quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Balão do Google de 15 metros cai no interior do Piauí



O projeto 'Loon' é uma das propostas do Google para levar internet para mais pessoas, a nível internacional. Trata-se de espalhar balões por áreas afastadas de centros urbanos, com o objetivo de fornecer conexões 4G gratuitamente. Na última sexta-feira (17), um destes balões de 15 metros de diâmetro caiu na zona rural de Buriti dos Montes, no Piauí.
Segundo o site Olhar Digital, a assessoria do Google confirmou o acidente, mas não explicou as causas da queda do equipamento.
"Após um voo de pesquisa e teste de rotina, coordenamos com o controle de tráfego aéreo local para gerenciar a descida segura e lenta do balão para uma parte remota do Estado do Piauí, onde já pousamos balões com segurança antes", relatou um porta-voz do projeto.
A empresa também afirmou que "uma equipe treinada está a caminho para recuperar o balão" com o objetivo de descobrir o que aconteceu. Ainda de acordo com a reportagem, os balões não são tripulados e, portanto, ninguém ficou ferido.

Drones ateiam fogo para limpar fios de alta tensão na China



Em Xiangyang, na China, foram criados drones que ateiam fogo para eliminar lixos que ficam presos em fios elétricas de alta tensão. A tecnologia é capaz de eliminar sacolas plásticas e outros resíduos, que acabam pendurados em lugares de difícil acesso.
De acordo com o GizModo Brasil, os drones estão sendo utilizados por uma empresa de manutenção de energia elétrica chinesa - e têm se mostrado bem úteis.