sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Ceará vai receber R$ 40 milhões do governo federal para combater a seca



O ministro da Integração Nacional Hélder Barbalho voltou a se reunir nesta quinta-feira com parlamentares cearenses em Brasília. Na audiência, ele falou sobre a liberação de até R$ 40 milhões por parte do Governo Federal para o Ceará. Os recursos emergenciais são para a captação e distribuição de água.

Segundo informou a assessora de Comunicação do Ministério da Integração Nacional, essa foi a segunda reunião com parlamentares cearenses ocorrida nesta semana. Embora ainda não tenha precisado oficialmente sobre o valor de verba a ser destinada para suprir as demandas hídricas mais urgentes, a assessoria confirmou que o ministro já sinalizou nesta semana sobre ações voltadas para o atendimento aos municípios onde a situação hídrica é mais crítica.

O encontro ocorreu pela manhã com os senadores Tasso Jereissati (PSDB) e Eunício Oliveira (PMDB). Ambos enfatizaram a crise envolvendo o esvaziamento dos açudes do Estado. Ainda nesta semana, em reunião da Comissão Externa da Câmara dos Deputados destinada a acompanhar o Projeto de Integração e de revitalização do Rio São Francisco, Hélder Barbalho realizou uma apresentação de balanço das ações voltadas para o abastecimento de água no Ceará e estados do Semiárido .

Incorreção

Segundo Barbalho, houve incorreções com relação ao fato noticiado de que os serviços de transposição do Rio São Francisco foram paralisados. Conforme ressaltou, isso ocorreu apenas em relação ao trecho Norte, cujos trabalhos que estavam sob a responsabilidade da Construtora Mendes Júnior.

"É um grande equívoco dizer que as obras estão paralisadas. Isso não está correto. Já estão concluídas 90,8% das estruturas e o restante está em construção, com exceção de um trecho do Eixo Norte que estava sob responsabilidade da empresa Mendes Júnior, mas que já estamos providenciando a substituição".

Em junho deste ano, a empresa Mendes Júnior comunicou ao Ministério da Integração Nacional a falta de condições técnicas e financeiras para continuar os dois contratos da Meta 1N do Eixo Norte, que vai da captação do Rio São Francisco, em Cabrobó, Pernambuco, até o reservatório de Jati, no Ceará.

Em 7 de novembro, a Pasta iniciou o novo processo de licitação com a consulta pública da minuta do edital e seus anexos. Sobre a vinda do presidente Michel Temer ao Ceará no dia 8 de dezembro para anunciar oficialmente a liberação dos recursos, a assessoria da Presidência da República não recebeu oficialmente essa informação.

Fonte: Diário do Nordeste

Carro voador deve ser lançado em 2018 na Europa;



O tão sonhado carro voador deve ser lançado em 2018 na Europa. O Aeromobil, projeto mais inovador do segmento, chegará ao mercado custando cerca de 60 mil euros, o que dá aproximadamente 215 mil reais - isso sem contar os impostos.

De acordo com o Olhar Digital, o carro está em produção na Eslováquia e já recebeu mais de 10 milhões de euros em investimentos. O projeto começou em 2010.

O automóvel terá autonomia de 750 km e precisará de 300 metros para decolar e 200 metros para pousar. Os testes já começaram e as encomendas podem ser abertas já em 2017.

Notícias ao Minuto