terça-feira, 9 de agosto de 2016

Icó-CE: Acidente de transito com vítima fatal.

Nesta manhã, (09) por volta das 10h15, na BR 116 próximos a Vila Pedregal, houve um acidente de trânsito envolvendo um veículo tipo Carreta e uma motocicleta.
O motoqueiro teve a cabeça esmagada e seu nome ainda não foi identificado. O mesmo veio a óbito no local.
Corpo ainda no local aguardando rabecão do IML.
Aguardando mais detalhes.

PRF amplia número de radares que autuam por alta velocidade no Ceará



A Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Ceará vai ampliar a fiscalização ao excesso de velocidade e autuação por radares. Na manhã desta terça-feira (9), o órgão realiza a aferição dos equipamentos em conjunto com o Inmetro/Ipem. Após essa etapa, a fiscalização continuará em locais onde o número de acidentes graves é elevado, e a autuação vai passar de um para sete radares.

Os trabalhos são em continuidade à Operação Sonic, iniciada em julho em caráter educativo, já que os agentes estavam em treinamento, informou a PRF. "Agora, após os policiais terem concluído o treinamento e com a aferição dos radares, a operação continuará com 100% dos equipamentos em modo autuação".

Teste dos aparelhos

A PRF explica que os radares serão aferidos pelo Inmetro, método usado para conferir e testar a exatidão dos aparelhos, neste caso a velocidade. "Após a validação do Inmetro, que é feita uma vez por ano, os sete aparelhos continuarão a ser utilizados nas fiscalizações, sendo que todos no modo autuação", esclareceu. O procedimento de aferição de radares acontece no Autódromo Internacional Virgílio Távora.

Na ocasião, o veículo do Inmetro transitará na reta do box do autódromo e a PRF utilizará os radares para medição das velocidades. Os radares serão configurados em cinco faixas de velocidade e as velocidades registradas serão comparadas com o equipamento do Inmetro, que verificará as diferenças nas medições.

Excesso de velocidade

O objetivo, segundo a PRF, é combater o excesso de velocidade, uma das principais causas de acidentes graves em rodovias federais, como atropelamentos de pedestres e colisões frontais. Somente no primeiro semestre deste ano, estes casos corresponderam a 29% dos acidentes graves.

Durante a realização da etapa inicial da Operação Sonic, veículos foram flagrados em alta velocidade. Entre os exemplos, uma motocicleta a 105 km/h e um veículo de passeio a 117 km/h, em áreas urbanas da BR-116, que tem 60 km/h como velocidade regulamentar, ou seja, o dobro da velocidade permitida para a via.

Fonte: G1 CE

Cientistas descobriram um novo tipo de fogo



Redemoinhos de fogo podem ser devastadores na natureza, mas num ambiente controlado eles são bem bonitos de se ver. E além disso, eles podem ser a solução mais ecológica para lidar com alguns desastres causados por humanos, como vazamentos de petróleo.

Pesquisadores da Escola de Engenharia da Universidade de Maryland descobriram um novo tipo de redemoinho de fogo batizado como “redemoinho azul”, já que ele não tem aquele amarelo marcante das chamas tradicionais – e é justamente essa a importância da descoberta.

O amarelo da chama na verdade vem de partículas de fuligem que não conseguiram queimar completamente devido à falta de oxigênio. A chama azul indica que que havia oxigênio o suficiente para a combustão completa acontecer, o que significa que há menos fuligem e poluentes sendo liberados no processo.

Mas que uso prático a descoberta teria? Esses redemoinhos são mais estáveis e mais fáceis de reproduzir do que um redemoinho de fogo tradicional, o que torna mais fácil o estudo num laboratório.

E uma aplicação imediata para a descoberta seria a limpeza de desastres ambientais, como vazamento de petróleo. Em métodos tradicionais, o petróleo bruto é cercado e reunido numa fina camada flutuante para então ser queimado – o custo disso são quantidades absurdas de poluentes sendo emitidos. Os redemoinhos azuis poderiam ser usados para uma queima mais limpa, reduzindo emissões prejudiciais ao meio ambiente.