terça-feira, 16 de julho de 2013

Icó-CE: Agricultores ocupam sede do DNOCS durante manifestação

Reivindicando a imediata construção do canal de adução que vai transpor água para 70% do perímetro irrigado (entre as localidades de Icó a Lima), desativado há 13 anos e liberação de recursos para a obra de recuperação de infraestrutura, cerca de 300 agricultores ocuparam, na manhã desta terça-feira (16) a sede da Unidade do Médio Jaguaribe do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS), na cidade de Icó.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Icó, Ireudo Félix, "a ocupação é por tempo indeterminado até que as reivindicações apresentadas ao órgão sejam atendidas". Félix diz que as cobranças são antigas e que "a classe já está cansada de ser enrolada".

Apresentação de um projeto de auto sustentação das unidades produtoras e regularização fundiária dos lotes, são outras reinvindicações contidas na pasta entregue à superintendência do DNCOS, em Fortaleza.

Está marcada para amanhã, às 14 horas, uma reunião na própria sede do órgão, no entanto, o chefe da Unidade do Médio Jaguaribe, Francisco Alves de Andrade, acredita que não será "possível ocorrer a audiência solicitada pelos manifestantes, pois os diretores do órgão estão viajando". Andrade deu o prazo de três dias para que todas as propostas sejam ouvidas.

“Acreditamos que até o fim desta semana haverá a reunião para discutirmos a pauta de reivindicações dos manifestantes”, disse. O diretor reconhece que até esta data, "será impossível trabalhar por causa da ocupação".

Fonte: Site Miséria