segunda-feira, 24 de julho de 2017

Parede artificial de musgo pode filtrar o ar 275 vezes mais do que uma árvore



A poluição do ar é um problema grave em várias grandes metrópoles. Partículas no ar que vão desde micro pedaços de pneu que se desprendem por conta do atrito, fuligem dos escapamentos dos veículos, até o dióxido de carbono, alguns desses podem chegar ao pulmão e contribuir para um possível câncer. Foi pensando nisso que o Green City Solutions, grupo sediado em Berlin, na Alemanha, criou uma parede artificial de musgo que traz um benefício ambiental ao filtrar o ar 275 vezes maior do que um árvore.
A CityTree (Arvore da cidade em tradução livre) não se trata de uma árvore e sim de uma parede de musgo de 3.5m² que funciona como um filtro de ar natural. De acordo com o site do Green City Solution, "a função do City Tree é baseada em biotecnologia, usada para cultivar musgos especiais, que têm a habilidade de atrair poluição do ar dos seus arredores e converter na sua própria biomassa. Ou seja, o musgo literalmente come poluição do ar", disse Denes Honus, CEO & Cofundador da Green City Solutions.
Cada uma dessas paredes pode retirar até 30% dos poluentes do ar que estejam em um raio de 50 metros, além de produzir oxigênio e esfriar o ar ao redor. Para instalá-la é preciso de 8 horas e quase nenhuma manutenção é necessária. Na verdade, o próprio sistema cuida de si mesmo provendo água e captando energia solar para conseguir eletricidade.
Os custos para plantar e manter uma árvore tradicional ficam em torno de R$ 3 mil por década, segundo a BBC,  já uma CityTree custa cerca de R$ 90 mil. Por outro lado, "comparado com 275 árvores normais, uma City Tree é 95% mais efetiva em termos de custos e precisa de 99% menos espaço e terra", salienta Denes Honus.
Devido a uma tecnologia de Internet das Coisas presente na instalação, a CityTree consegue medir não só as necessidades da planta, como a qualidade da água, umidade do solo, temperatura do ar, entre outros, mas também afere a performance da filtragem sendo realizada pelo musgo, com informações sobre a qualidade do ar. A estrutura já está presente em 25 cidades, com instalações permanentes em Oslo (na Noruega), Paris (França), Dresden, Klingenthal (as duas na Alemanha) e Hong Kong.

Novo transporte terrestre pretende alcançar velocidade de 1200 km/h



Imagine a possibilidade de viajar a 1200 km/h (considerando que a velocidade média de um avião comercial fica entre 850 km/h e 900 km/h), dentro de um tubo a vácuo e que uma viagem entre Fortaleza e Rio de Janeiro levaria cerca de duas horas. Isso está sendo testado e a caminho de se tornar realidade com o Hyperloop One.
O Hyperloop One é uma nova proposta de meio de transporte que será como um trem maglev - que utiliza a tecnologia que o permite flutuar sobre trilhos e ser impulsionado eletromagneticamente - que viajará em grandes tubos a vácuo. Por conta da falta de atrito com o solo e com o ar, o mecanismo deve conseguir alcançar altas velocidades e gastar muito menos energia do que o que seria esperado de um veículo tão veloz, de acordo com a site do Hiperloop One.

O evento que deu esperança para que isso se torne realidade foi um teste bem-sucedido realizado pela a equipe de desenvolvimento do Hyperloop One. O teste ocorreu em maio, mas só foi publicado no canal oficial nesta última quarta-feira, 12. No teste, eles conseguiram fazer o veículo alcançar pouco mais de 110 km/h em um tubo a vácuo de 500 metros, que estava sendo construído pela companhia desde outubro, de acordo com informações do The Verge e Wired.
Ou seja, foi uma simulação do que devem ser os elementos básicos de uma viagem futura com a nova forma de transporte. No entanto, sem a cabine que transportará carga e passageiros - mas que foi apresentado o protótipo, veja abaixo - e sem alcançar 1200 km/h prometidos. Só que a equipe já comunicou que o próximo objetivo é alcançar a velocidade de 400 km/h.
Ainda existe outras questões que precisam de melhorias, como aperfeiçoar o processo de saída e entrada dos "vagões" nos tubos sem prejudicar o vácuo. Segundo a empresa, eles já estão desenvolvendo rotas em cinco países que receberão os trajetos com os tubos a vácuo. Além disso, se os processos continuarem dando bons resultados, o objetivo é começar o transporte de carga com o Hyperloop One em 2020 e com passageiros em 2021.

Governo do Ceará divulga edital para construção de Centro de Esportes em Icó



O Governo do Ceará, através da Casa Civil, divulgou, no Diário Oficial da União [DOU] do último dia 21 de junho, a Concorrência Pública Nacional [Nº LPN 20170044 - STDS / Edital nº 20170044/STDS/CCC / Acordo de Empréstimo nº: 3408/OC-BR] que visa a "execução da construção do Centro de Esporte em Praça [Praça Mais Infância] no município de Icó".


CENTRO DE ESPORTE PARA ICÓ - De acordo com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social [STDS] do Governo do Ceará, o Centro de Esportes é um equipamento que visa beneficiar, especialmente, crianças, adolescentes e jovens, para a prática de atividades físicas, desportivas, recreativas, lúdicas e de lazer, que proporcionam maior qualidade de vida e a melhoria da saúde. 

Conforme  a Concorrência Pública Nacional, o "Governo do Estado do Ceará recebeu um empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, em várias moedas, relativo ao custo do Programa de Apoio às Reformas Sociais - PROARES III e pretende aplicar parte dos recursos desse empréstimo em pagamentos elegíveis nos termos do Contrato". A divulgação aconteceu também no Diário Oficial do Estado [DOE] de 21 de junho.

O Proares, segundo a STDS, visa financiar a construção de  unidades sociais e disponibiliza àquelas já existentes equipamentos e material permanente. O programa também promove a qualificação dos técnicos prestadores e monitora as ações de serviços nas novas unidades.

Dos recursos do Proares, parte advém do Banco Interamericano de Desenvolvimento [BID] e outra das contrapartidas Estadual e Municipal.

Neste sentido, a Concorrência Pública Nacional do Governo do Ceará solicita, "por meio da Comissão Central de Concorrências - CCC e em nome da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS", que as "propostas  fechadas de concorrentes elegíveis para a execução dos serviços referidos" devam ser entregues em documentação "completa relativa à licitação" na Comissão Central de Concorrências - CCC, situada na Central de Licitações do Estado do Ceará, no Centro Administrativo Bárbara de Alencar, com endereço na Av. Dr. José Martins Rodrigues nº 150 - Bairro Edson Queiroz, na cidade de Fortaleza - Ceará.

A documentação deve ser entregue, conforme normativa, "até às 15 horas do dia 25 de julho de 2017,  acompanhada de Garantia de Proposta no valor de R$ 23.581,74 [vinte e três mil, quinhentos e oitenta e um reais e setenta e quatro centavos], e serão abertas imediatamente após, na presença dos interessados que desejarem assistir à cerimônia de abertura.

* Foto: Centro de Esportes no Cariri-CE