sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Icó - CE: Lançado Programa Fila Zero


Este município quer acabar com a longa espera de pacientes por cirurgias eletivas. Nos últimos anos, o atendimento na rede pública foi reduzido e a demanda cresceu significativamente. Com o objetivo de reverter esse quadro, a Secretaria de Saúde lançou o programa "Fila Zero". A meta é eliminar a lista de espera até o fim do ano a partir da realização de cirurgias de catarata, próstata, vesícula, histerectomia, hérnia, períneo e outros procedimentos.

A cirurgia eletiva é aquela marcada para ser feita em data futura, diferentemente dos procedimentos de emergência e de urgência. O projeto conta com o apoio do Programa Vida Nova, patrocinado pelo Governo do Estado e com recursos complementares da Prefeitura.

A meta é chegar a 200 cirurgias por mês a partir de setembro deste ano. "Nós estamos fazendo um esforço para acabar com as pendências e a longa espera nas filas", disse o secretária de Saúde, Zuíla Maciel.

Para este mês, a secretaria de Saúde estima alcançar a metade da meta. Inicialmente, a atenção maior é para as cirurgias de catarata com implante de lente. O oftalmologista Ariosto Bezerra Vale pretende realizar 60 cirurgias mensais. Na semana passada, foram atendidos 100 pacientes que tiveram exames para avaliação preliminar.

"A intervenção é rápida, sem dor, e os resultados são maravilhosos", comentou Vale. "Tenho acompanhado pacientes que estão há anos com a lente implantada sem qualquer problema de visão", disse.

Nas cirurgias oftalmológicas, a técnica utilizada consiste na Facoemulsicação, realizada em média de 15 minutos, com o uso de equipamentos suíços, de conformidade com os melhores tratamentos utilizados em centros desenvolvidos.

Segundo a secretária de Saúde de Icó, Zuíla Maciel, o município está investindo na melhoria do atendimento e também na ampliação dos serviços.

"Esse é um primeiro passo, mas outros programas serão realizados", disse. "O nosso foco é na redução ou mesmo eliminação da fila de espera por cirurgias eletivas".

O assessor de gabinete, Marcos Barreto, informou que estão em construção uma clínica de especialidades médicas e, ainda, um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), com recursos do Governo do Estado e com contrapartida da Prefeitura. Em breve será iniciada a construção, na área do hospital regional, de um bloco destinado à Pediatria, com verba dos governos Estadual, Federal e, também, Municipal.

O município também está investindo na melhoria do atendimento de emergência do Hospital Regional do Icó, que ainda apresenta deficiência e gera reclamações por parte da população. "Melhoramos o plantão a partir da contratação de novos médicos e ampliamos a oferta de serviços", frisou o prefeito de Icó, Marcos Nunes. Segundo o gestor, "esperamos superar as dificuldades em pouco tempo". Até o fim deste ano, todos os inscritos que necessitam de cirurgias eletivas deverão ser atendidos. A crescente demanda e o atraso na realização por procedimentos cirúrgicos contribuíram para agravar o quadro na rede pública de saúde do município. Em face dessa realidade, o programa quer alcançar a meta definida inicialmente. Para isto, os profissionais de saúde estão mobilizados. A expectativa é positiva. "Estamos otimistas com o andamento do projeto", frisou a secretária. "Em breve, a população vai perceber a mudança e o nosso esforço".

fonte: site miseria

Justiça recebe denúncia contra o deputado estadual Neto Nunes






Acusações são referentes ao seu mandato como prefeito de Icó.





Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) receberam, em sessão do Pleno realizada nesta quinta-feira (06/08), denúncia contra o ex-prefeito de Icó, hoje deputado estadual, Francisco Leite Guimarães Nunes (PMDB/CE), mais conhecido como “Neto Nunes”.

O ex-prefeito teve as contas de seu governo, no exercício de 1999, reprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O Ministério Público estadual ofereceu denúncia alegando ilegalidades penais e cíveis em atos administrativos praticados pelo ex-gestor.

O desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva, relator da Ação Penal Ordinária nº 2008.0029.5094-0/0, elogiou a farta documentação informativa inclusa nos autos, classificou a denúncia como idônea, formalmente perfeita e, com base no artigo 41 do Código de Processo Penal, votou pelo recebimento em todos os seus termos. “Neto Nunes”, em breve, será interrogado pelo desembargador relator, assim como as testemunhas de acusação e de defesa arroladas no processo.

Consta nos autos que a Prefeitura de Icó, quando da administração de “Neto Nunes”, gastou R$ 181.180,00 em combustível, adquirido de Lourival Augusto da Silva, sem o devido processo de licitação. Também constam gastos de R$ 8.504,52 que aparecem como rubrica de ajuda financeira, porém a Prefeitura de Icó não tinha nenhum programa social que referendasse o gasto. Ainda segundo os autos, “Neto Nunes” jamais se defendeu das acusações contra sua administração. Quando questionado pelo conselheiro relator do TCM, Pedro Ângelo Sales de Figueiredo, o ex-gestor se limitou a requerer a revisão dos valores.

Fonte: Tribunal de Justiça e Site Jangadeiro.

TCM divulga lista de 17 municípios que serão fiscalizados


A partir da próxima segunda-feira (10), 17 municípios do interior cearense, além de duas unidades da Capital serão fiscalizadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios. A divulgação dos locais foi feita nesta quinta-feira (6), juntamente com as datas das inspeções.

Critérios técnicos de seleção:

Atraso nas prestações de contas através do SIM

Denúncias

Despesas com realização de festividades

Informações repassadas ao canal Fale Com o Presidente

Não envio de dados de licitações através do SIM

Não inspecionados em 2008

Possível desmonte

Prefeitos reeleitos

Requerimentos do Ministério Público

Requerimentos do poder judiciário

Cronograma:

Capital

Agência Reguladora de Fortaleza - ARFOR – 10 a 14/08
Instituto Dr. José Frota - IJF – 10 a 31/08

Interior
Aracati – 12 a 14/08
Barreira – 12 a 14/08
Canindé – 10 a 12/08
Caucaia – 10 a 14/08
Chaval – 10 a 12/08
Fortim – 10 a 12/08
Granja – 12 a 14/08
ICÓ – 10 a 12/08
Ipú – 10 a 12/08
Itapipoca – 12 a 14/08
Jijoca de Jericoacoara – 10 a 12/08
Juazeiro do Norte – 10 a 14/08
Mombaça – 10 a 14/08
Orós – 12 a 14/08
Pacujá – 12 a 14/08
Paramoti – 12 a 14/08
Tejuçuoca – 10 a 12/08

Fonte: Site TCM e Portal Verdes Mares.