sábado, 25 de janeiro de 2014

Vírus atinge usuários do Facebook


Mensagens sobre métodos de emagrecimento rápido ou com supostos vídeos inéditos do Big Brother Brasil têm chamado atenção dos usuários da rede social Facebook. Quando os internautas clicam nesses links eles estão, na verdade, infectando o seu computador, de forma involuntária, com um malware. Esse software é um tipo de vírus que pode prejudicar o aparelho, já que tem o objetivo de causar danos ou roubar informações.

Enquanto conferia os últimos conteúdos da timeline do seu perfil na rede social, o turismólogo Mário Jorge Lima Ferreira resolveu clicar em um link de um vídeo. O que ele não sabia era que, ao fazer isso, estava instalando em seu computador o malware. Automaticamente, ele começou a mandar mensagens, com o mesmo vírus, para os seus amigos.

"Na mesma hora que eu notei o que havia acontecido, passei o antivírus e mudei as minhas senhas. Mas, mesmo assim, o problema continuou. Somente um técnico conseguiu resolver a situação. Foi quando parei de mandar as mensagens para os meus amigos e o vírus saiu do computador", explicou Mário.

Agora, o turismólogo fica mais atento todas as vezes que vai clicar em algum link daquela rede social. Principalmente se o site estiver relacionado a algum tema importante ou a algum famoso. "Tem que prestar atenção antes de clicar", alertou.

Segundo o professor dos cursos de Publicidade e Propaganda e Marketing da Universidade de Fortaleza (Unifor), W. Gabriel de Oliveira, no momento em que um computador é infectado com esse software, ele fica fragilizado.

Monitoramento

"Quando o usuário clica em um desses links, disfarçados de fotos ou vídeos, um vírus é instalado na máquina. Esse software, que fica escondido, vai monitorando todas as ações do computador infectado. Depois, ele vai forçar o computador a realizar efeitos que o usuário não sabe ou não queira", explicou o professor.

Para evitar esse tipo de problema, Oliveira recomenda que os usuários de internet sempre realizem a atualização do antivírus no computador e também tomem cuidado antes de clicar em qualquer link, seja em rede social ou e-mail recebido.

A assessoria de comunicação do Facebook no Brasil informou que manter os usuários seguros é a prioridade da rede social.

"Temos controles que permitem que as pessoas fiquem seguras no ambiente online da plataforma. Nós encorajamos os usuários a reportarem páginas, postagens ou outras pessoas que violem nossa Declaração de Direitos e Responsabilidades. Reportar é a melhor forma de trazer à tona conteúdo a ser revisado pelo nosso time multilíngue", assegurou a nota.

Fonte: Diário do Nordeste