sexta-feira, 25 de setembro de 2015

CEREPJAM leva projeto sobre Cultura de Icó para a FENECIT, em Recife

"Lugar de Memória. Um Estudo sobre a Contribuição da Cultura Africana no Patrimônio Cultural de Icó: Um Resgate a Valorização da Cultura Local".
Este projeto, trabalhado pelo Centro de Referência Padre José Alves de Macedo [CEREPJAM], o "Cirão", foi selecionado para a 11ª edição da Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia [FENECIT], integrando projetos de 16 estados do Brasil e 4 latinoamericanos.
A ação educacional icoense tem a orientação da professora de História Carla Emanuela de Melo Lima e os alunos Larissa Maria Estrela, João Paulo Barbosa e Maria Luísa Alves, todos estudantes do 2º ano do ensino médio do CEREPJAM, pertencente a 17º CREDE- Icó-CE.
O pano de fundo do trabalho estuda a história e memória da Rua Desambargador José Bastos, conhecida popularmente como "Rua do Meio", que guarda em seu patrimônio material e imaterial a influência africana trazida através dos negros que tornaram-se escravos e que tinham presença na então Vila do Icó, nos séculos XVIII e XIX.
Em Recife, local de realização do evento, também está presente o professor de Sociologia, Pablo Eduardo. A FENECIT tem como objetivo incentivar a pesquisa científica no cotidiano escolar. Tem sido pioneira na produção científica no estado de Pernambuco. A edição de 20165 teve início na última terça-feira [22] e prossegue até sábado [26], na Uninassau Boa Viagem.