sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Governador Cid Gomes critica Ministro dos Transportes em Icó

Durante o Governo Itinerante em Icó o governador Cid Gomes ao ser questionado sobre a recuperação de estradas na região principalmente sobre as estradas federais, o mesmo culpou o Ministro dos Transportes pelo atraso na recuperação de trechos em solo cearense, “ realmente várias estradas federais que não é de responsabilidade do governo do estado e sim federal, estão em péssimas condições, as BRs 304, 020, 116 e tantas outras estão realmente muito ruins, eu tenho reclamado muito deles a rigor a pessoa que está a frente do DNIT que nem tem muita culpa fica dizendo que fico fazendo isto por questão política, porque ele é de um partido e eu sou de outro ,não é não, eu não estou nem falando dele, estou falando do Ministro dos Transportes que realmente não tem dado ao Ceará a atenção que nós precisamos, eles estão cheios de promessas dizendo que estão fazendo as licitações e que deve melhorar” disse Cid Gomes.

Prisão por porte ilegal de arma de fogo em Icó


Na madrugada de hoje, 06/11, por volta das 01h30min, na Av. Nogueira Acioly, mais precisamente, próximo à farmácia Osvaldo Cruz, centro da cidade de Icó/CE, foi preso por policiais militares, pertencentes àquele PPM, a pessoa de Francisco Cavalcante da Silva, 49 anos, o qual foi flagrado portando uma arma de fogo, tipo revólver, calibre 32, marca SMITH WELSON, Nº. 536058, com seis(06) cartuchos intactos.

O fato ocorreu através da VTR RP 2162, composta pelo SUB TEN PM FLÁVIO e o 1º SGT PM DANIEL, que estava realizando rondas ostensivas e preventivas pela cidade, quando veio a abordar a pessoa supracitada, e, ao revistá-lo, foi encontrado a arma em alusão, sendo o referido, juntamente com a arma apreendida, conduzido para a Delegacia Regional de Icó, para a instauração do procedimento cabível para o fato.

fonte: iguatu.net

Iguatu - CE - ´Buchada´ de tilápia conquista consumidores


    A "buchada" de tilápia conquistou a preferência de consumidores na região do Cariri e em Fortaleza. Produzida inicialmente por um projeto comunitário de criação e beneficiamento do pescado, no Sítio Jurema, nas margens do Açude Orós, na região Centro-Sul, as vendas são crescentes e garantem renda para as 25 famílias associadas, que também fazem bolinha de peixe, filé, linguiça, risole e "fishburguer".

    "A ideia deu certo", comemora Maria Cândido, conhecida por Aurilene, que é coordenadora da unidade de processamento de pescado do Sítio Jurema. "Nos últimos três anos, a vida dos moradores melhorou muito". O exemplo do pioneirismo vem se espalhando para outras comunidades rurais que também passaram a criar tilápias em gaiolas e fazer o processamento do pescado para agregar valor ao produto final.

    Inspiração

A tradicional buchada de bode, prato típico da culinária nordestina, inspirou as produtoras rurais do Sítio Jurema a criarem um produto semelhante. A nova "buchada" é recheada de filé de tilápia picado, temperado com cheiro verde, alho, pimentão, cebola e pimenta, envolta na pele do peixe, que é costurada e fica na forma de um saco ou bucho. É um prato ideal para ser servido cozido, em tempero caseiro, entretanto, pode receber molhos, segundo a criatividade do cozinheiro.

No Sítio Jurema, Marineide Venâncio costura com paciência a pele da tilápia para colocar o recheio da "buchada", que vem tendo boa aceitação em Fortaleza e na região do Cariri. "Se tivéssemos 500 quilos por semana, venderíamos tudo", disse. "Nunca imaginava que um dia iria fazer ´buchada´ de peixe, mas dá certo e é gostoso". Atualmente são produzidos 300 quilos da "buchada".

    Aceitação

Os consumidores confirmam que o produto é bom como tira-gosto ou mesmo como entrada para um prato principal de pescado. "Quem gosta de peixe vai adorar a ´buchada´ que é feita com recheio de filé", garante o funcionário público, Carlos Ribeiro, que incluiu o alimento em seu cardápio semanal. "Faz bem à saúde".

As atividades no Sítio Jurema não cessam. No geral, são 75 pessoas trabalhando na criação de tilápia em 1.125 tanques-redes e na unidade de processamento do pescado que ocupa parte da escola da comunidade. A produção semanal há dois anos era de dois mil quilos de pescado. Hoje, saltou para 10 toneladas. A renda mensal dos produtores que era de R$ 300,00, dobrou e a perspectiva é de crescimento.

Os produtos mais vendidos são filé, linguiça e a buchada de tilápia. O grupo de 25 produtores trabalha com o objetivo de obter financiamento para aquisição de equipamentos que possibilitem ampliar a produção da unidade de processamento de pescado. "O nosso objetivo é equipar melhor a unidade e obter um prédio próprio com melhor estrutura", disse Aurilene.

A associação recebeu uma proposta de uma empresa de Fortaleza para comprar mil quilos de buchada de tilápia por semana. "Vamos ter de adquirir máquinas para costurar a pele e processar o produto porque da forma manual como fazemos hoje não dá mais para atender a demanda que é crescente", explica Aurilene Cândido.

    PRODUÇÃO

300 quilos de buchada são produzidos no Sítio Jurema, na cidade de Iguatu. Para fabricar o produto, é preciso costurar com paciência a pele da tilápia para colocar o recheio feito do pescado.

    Mais Informações:

Associação Comunitária do sítio Jurema no município de Orós
(88) 3584. 8001
(88) 9953. 1137
 
fonte: site miseria