sábado, 4 de março de 2017

Como a NASA evita impactos catastróficos no espaço



A sonda atmosférica MAVEN foi forçada a mudar sua órbita para evitar colisão com Fobos, uma das duas luas de Marte, informou a NASA. A MAVEN foi lançada da Terra rumo a Marte em novembro de 2013 para estudo de estrutura e atmosfera do Planeta Vermelho e para descobrimento de um dos seus maiores mistérios – como e quando grande parte da sua camada atmosférica, juntamente com água de oceanos, evaporou para o espaço.
Em setembro de 2014, a sonda chegou a Marte e deu início aos estudos, inclusive realizou uma série de "mergulhos" profundos na atmosfera, captando auroras boreais na camada atmosférica superior. Em novembro e dezembro de 2015, a sonda se afastou um pouco dos estudos do planeta e realizou um voo a Fobos, voando em torno dele a 500 km de distância da superfície do satélite natural.
Tudo indica que o satélite gostou da aproximação: navegadores da NASA detectaram que as órbitas dos dois vão se encontrar já na próxima segunda-feira, dia 6 de março. Os dois objetos devem assumir o mesmo lugar com diferença mínima de sete segundos, o que significa uma alta probabilidade de colisão entre MAVEN e Fobos.
Ao detectar o risco, a agência realizou manobra urgente e aumentou a velocidade da sonda por vários segundos, até 0,4 metros por segundo. Este passo pequeno dado foi o suficiente para garantir a passagem pelo ponto "quente" dos dois viajantes espaciais: de 7 segundos, a manobra da NASA aumentou para 2,5 minutos, tempo suficiente para evitar impacto. Com informações da Sputnik News Brasil.

INFILTRAÇÃO EM BUEIRO NA BR116 EM ICÓ (TRÊS BODEGAS) A VARIOS ANOS PERMANECE SEM SOLUÇÃO



A exatos 7 anos o blog denunciava que essa infiltração poderia estar causando o rompimento da br116 a aproximadamente 2 km aqui da vila três bodegas, “veja matéria” até a presente data nada foi feito para solucionar o problema e o risco permanece, embora anos anteriores as chuvas tenha sido fraca é visível pelas fotos que o problema se agravou e com a intensidade das chuvas desse ano o risco é eminente, o vereador Kailton e o líder comunitário Fransquino Torres estiveram hoje pela manhã fazendo uma visita no local, as autoridades competentes têm que tomar alguma providência urgente pois se houver rompimento da BR nesse trecho vai ficar muito complicado para os motorista que passa por essa região.