segunda-feira, 6 de março de 2017

Pesquisa da Embrapa identifica microalgas que geram biocombustíveis



Pesquisa de biocombustíveis realizada em Brasília pela Embrapa Agroenergia identificou espécies de microalgas que podem ser cultivadas em resíduos líquidos de processamento em agroindústrias, gerando matéria-prima renovável. Além dos combustíveis, podem ser gerados, entre outros produtos, rações e cosméticos. Os estudos duraram três anos e também identificaram espécies na biodiversidade brasileira.
Os estudos utilizaram a vinhaça, formada na produção de açúcar e etanol de cana, e o pome (palm oil mill effluent), gerado no processamento de dendê, aproveitado na fertirrigação das plantações. De acordo com técnicos da Embrapa, utilizá-los como meio para produzir microalgas deverá agregar valor às cadeias produtivas da cana e do dendê, produzindo mais biomassa e óleo para obter energia e bioprodutos.
Produtividade
As microalgas são organismos unicelulares e microscópicos que vivem em meios aquáticos. Elas não são plantas, mas são capazes de realizar fotossíntese e de se desenvolver utilizando luz do sol e gás carbônico. Se reproduzem muito rapidamente, proporcionando grande quantidade de óleo e de biomassa.
A produtividade pode ser de dez a 100 vezes maior que de cultivos agrícolas tradicionais. Isso chamou a atenção de setores que necessitam de grandes quantidades de matéria-prima, como biocombustíveis.
Óleos produzidos por algumas espécies quase sempre contêm compostos muito valiosos, como Ômega 3 e carotenoides. Por isso, elas também encontram espaço em indústrias que atendem nichos de mercado e pagam mais caro por matérias-primas com propriedades raras. É o caso dos cosméticos e dos suplementos alimentares.
Segundo a Embrapa Agroenergia, já existem no Brasil pelo menos quatro empresas produzindo microalgas: duas no Nordeste, com foco em nutrição humana e animal, e outras duas no interior de São Paulo, atendendo indústrias de cosméticos e também de rações, além de projetos para tratamento de efluentes.
Mercado
Estudo sobre microalgas do governo dos Estados Unidos mostrou que o uso de linhagens modificadas geneticamente chega a reduzir em 85% o custo de produção. O mercado de biocombustível está em ascensão no mundo. Na Europa, mil ônibus movidos a biometano, um biogás refinado, circulam grandes cidades do continente.
Conforme a Associação Europeia de Biogás, a Alemanha, com 185 plantas de produção do biocombustível, é o país com o maior grau de implementação da tecnologia, seguida pela Suécia, com 61. Com informações da Agência Brasil.


Correios começam a vender chips para celular



Os Correios começam a vender nesta segunda-feira (6) chips para celular de sua marca própria em 12 agências de São Paulo.
O Correios Celular resulta de uma parceria com a EUTV, prestadora de serviço móvel pessoal autorizada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que será responsável pela infraestrutura, usando a cobertura da TIM.
A princípio, serão vendidos apenas chips e recargas de planos pré-pagos. A venda de planos pós-pagos será estudada apenas a partir do segundo ano de operação.
O plano inicial pré-pago terá recargas mensais de R$ 30.
A expansão do serviço será feita em etapas. Até março, 164 agências dos Correios da região metropolitana de São Paulo venderão os chips. Brasília e Belo Horizonte serão os próximos destinos atendidos, antes de alcançar todos os Estados. No entanto, as 12 mil agências dos Correios no país não oferecerão o serviço até o final deste ano.
Embora esteja passando por dificuldades financeiras, os Correios não esperam que o novo projeto tenha um papel significativo na tentativa de sair sair do vermelho.A expectativa de faturamento líquido para os Correios até o final deste ano é de apenas R$ 14 milhões.
"Esta não é a solução definitiva para todos os problemas dos Correios. Mas ela vem para agregar. É algo novo", diz Guilherme Campos, presidente da companhia.O plano inicial, que começa a ser vendido nesta segunda-feira, oferece WhatsApp grátis, sem desconto da franquia de internet para envio de mensagens de texto, fotos e voz, além de chamadas de voz durante a validade do plano.
Com ele, também será possível navegar sem desconto da franquia de dados em sites do governo federal. Com informações da Folhapress.