segunda-feira, 17 de abril de 2017

Sinal analógico de TV em Icó e região será desligado no final de 2023

Enquanto algumas cidades e capitais do Brasil já vivenciam o sistema de TV Digital exclusivo, como São Paulo-SP, Icó e municípios da região e limítrofes terão um tempo maior para ter o sinal analógico em TV aberta desligado.
De acordo com o comunicado, integram o rol de municípios que terão o sinal analógico desligado em 31 de dezembro de 2023, Baixio, Cedro, Iguatu, Ipaumirim, Jaguaribe, Lavras da Mangabeira, Orós, Pereiro e Umari.
4G - O desligamento do sinal analógico irá liberar a faixa de 700Mhz para que a oferta de internet 4G possa ser expandida por todo o país. Desta forma, conforme a data prevista do final do sinal analógico em Icó e região, a época sa chegada do 4G em Icó e região pode demorar um pouco.
O 4G é uma das tecnologias para telefonia móvel mais avançadas e permite que dispositivos como celular, smartphone, laptops e tablets acessem a internet com velocidades muito mais rápidas e a cobertura do sinal em ambientes fechados é muito melhor, quando usada a faixa de 700 MHz.
DIVULGAÇÃO DA MUDANÇA - O "Seja Digital" foi criado por determinação da Anatel pela associação das operadoras de celular Algar, Claro, Tim e Vivo, e vai percorrer todo o país com campanhas publicitárias e ações de mobilização local para gerar o conhecimento na população e prepará-los estejam aptos a receber o sinal de TV digital após o desligamento do sinal analógico. 
A missão da entidade é garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits com antena e conversor para as famílias cadastradas em alguns dos programas sociais do Governo Federal.
Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal de TV analógico.
DISTRIBUIÇÃO DE KITS GRATUITOS - A "Seja Digital" tem como parte de suas atribuições distribuir kits gratuitos com antena e conversor para a população de baixa renda cadastrada em Programas Sociais do Governo Federal.
A lista de beneficiários é fornecida pelo Ministério do Desenvolvimento Social para que a "Seja Digital" informe ao público por meio de cartas e campanhas de comunicação para possam entrar em contato e agendar a retirada dos equipamentos.
Para saber se está na lista fornecida pelo Ministérios do Desenvolvimento Social ou se o agendamento já está liberado em sua região, o beneficiário deve acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para 147 com o CPF ou NIS [Número de Identificação Social] fornecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social em mãos.