segunda-feira, 3 de julho de 2017

Cientistas criam protótipo de celular que não precisa de bateria



Os cientistas Vamsi Talla e Joshua Smith, da Universidade de Washington (UW), criaram um protótipo de telefone celular que dispensa o uso de baterias comuns. Isso porque o aparelho consegue transformar ondas de rádio em energia.
Chamada de “WiFi Passivo” pelos pesquisadores, os amantes da tecnologia ainda vão precisar esperar um pouco para se aproveitar dessa novidade.
A tecnologia ainda não é capaz de gerar energia suficiente para um dispositivo móvel funcionar.
Assim, de acordo com o site Tecmundo, a dupla de cientistas se deu conta de que não haveria outra possiblidade senão a de construir um sistema completamente analógico.
Converter fala analógica humana em sinais digitais consome muita energia”, afirma Talla em entrevista à Wired.
“Se você quer comunicar usando tecnologia analógica, você tem mais eficiência energética de fato”, prossegue o cientista.

Veículos urbanos aéreos serão realidade em breve; mito ou verdade?



Talvez nunca seja possível sair voando com seu carro para escapar do trânsito. Mas isso não significa que a indústria tenha parado de tentar chegar perto disso.
Em busca do primeiro carro voador estão Airbus, Toyota, Embraer e start-ups americanas e europeias. A ideia é ter veículos de transporte urbano aéreo, com decolagem vertical, em até cinco anos.
Em abril, a Uber criou a divisão Elevate, para coordenar um serviço de táxi voador quando as aeronaves estiverem prontas.
"O trânsito é incômodo nas metrópoles. Começamos a estudar como trazer as aeronaves para ajudar na mobilidade urbana", diz Antonio Campello, diretor de inovação da Embraer, uma das empresas que vão desenvolver veículos para a Uber. A ideia é ter um protótipo até 2020.
O time da Embraer é pé no chão. "Chamam de carro voador, mas é aeronave. Não é prático fazer avião com roda, chassi, engrenagens de carro. Até dá, mas gasta muito combustível", diz Campello.
Também não é provável que as autoridades permitam que motoristas pilotem carros-avião como nos filmes.
"A regulação do setor aeronáutico é restritiva, e nós não faríamos uma nave que voasse sem confiabilidade", afirma Sandro Valeri, engenheiro da Embraer.
Outros fabricantes ainda não descartaram o ideal "Blade Runner", como no Pop.Up, da europeia Airbus, que tem partes desmontáveis –um chassi com rodas, uma cápsula de passageiros e hélices acopladas no teto. Intercala o uso terrestre com o aéreo, ambos sem motorista.
A Airbus pertence a um grupo de empresas que defende mudanças na regulação internacional para permitir naves sem motorista, controladas à distância. É também o objetivo da Embraer e da Uber no Brasil. Hoje, não há certificação para veículos assim.
BATERIA FRACA
Há limitações técnicas. Para operar em grande escala, em meio ao trânsito comum, é necessário um motor silencioso. O ideal é que seja um veículo elétrico, mas a eficiência das baterias ainda não é suficiente para sustentar o voo por muito tempo.
A chinesa eHang e a alemã Volocopter aperfeiçoaram a tecnologia de drones e criaram pequenos helicópteros elétricos, potencialmente autônomos, que já foram testados no ar. Ambos têm limitações de alcance. O eHang voa sozinho por até 23 minutos, e o Volocopter, 20. O tempo para carregar é quase o dobro.
Os protótipos serão testados em Dallas, nos EUA, e Dubai, nos Emirados Árabes, ainda neste ano. Mas a autonomia de bateria só permite percorrer metade de Dubai. Em São Paulo, seria o suficiente para levar alguém do aeroporto de Guarulhos até a avenida Paulista.
Quanto maior a bateria, maior o peso e a perda de eficiência. Há quem questione se as baterias de lítio são seguras o suficiente para voos e se estão sendo usados os métodos de refrigeração adequados nesses protótipos.
A limitação de peso reforça a necessidade de mudar a regulação aérea, dispensar o piloto e tornar os veículos completamente autônomos, segundo os fabricantes.
A Toyota também está na corrida e espera ter um veículo a tempo da Olimpíada de Tóquio, em 2020.
O Aeromobil, menos sustentável, foca os que têm licença de piloto de avião. Movido a gasolina quando voa e bateria quando está no chão, ele precisa de uma pista de 15 metros para decolar e deve custar mais de € 1 milhão.
Já o Lilium Jet, avião alemão completamente elétrico, terá propulsão vertical e horizontal. No projeto, ele decola com rotores de helicóptero e, quando já está no ar, passa a se sustentar com asas.
Com autonomia de voo de uma hora, o Lilium diz que terá bateria para rodar 300 km e carregar até cinco pessoas. Não é exatamente um "carro voador". Mas, caso decole, pode inspirar a criação de modelos menores –alguns, até, com rodas. Com informações da Folhaepress.