quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Situação das escolas municipais de Icó. No Conjunto GH2, mães fecham unidade escolar

O Conjunto GH2 está sentindo falta do poder público municipal de Icó (CE).

As mães dos alunos da Escola Municipal Dr. Almir Alves Fernandes Távora, ligada a Secretaria Municipal de Educação, reuniram-se na manhã desta quarta-feira (17), e fecharam a escola para reinvidicar a reforma da unidade escolar.

Elas alegam que uma sala de aula está interditada devido as várias rachaduras existentes e que comprometem a estrutura, além de causar insegurança aos estudantes.

Na manifestação de hoje, os professores e funcionários foram impedidos de entrar na escola. Já os alunos foram obrigados a voltar para suas casas. Muito triste esta situação!

Vale frisar que alguns técnicos já foram analisar a situação e até agora só está nas promessas. Nada de concreto foi feito ainda.

Com a palavra, a Secretaria Municipal de Educação. 

# Com informações e fotos do Blog do Lacy. e Blog do Volraire Xavier

Nota do Blog.:
É lamentável e contraditório ver uma escola ser fechada enquanto o ministro da educação anuncia um campus de uma universidade federal para o município, com qual saber esses alunos vão chegar nesse campus se os anos iniciais que são essenciais para qualquer aluno, e eles ficam impossibilitados por falta de estrutura da escola.

Icó contemplado com campus da Universidade Federal do Cariri

Realmente, o sonho virou realidade. Consta no portal do Ministério da Educação (www.portal.mec.gov.br) que a cidade de Icó (CE) foi incluída entre os municípios contemplados com um campus da futura Universidade Federal da Região do Cariri (UFRC), que será sediada em Juazeiro do Norte (CE).

Não poderia ter tido outra data melhor do que este dia 16 de agosto para ter sido anunciada a instalação da Universidade Federal da Região do Cariri, pela presidenta Dilma Rousseff (PT), durante solenidade no Palácio do Planalto, pela manhã desta terça-feira. A data foi exemplar!

Pois é!

Neste mesmo dia (16) foi realizada uma sessão solene em comemoração ao centenário de Juazeiro do Norte no Senado Federal. Já pela manhã, a notícia veio em grande estilo. A cidade de Padre Cícero, seu primeiro prefeito, havia ganho a Universidade Federal do Cariri, com grandes méritos. Dois eventos importantes na mesma data.

Vale frisar que as novas universidades federais serão instaladas no Pará, na Bahia e no Ceará. A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) terá sede na cidade de Marabá, onde hoje funciona o campus Marabá da Universidade Federal do Pará (UFPA). A Universidade Federal da Região do Cariri (UFRC), no Ceará, terá sede em Juazeiro do Norte, como já dito acima. Ela será instalada na atual estrutura do campus Cariri, que pertence à Universidade Federal do Ceará (UFCE). E Barbalha, Crato, Brejo Santo e Icó foram contemplados com um campus da UFRC. Parabéns à todos estes municípios e Estados.

O prefeito de Icó, Marcos Nunes (PMDB), o secretário de Educação, Getúlio Oliveira, e o deputado estadual, Neto Nunes (PMDB), estiveram presentes durante toda a solenidade e em breve concederão entrevista coletiva exclusiva para a Rádio Papagaio FM, segundo o Blog já apurou, para dar a boa nova ao povo icoense.

Parabéns, Icó! Com o campus da Universidade Federal da Região do Cariri (que deverá ser implantado em três anos), com a Faculdade Vale do Salgado (ligada a Faculdade Leão Sampaio) e com os cursos de extensão da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e da Universidade Regional do Cariri (URCA), Icó tem tudo para se transformar numa "Cidade Universitária".

O desenvolvimento de uma cidade passa pelo desenvolvimento da Educação. Avante!

# Com informações do portal do Ministério da Educação. e Blog do Voltaire Xavier
 

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ LIBERA CONSTRUÇÃO DE SUPERMERCADO EM ICÓ (CE).

O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará - TJCE, através do Desembargador Francisco Bezerra Cavalcante, concedeu efeito suspensivo a decisão do Poder Judiciário da Comarca de Icó (CE), através de ação do Ministério Público com assento na Comarca Icoense, que impedia a conclusão de uma construção de um SUPERMECADO na sede da cidade.

O agravante Queiroz Distribuidora Ltda, através do advogado Fabrício Moreira da Costa, impetrou Agravo de Instrumento no TJCE, no último 09 de agosto do mês em curso tentando dá efeito suspensivo a liminar concedida em face daquela obra, onde, na tarde dessa quarta-feira (17\08), foi concedida autorização para que as “obras retornassem normalmente com seus trabalhos”.

“Haja vista que a manutenção da r. decisão agravada possibilitará sérios e irreparáveis prejuízos ao agravante em ter as obras do edifício do seu empreendimento paralisada com possibilidade de descumprimento do encargo assumido com o Município de Icó, com arrimo nas questões acima delineadas e entendendo relevante a fundamentação, concedo efeito suspensivo ao presente Agravo de Instrumento, com esteio no Artigo 527, inciso III, do Código de Processo Civil, ficando, em conseqüência, suspensa a r. decisão liminar agravada, até ulterior deliberação”, descreveu em sua decisão o Desembargador Francisco Bezerra Cavalcante.