quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Iguatu - CE - 4º Iguatu Festeiro reúne 50 mil pessoas


Nos dois primeiros dias de realização, o 4º Iguatu Festeiro movimentou, segundo os organizadores, um público estimado em 50 mil pessoas. A festa prossegue até o próximo dia 29 e reúne 40 quadrilhas juninas de 11 Estados do Norte e Nordeste. Neste ano, o evento homenageia o centenário do poeta Patativa do Assaré. Haverá apresentações dos grupos folclóricos e shows com bandas de forró.

A expectativa é para a apresentação da cantora Daniela Mercury, no próximo sábado, encerrando a festa. O Iguatu Festeiro é o primeiro festival de quadrilhas juninas fora de época do Brasil. Este ano, os grupos concorrem a uma premiação total no valor de R$ 40 mil. O objetivo é valorizar as tradições culturais do povo nordestino, promover o intercâmbio e a troca de experiência entre os grupos folclóricos, criando oportunidades de emprego e renda e fortalecendo o turismo.

Para hoje, a programação prevê shows com as bandas Forró dos Plays e Forró Moral. Amanhã, Aviões do Forró e Forró Estourado animam festa. No dia 28, Capim Cubano e Dorgival Dantas se apresentam na Avenida Perimetral, onde foi montada estrutura especial. Além dos shows, o evento oferece comidas típicas, bebida e lazer com parque de diversões, instalado ao lado da cidade cenográfica, onde há uma réplica da casa do poeta Patativa do Assaré.

Os filhos de Patativa participaram da abertura do festival e se emocionaram com a homenagem ao pai, no ano em que comemora o seu centenário de nascimento. "Recebemos com emoção e carinho essa homenagem, numa festa grandiosa", disse Geraldo Gonçalves.

Os jovens são os que participam em maior número. "A festa está animada, com muita gente participando", disse a estudante Aline Ribeiro, que veio de Sobral com um grupo de três amigas, no último fim de semana, conferir o show da banda Forró do Moído. O evento atrai todas as noites milhares de moradores do Centro-Sul e Cariri.

Para o próximo sábado, a estimativa é que mais de 60 mil pessoas participem do encerramento do Iguatu Festeiro. Para o prefeito de Iguatu, Agenor Neto, "estamos oferecendo momentos de lazer aos jovens e aos trabalhadores", disse.

Mais informações

Secretaria de Cultura e Turismo
Rua 21 de Abril, s/n
Bairro Prado
(88) 3581. 7649

fonte: site miseria

Agricultores do CE distribuem alimento em protesto

Agricultores que participam de projetos de irrigação protestaram em Fortaleza. Eles reclamam da falta de assistência técnica e de investimentos para a manutenção dos canais que levam água às propriedades.

O canal deveria servir para a distribuição de água em parte do perímetro irrigado de Icó. Ele foi construído em 1975, mas só funcionou até 1998. O projeto foi suspenso e ao longo do tempo a infraestrutura implantada nos lotes agrícolas foi se deteriorando. Onde havia a promessa de fartura, hoje se vê terras abandonadas.

“É um sentimento de revolta. Há muitos anos, a gente sofre com a falta de água. Água tem muito nos reservatórios”, reclamou o agricultor Raimundo Vicente Duarte.

Dos quase 500 produtores cadastrados na associação do distrito de irrigação, pelo menos 360 estão sem água. Dos 2,79 mil hectares do perímetro irrigado de Icó, apenas 700 hectares recebem a água que sai de açudes. Mas até nessas áreas as dificuldades são grandes.

Eles têm água, mas reclamam que estão sem a assistência técnica do Dnocs, Departamento Nacional de Obras contra a Seca, que implantou na região há dois meses. Falta, por exemplo, orientação para fazer as análises de solo.

“Hoje, a gente trabalhar numa modernidade tão grande que quando a gente vai plantar uma área de banana, goiaba, manga e arroz, a assistência técnica exige uma análise de solo para saber que tipo de adubo a gente vai colocar para não jogar um tipo de adubo diferente para que nem eu nem minha planta tenhamos prejuízo”, disse o agricultor Derbas Gonçalves.

Em Fortaleza, a diretoria do Dnocs disse que espera a liberação de uma verba do governo federal. “O Dnocs fez a contratação de uma empresa que prestará serviço de assistência técnica. Todavia, em decorrência de os recursos não terem sido disponibilizados na integralidade, o diretor geral do Dnocs suspendeu temporariamente também a assistência técnica até o repasse por parte do Ministério da Integração Nacional”, explicou Antônio Eduardo Segundo, coordenador do Dnocs no Ceará.

Por conta da suspensão da assistência técnica, os produtores do perímetro irrigado fizeram um protesto em Fortaleza. Em frente à sede do Dnocs, eles distribuíram os produtos colhidos na região. Os caminhões estavam carregados de melancia, banana, abacaxi, coco, milho e jerimum.

O diretor geral do Dnocs, Elias Fernandes, informou que o dinheiro já foi repassado pelo Ministério da Integração Nacional e que, logo que a verba chegar a Fortaleza, a ordem de serviço que autoriza o reinício das atividades será assinada.

fonte: site g1.