quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Dispositivo faz macacos voltarem a andar dias após lesão na medula



Um estudo publicado nesta quarta-feira (9) na revista Nature pode revolucionar o tratamento a lesões na medula espinhal que causam paralisia. A pesquisa apresenta um dispositivo que retoma o movimento de pernas de macacos poucos dias após uma lesão no local.

A melhor notícia é que o equipamento, que nada mais é do que uma interface sem fio que liga o cérebro à espinha, usa componentes que foram aprovados para pesquisa em humanos, segundo os cientistas.  A viabilidade do estudo clínico em humanos com lesões na espinha já começou a ser avaliada no centro responsável pelo estudo.

"Consigo imaginar pela primeira vez um paciente completamente paralisado ser capaz de recuperar o movimento de suas pernas por meio desta interface", disse a neurocirurgiã Jocelyne Bloch, que participou do estudo

A pesquisa foi conduzida por Grégoire Courtine, do Instituto Federal de Tecnologia a Suíça, e colegas. Os cientistas desenvolveram uma interface que liga o cérebro à espinha e que decodifica sinais do córtex motor do cérebro que orquestra movimentos das pernas.

O dispositivo estimula eletrodos implantados em pontos específicos na medula espinhal inferior que modulam a flexão e extensão dos músculos na perna. Na prática, o equipamento funciona como uma "ponte" entre o cérebro e a espinha, passando por cima da lesão.

A interfase foi testada em macacos que tiveram apenas uma perna paralisada por uma lesão parcial na medula espinhal. Um dos animais conseguiu, sem treinamento ou fisioterapia, retomar parte do movimento da perna na primeira semana após a lesão, tanto na esteira como no chão. Já o outro macaco testado levou duas semanas para alcançar o mesmo feito.

"Esta é a primeira vez que a neurotecnologia restaura a locomoção em primatas. Mas ainda há muitos desafios pela frente e pode levar vários anos antes que os componentes possam ser testados em humanos" disse Grégoire Courtine, um dos autores da pesquisa

Os cientistas mostraram que a interface funciona instantaneamente para lesões parciais, como o que ocorreu com os macacos testados. O dispositivo também deve funcionar para lesões mais severas, provavelmente com o auxílio de agentes farmacológicos. É bom citar que para lesões parciais os primatas são capazes de recuperar toda a mobilidade depois de três meses.

Esta pesquisa não é o único avanço para pacientes com trauma na espinha. Em agosto, pacientes paraplégicos com antigas lesões na medula espinhal apresentaram melhoras na mobilidade e nas sensações com um treinamento de realidade virtual e o uso da robótica controlada pelo cérebro, em pesquisa conduzida por cientistas liderados pelo brasileiro Miguel Nicolelis.

Fonte: UOL

Governo do Estado do Ceará passa a cobrar 2ª via de identidade



O cidadão cearense que tiver que tirar a segunda via da carteira de identidade terá que pagar uma taxa. A lei de iniciativa do governo estadual entrou em vigor após aprovação do projeto de lei 15.838 de 27 de Julho 2015, que regulamenta a cobrança. Quem perder a ou tiver que tirar a identidade terá um custo de R$ 44,33.

De acordo com o supervisor do núcleo de identificação civil e criminal de Juazeiro, José Cláudio Inácio, a decisão surge como uma forma de inibir a ação de pessoas que solicitava segunda via da identidade de fora desnecessária. “Tinha gente que, porque não gostou da foto, fazia outra identidade e o direito não podia ser negado”, destaca.

A isenção da cobrança será apenas em dois casos. O primeiro é quando a pessoa comprovar que é baixa renda, através de uma declaração da assistência social do município e inscrição nos programas sociais do governo. A segunda situação de isenção é para casos de roubo.

Mas para a quem teve a identidade roubada terá que apresentar duas testemunhas do roubo na mais o boletim de ocorrência. O documento será enviado para o serviço de identificação, posteriormente encaminhado para a secretaria de segurança. O órgão ainda terá que conferir a veracidade do B.O. (Boletim de Ocorrência) junto à delegacia, que terá trinta dias ou mais para responder e só então a secretaria libera para que o órgão expedidor emita a identidade, conforme contou o supervisor de identificação.

A decisão não agradou em nada os populares que em alguns casos foram pegos de surpresa com a cobrança no Vapt–Vupt, em Juazeiro do Norte. A medida foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Ceará ainda em 2015 e deveria ter entrado em vigor no início de 2016, mas a cobrança só passou a ser realizada em novembro.

Dois presos e um baleado em tentativa de assalto em Orós



Por volta das 14h30 dessa terça-feira (8) a Polícia Militar se deparou com uma tentativa de assalto a agência dos Correios do município de Orós, quando realizava rondas na cidade. Em meio à ação delituosa o segurança reagiu e houve troca de tiros. As informações são do repórter policial Richard Lopes.

O trio fugiu depois do assalto abortado em um veículo Strada de placas PMZ 1317 licença de Jaguaribe. Os militares conseguiram localizar os suspeitos na Avenida Gabriel Bezerra onde aconteceu novo tiroteio em frente ao Salão Paroquial.

Um dos suspeitos, Daniel Santos de Sales de 24 anos que seria de Mossoró no Rio Grande do Norte foi alvejado dentro do veículo com um tiro na altura do peito esquerdo. Ele foi hospitalizado sob escolta policial. Seus comparsas foram presos em seguida.

Joseilson Pereira Ferreira de 31 anos, Natura de Alexandria no Rio Grande do Norte e José Helton Peixoto da Costa de 33 anos, Natural de Jaguaribe. A dupla foi apresentada ao delegado de Orós Joel Morais para procedimento policial pelo Sargento Primo e soldados Hugo e J. Renato.

A polícia apreendeu com duas pistolas Ponto 40 que serão periciadas a exemplo do carro. No momento do tiroteio os moradores ficaram no fogo cruzado.