terça-feira, 29 de novembro de 2016

NASA diz que pode ter nevado em Marte





A NASA afirmou ter descoberto uma quantidade enorme de gelo no subsolo em Marte que, possivelmente, possui uma reserva de água comparada ao Lago Superior, segundo maior lago do planeta.
A instância foi encontrada na região chamada de "Utopia", no Planeta Vermelho, em uma área de 2.050 metros de diâmetro (para ter uma ideia, é o território do estado norte-americano do Novo México), atingindo 170 metros de profundidade.
A descoberta foi feita pelo instrumento orbital, Shallow Radar (SHARAD, na sigla em inglês), que passou pela região de Utopia umas 600 vezes. O gelo é protegido por uma camada de solo, pois a água não pode existir na superfície marciana. Espera-se que a descoberta receba a visita de astronautas assim que possível. Jack Holt, coautor do estudo publicado no site oficial da NASA, comunicou que "o depósito será provavelmente mais acessível do que a maioria da água gelada em Marte, já que se situa a uma latitude baixa e fica em uma área lisa e macia onde o pouso de uma astronave seria mais fácil <…>".
Joe Levy, outro coautor, disse que, graças à recente descoberta, os cientistas poderão compreender melhor a história da mudança climática em Marte e provavelmente entenderão se as reservas de água do planeta poderiam ser utilizadas por astronautas para consumo.
"Por enquanto, nós não entendemos plenamente por que é que o gelo se desenvolveu apenas em algumas áreas e não em outras… Recolhimento e uso deste gelo durante a próxima missão poderá ajudar os astronautas na sua sobrevivência e, ao mesmo tempo, na revelação dos segredos da era do gelo marciana", disse o cientista. Cassie Stuurman, do Instituto de Geofísica na Universidade de Texas, em Austin, disse à NASA que "provavelmente este depósito foi formado em resultado de uma nevasca que formou em uma camada de gelo misturada com pó, durante o período da história marciana em que o eixo do planeta era mais inclinado do que hoje em dia".
Com informações do Sputnik Brasil.