes na prática de esportes ou ambiente esportivo e 16 vítimas de acidentes de trabalho. 


fonte: jornal o povo

Fifa Atraso nos prazos pode tirar duas cidades da Copa de 2014

Executivos da Fifa e o Comitê Organizador Local (COL) podem excluir até duas cidades do quadro de sedes para a Copa de 2014 no Brasil. De acordo com a edição desta segunda-feira da "Folha de S. Paulo", o principal motivo é o atraso no cumprimento dos prazos de entrega dos projetos de construção dos estádios exigidos pela Fifa. Outra desconfiança é acerca da saúde financeira dos Estados para bancar as obras.

O edital de licitação das obras para a construção dos estádios da Copa teria que ser lançado até a última segunda-feira. Nenhum dos nove governos estaduais ainda o fez, em descumprimento ao prazo estabelecido pelo COL. São Paulo, Curitiba e Porto Alegre estão livres desta exigência, por terem estádios privados.

Na sexta-feira passada foram entregues os projetos para a construção dos estádios, mas ainda não foram examinados. Se forem considerados insatisfatórios, podem ser excluídos e não terão substitutos, o que faria o número das cidades-sedes cair de 12 para dez, assim como na Copa da Alemanha e como será na Copa da África do Sul.

Além dos prazos, a falta de garantias financeiras pode ser outro empecilho para algumas cidades. Até o momento, apenas o governo do Amazonas anunciou financiamento total na adequação do Vivaldão, uma vez que não conseguiu encontrar parceiros na iniciativa privada para a empreitada. O custo da obra em Manaus foi orçado em R$ 400 milhões e terá capacidade para 47 mil torcedores.

Morumbi: risco de perder a abertura

Não só as cidades menores sofrem desconfiança. O Morumbi corre para tentar fazer do estádio o local da abertura da Copa de 2014. A maior resistência da Fifa é em relação à segurança necessária para um evento deste porte, uma vez que chefes de Estado e personalidades do esporte costumam estar presentes. O fluxo de trânsito no entorno do Morumbi dificulta o forte esquema de segurança que as aberturas costumam ter.

Além disso, áreas de estacionamento também são um ponto negativo. Brasília e Belo Horizonte são as principais concorrentes do Morumbi para abrir a Copa de 2014. 
fonte: jornal o povo