sábado, 18 de fevereiro de 2017

Chove em mais de 100 municípios do Ceará neste sábado



Pelo menos 100 municípios cearenses registram chuvas neste sábado (18). De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), até as 10h20 foram contabilizadas precipitações em diversas regiões do estado.
Até o momento, o município de Alto Santo registrou a maior chuva do Ceará, com 178, 6 mm; seguido por Ibicuitinga, com 157 milímetros, e Morada Nova, com 1556 milímetros.
No Litoral de Fortaleza, 20 postos contabilizaram os dados. Os municípios de Cascavel, Beberibe e Aquiraz registraram 81,2 mm, 70,2 mm e 50 mm, respectivamente. No posto do Bairro Água Fria, em Fortaleza, foram 29 mm.
Mais chuva
De acordo com a Funceme, ao longo do sábado, o céu deve permanecer nublado com chuva em todas as regiões cearenses. No decorrer de domingo (19), haverá nebulosidade variável com chuva em todo o estado.

Cientistas testam com êxito substância que retarda envelhecimento



Biólogos russos realizaram com sucesso testes de uma substância que retarda o envelhecimento de células, prolongando a vida de ratos em 15% ou 45 dias e publicaram os resultados na revista Aging.
"Esta pesquisa tem bastante significado tanto no sentido teórico, como do ponto de vista prático. Por um lado, ela mostra o papel fundamental das formas ativas de oxigênio, produzidas por mitocôndrias, durante o envelhecimento de mamíferos. Por outro lado, se abre um caminho para o tratamento do envelhecimento com antioxidantes dirigidos especificamente às mitocôndrias", afirma o cientista Vladimir Skulachev, diretor da faculdade de bioengenharia e bioinformática da Universidade Estatal de Moscou Lomonosov, citado pela Aging.
A equipe de cientistas chefiada por Skulachev está trabalhando na criação de preparados que retardem o envelhecimento de uma das partes mais importantes das células – suas mitocôndrias, que são uma espécie de "geradores" de energia do nosso corpo.Nelas (nas mitocôndrias) ocorre o processo de oxidação de nutrientes e a transformação da sua energia em moléculas ATP que libertam a energia necessária para o funcionamento de célula.
Há vários anos, a equipe de cientistas descobriu a molécula SkQ1 que pode resolver o problema. Ela é uma espécie de antioxidante forte capaz de se inserir nas mitocôndrias e neutralizar as moléculas agressivas de oxidantes que a prejudicam destruindo suas paredes.
Os cientistas realizaram testes em ratos especiais, que foram geneticamente predispostos para o surgimento de mutações acidentais no DNA de mitocôndrias. Tais ratos vivem menos do que os ratos normais (cerca de 280-290 dias em vez de 2 ou três anos). Sua morte é causada pela acumulação de mutações e destruição de mitocôndrias, o que mata suas células, provoca envelhecimento prematura e a morte.
Os ratos foram divididos em dois grupos. Um grupo comia comida simples e o outro tinha uma dieta com a molécula SkQ1. Como resultado, os ratos do grupo de controlo começaram emagrecendo, perdendo pelo e envelhecendo.
Os ratos que foram tratados com SkQ1 não mostraram sinais de envelhecimento durante mais de 40-45 dias e viveram cerca de 335 dias, enquanto os do grupo de controle apenas 290 dias no máximo.
A substância está contida nos colírios "Visomitin" que a equipe de cientistas está fornecendo às farmácias russas há vários anos. (Sputnik)