terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Inteligência artificial representa perigo para a humanidade?

Um grupo dos melhores cientistas dos EUA declara que inteligência artificial não irá ameaçar a humanidade. No seu relatório sobre investigação das prospectivas da inteligência artificial (IA) preparado para o Pentágono, os cientistas rejeitam o perigo estimado como "desinformado".
A Sputnik Internacional falou com Mark Bishop, o chefe da Intelligent Data Analytics na Universidade Goldsmiths em Londres. O relatório afirma que a crescente suspeita do público em relação à inteligência artificial "nem sempre se baseia em fatos", especialmente quanto a com tecnologias militares.
Em particular, essas ameaças não são coerentes com as investigações atuais sobre inteligência artificial, mas têm surgido das previsões terríveis sobre uma área pequena da inteligência artificial geral.
Essas mensagens estão relacionadas com o desenvolvimento de máquinas capazes de agir e pensar como humanos reais.
No entanto, os cientistas notam que as preocupações atuais são desapropriadas devido ao presente nível de sucesso atingido nessa área.
Em entrevista à Sputnik Internacional, o Professor Bishop disse que, embora o aparecimento de máquinas com inteligência artificial geral que podem sentir, ter consciência, etc. possa preocupar as pessoas, "o progresso em direção à inteligência artificial geral é empolado, o que significa que não temos nada a temer de uma possível militarização de inteligência artificial".
Ele acrescentou o que na receia é ter sistemas que não são muito inteligentes interagindo uns com os outros.
"Voltando para a situação militar, meu medo principal é o possível agravamento militar causado pelo fracasso de um ou vários de tais sistemas ‘estúpidos' na Coreia ao longo da zona desmilitarizada, infestada com ‘guardas de fronteira' eletrônicos autônomos", observou.Quando detectam uma ameaça, eles informarão seus superiores humanos. Isso pode levar a um conflito armado sério entre as duas Coreias, especialmente agora que a Coreia do Norte está armada com mísseis nucleares", avisou. 
Respondendo sobre a combinação da inteligência artificial com a humana, Mark Bishop disse que isso é "uma área muito interessante" que agora está sendo explorada pelos cientistas.Temos humanos que criam obras de arte e música interagindo com inteligência artificial. Acho que essa é uma área ótima onde podemos usar esse novo tipo de máquinas aprendendo a fazer música e a criar arte interessante", declarou.Falando sobre o aparecimento de robôs parecidos com humanos, mesmo que não necessariamente com 100 por cento de inteligência artificial, o professor Bishop informou que as pessoas já estavam construindo tais robôs no Japão que são parecidos com os humanos, mas ele adicionou que ainda temos de percorrer um longo caminho até obtermos máquinas que atravessem a linha de separação entre a inteligência artificial e inteligência humana. (Sputnik)

Forte ventania destrói plantações e causa prejuízo de R$ 2 milhões em Iguatu

Uma forte ventania derrubou centenas de bananeiras e causou prejuízo avaliado em mais de R$ 2 milhões aos produtores de Iguatu, no interior do Ceará, neste domingo (22). As rajadas ocorreram acompanhadas de raios e trovões e uma chuva leve.

Agricultores de diversas regiões da zona rural de Iguatu relataram danos semelhantes, principalmente nas várzeas do Rio Jaguaribe, nos distritos de Quixoá, Cardozo e Penha.
De acordo com o produtor João Alves, esta é a quarta vez desde 2014 que um fenômeno semelhante causa prejuízo na produção de banana. "Eu perdi mais ou menos a metade da plantação, em alguns locais a destruição foi ainda maior, quase perda total", diz.
Ventos de até 88 km/h
De acordo com o meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) Raul Fritz, as rajadas que causaram a destruição do plantio são típicas do período chuvoso no Ceará.
Analisando as imagens dos estragos em Iguatu, o meteorologista Raul Fritz avalia que a ventania tenha atingido o nível 8 (ventania, entre 62 e 74 km/h) ou nível 9 (ventania forte, 75 e 88 km/h), na escala Beaufort, que vai de 0 a 12.

"As nuvens mais desenvolvidas, que ocorrem em período de chuvas, são nuvens mais extensas verticalmente, elas são acompanhadas ou antecedidas por rajadas fortes de vento que descendem das nuvens", explica.