segunda-feira, 2 de maio de 2016

Romaria Alto da Divina Santa Cruz 2016

O evento se realizara nos dias 02 e 03 de maio de cada ano. No dia 02 o tradicional roço, onde agricultores se reúnem para roçar o local e no dia 03 a tradicional subida do Alto da Cruz, a partir das 15h00min. Depois da subida o visitante além de rezar pode contemplar uma bela vista não só da vila Três Bodegas como de todos os sítios vizinhos, vale a pena conferir.

Nota da blog: Esse ano mais uma vez vamos estar presente e se possível vamos fazer a transmissão "ao vivo" se não conseguirmos estaremos postando o vídeo logo mais a noite.

Justiça determina bloqueio do WhatsApp no Brasil por 72 horas



A Justiça mandou as operadoras de telefonia fixa e móvel bloquearem o serviço de mensagens instantâneas WhatsApp em todo o país por 72 horas. A medida começará a valer a partir das 14h desta segunda-feira (2). A decisão, de 26 de abril, é do juiz Marcel Montalvão, da comarca de Lagarto (SE).

As cinco operadoras —TIM, Oi, Vivo, Claro e Nextel— já receberam a determinação e informaram que vão cumprir. Em caso de descumprimento, estarão sujeitas a multa diária de R$ 500 mil.

Em dezembro, o aplicativo havia sido bloqueado no Brasil por 48 horas devido a uma investigação criminal.

Na época, as teles receberam a determinação judicial com surpresa, mas a decisão não durou 48 horas.

O bloqueio foi uma represália da Justiça contra o WhatsApp por ter se recusado a cumprir determinação de quebrar o sigilo de dados trocados entre investigados criminais. O aplicativo pertence ao Facebook.

Em fevereiro, um caso parecido ocorreu no Piauí, quando um juiz também determinou o bloqueio do WhatsApp no Brasil. O objetivo era forçar a empresa dona do aplicativo a colaborar com investigações da polícia do Estado relacionadas a casos de pedofilia.

A decisão foi suspensa um desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí após analisar mandado de segurança impetrado pelas teles.

PIRATARIA

As teles dizem que é preciso regulamentar o serviço do aplicativo, que faz chamadas de voz via internet. Para elas, esse é um serviço de telecomunicações e o WhatsApp, e demais aplicativos do gênero, não poderiam prestar porque não são operadores.

Recentemente, o presidente da Vivo, Amos Genish, disse em um evento que o aplicativo prestava um serviço "pirata" e defendeu regulamentação.

"Não tenho nada contra o WhatsApp, que é uma ferramenta muito boa, mas precisamos criar regras iguais para o mesmo jogo", disse.

"O fato de existir uma operadora sem licença no Brasil é um problema", afirmou Genish, em referência ao serviço de voz do aplicativo.

Para o executivo, o WhatsApp estaria funcionando, na prática, como uma operadora de telefonia.

Fonte: Folha de S. Paulo

Australiano Craig Wright diz ser Satoshi Nakamoto, criador do bitcoin



O empresário australiano Craig Steven, 45, diz ser o inventor do bitcoin, possivelmente colocando fim a um mistério que existe desde a criação da moeda virtual, em 2009. Até agora, o criador do sistema era conhecido pelo pseudônimo de Satoshi Nakamoto.

Em entrevistas às revistas "The Economist" e "GQ" e à rede BBC publicadas nesta segunda-feira (2), Steven assumiu a paternidade da moeda e mostrou algumas provas técnicas da criação. Ele nega querer dinheiro ou fama com a revelação.

"Eu não estou buscando notoriedade, mas quero esclarecer as coisas. As pessoas estão assumindo que [notícias falsas contra ele] são verdadeiras, porque eu não estou dizendo nada. Isso impacta não apenas a mim e o meu trabalho, mas também minha equipe e todo o resto", disse ele à "The Economist", que ainda coloca dúvidas sobre as alegações do empresário.

Em dezembro, Wright foi identificado como Nakamoto em reportagens publicadas pela revista "Wired" e pelo site Gizmodo. Horas depois da publicação dessas reportagens, a casa de Wright em Sydney, e seu escritório, foram revistados pela polícia federal australiana, em conexão com uma investigação do Fisco do país.

COMUNIDADE

Ao contrário das moedas tradicionais, bitcoins não são distribuídos por um banco central ou lastreados por ativos como ouro, mas são "minerados" por computadores que computam fórmulas crescentemente mais complexas (com isso, seriam mais "neutros" que as moedas tradicionais, já que se baseiam apenas em uma lógica matemática).

Um "bitcoin" é, na verdade, um arquivo de computador que tem uma sequência específica de números. Há três maneiras para conseguir bitcoins. A primeira é o "mining" (extração em inglês). Significa baixar e rodar um programa de computador para que ele gere "moedas".

Pode-se também usar dinheiro real para comprá-los ou ser pago por meio deles —algo que um número cada vez maior de estabelecimentos, inclusive no Brasil, faz.

Hoje, um bitcoin vale US$ 446,23, de acordo com a Coinbase. Saber exatamente quem é Nakamoto é significativo para o desenvolvimento futuro do sistema e, potencialmente, para seu preço no mercado.

Qualquer mudança no protocolo da moeda só pode ser implementada por consenso na comunidade, mas o verdadeiro fundador da criptomoeda poderia ter poder de barganha considerável.

Recentemente, tem existido um racha na comunidade por trás da moeda. A disputa surgiu com uma discussão sobre o número de transações por segundo que a rede do bitcoin deve ser capaz de aceitar.

As partes se retratam, pejorativamente, assim: de um lado, populistas que desejam expandir o potencial comercial do bitcoin, e, do outro, elitistas mais preocupados em proteger o status da moeda virtual como desafiante radical às moedas existentes.

A divisão levou a ameaças de morte contra desenvolvedores do bitcoin e a ataques de hackers que derrubaram provedores de acesso à internet.

O australiano poderia ser uma força importante para resolver o impasse. Mas diz que "não quer ser a imagem pública de nada". Afirma também não querer manter sua fortuna em bitcoins, mas deseja gastá-la em pesquisa (e lentamente, para não puxar a cotação para baixo).

Fonte: Folha de S. Paulo