segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Deputado Neto Nunes assume presidência de Comissão da Assembleia

A Assembleia Legislativa do Ceará [AL-CE] realizou, na última quinta-feira [7], a eleição dos novos integrantes de 15 das 18 comissões temáticas permanentes que atuarão no biênio 2013-2014.

Da 2ª Secretaria, da Mesa Diretora do Parlamento cearense, o deputado Neto Nunes [PMDB] irá ser o presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca, com o  deputado Leonardo Pinheiro [PSD] na vice. 

De acordo com a AL-CE, entre as atribuições da Comissão, está o de estabelecer " política para o desenvolvimento sustentável da pesca", " política mineral de pesquisa, exploração das substâncias minerais, gerenciamento e manufatura das reservas minerais", "política de gerenciamento dos recursos hídricos e uso geral da água", "promoção da integração dos municípios" e "definição dos limites entre municípios".
 

Papa Bento XVI vai renunciar ao pontificado em 28 de fevereiro

O Papa Bento XVI vai renunciar a seu pontificado em 28 de fevereiro. Bento XVI anunciou a renúncia pessoalmente, falando em latim, durante o consistório para a canonização de três mártires. O anúncio é praticamente inédito na Igreja Católica.

O Vaticano confirmou a notícia e afirmou que o papado, exercido por Bento XVI desde 2005, vai ficar vago até que o sucessor seja escolhido, o que se espera que ocorra "o mais rápido possível", segundo o porta-voz Federico Lombardi. Sucessor de João Paulo II, Bento XVI havia assumido o papado em 19 de abril de 2005, com 78 anos.

Em comunicado, Bento XVI, que tem 85 anos, afirmou que vai deixar a liderança da Igreja Católica Apostólica Romana devido à idade avançada, por "não ter mais forças" para exercer o cargo.

O pontífice afirmou que está "totalmente consciente" da gravidade de seu gesto. "Por essa razão, e bem consciente da seriedade desse ato, com total liberdade declaro que renuncio ao ministério como Bispo de Roma, sucessor de São Pedro", disse Joseph Ratzinger, segundo comunicado do Vaticano.

O Vaticano afirmou que a renúncia vai se formalizar às 20h locais de 28 de fevereiro (17h do horário brasileiro de verão). Até lá, o Papa estará "totalmente encarregado" dos assuntos da igreja. O novo Papa será escolhido pelo Conclave de cardeais, como de costume.