segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Transplante do primeiro rim artificial será realizado em 2017

Um grupo de investigadores da Universidade da Califórnia poderá ter sido bem-sucedido no desenvolvimento de um rim artificial perfeitamente funcional. Entusiasmada, a equipe já cogite realizar o primeiro transplante em um ser humano em 2017.
Diz o "Medical News Today" que este rim, desenvolvido no âmbito do projeto "The Kidney Project", não apresenta possibilidade de ser rejeitado, uma vez que foi desenvolvido com verdadeiras células renais e com nanotecnologia de silício.
O objetivo é que pacientes com doenças renais sejam poupados a tratamentos de hemodiálise e tenham uma maior qualidade de vida.
O primeiro transplante previsto para 2017 será realizado para teste, sendo que ainda não se sabe quando ele chegará ao mercado.

NASA alerta: 2 cometas estão se aproximando da Terra

Os astrônomos da missão espacial Neowise descobriram dois objetos espaciais que se estão aproximando rapidamente da Terra, informou a NASA.
O primeiro objeto descoberto, o cometa C/2016 U1 (Neowise), detectado pela primeira vez em 21 de outubro, chegará ao ponto mais próximo do Sol em 14 de janeiro.
No que diz respeito ao segundo objeto, o 2016 WF9, os cientistas ainda não verificaram sua origem e se se trata de um cometa ou de um asteroide.
Mas o que se sabe é que esse objeto alcançará a órbita da Terra em 25 de fevereiro e se aproximará do nosso planeta a uma distância de 51 milhões de quilômetros (100 vezes mais que a distância entre a Terra e a Lua). Foi destacado que 2016 WF9 tem um quilômetro em diâmetro e que foi observado em 27 de novembro deste ano.
É importante frisar que ambos os objetos espaciais acima mencionados não representam perigo para a Terra. Estes dois corpos celestes foram descobertos no âmbito da missão Neowise (NEO Wide-Field Infrared Survey Explorer). Para esse fim foi usado um telescópio de observação do espaço exterior com ondas infravermelhas. (Sputnik Brasil)

2017 terá dois eclipses solares e corrida para chegar à Lua

As previsões para 2017 podem ser espirituais, astrológicas e também espaciais. As expectativas para os acontecimentos 'astronômicos' neste ano estão em alta.
De acordo com o blog Mensageiro Sideral, da Folha de S. Paulo, 2017 terá dois eclipses solares visíveis do Brasil. Um deve acontecer em 26 de fevereiro e outro em 21 de agosto. O primeiro eclipse será visível somente nas regiões mais ao sul do país, e o segundo apenas aos moradores do extremo norte. Além disso, uma das principais protagonistas de 2017 será a Lua. A China pretende lançar a sonda robótica Chang’e 5, que viajará até a Lua para colher uma amostra de sua superfície e trazê-la de volta à Terra. Os chineses tentarão pela primeira vez trazer um pedacinho da Lua de volta para a Terra.
A previsão é de que até o final do ano diversas equipes privadas internacionais tentarão chegar ao solo lunar para ganhar cerca de US$ 20 milhões, oferecidos pelo Prêmio X Lunar Google.
Outro acontecimento previsto para acontecer entre abril e setembro desde ano é o fim da missão a Saturno. Após quase 20 anos, a missão da sonda Cassini a Saturno chegará ao fim. A espaçonave deve fazer voos rasantes sobre o planeta, passando mais perto dele que os anéis, e enfim mergulhará em sua atmosfera, terminando como uma estrela cadente no céu saturnino.
No entanto, uma nova missão também ser lançada no final deste ano. O satélite Tess, um novo caçador de exoplanetas da Nasa, terá como principal objetivo descobrir uma nova baciada de mundos potencialmente similares à Terra em nossa vizinhança interestelar e identificar alvos que possam ter sua composição química estudada.
fonte: noticias ao minuto.

Saiba como o 5G poderá mudar a sua vida

Apesar de não se poder considerar que as velocidades de navegação atuais são baixas (não falando num todo), a perspectiva de uma ligação 5G promete melhorar em várias áreas a forma como a sociedade funciona. O 5G não permite só navegar mais rapidamente na internet como também que esteja ligado a ela a todos os momentos.
PUB
Como refere o TechCrunch, o mundo do 5G é um mundo de colaboração de dados e constante comunicação, com inteligências artificiais e todo o tipo de sensores procurando facilitar a vida quotidiana. Será assim não só no comércio eletrônico mas também na educação e saúde, com o 5G a melhorar a troca de informação entre utentes e profissionais/especialistas.
Esta é a evolução prometida com o 5G, sendo também esperado que a visualização de vídeos em formato 4K por via de streaming se torne muito mais fácil. Entre todos os gadgets, smartphones e outros equipamentos de 2017, o lançamento do 5G é o que mais deixa os amantes das tecnologias ansiosos.
fonte: noticias ao minuto.