sexta-feira, 10 de março de 2017

Ponte do Riacho Capitão Mor em Três Bodeagas pricisando de melhorias



Uma preocupação constante da comunidade de Três Bodegas com a ponte do Riacho Capitão Mor, a 2Km da sede da vila, por muitos anos que a mesma não passa por nenhuma reforma, o rachões são visíveis em uma ponte que passa centenas de caminhões todos os dias, outra preocupação também é com o próprio riacho capitão mor que com os invernos fracos aumentou a proliferação de mata nas encosta tornando a passagem de agua um pouco complicado, sendo que se o mesmo voltar a ter as cheias de antigamente o risco de inundar a vila é grande, segundo o líder comunitário Fransquinho Torres juntamente com o vereador Kailton, que estiveram visitando a mesma e comprovando os risco. Os mesmo já procuraram o DNIT que ficou de dá alguma resposta mais até agora nada.


Experimento: NASA afirma que pode cultivar batata em Marte



Especialistas do The International Potato Center e da NASA comunicaram sobre o fim dos experimentos bem-sucedidos de cultivo da batata em condições semelhantes às de Marte, comunica o Phys. Org.
"Se as plantas podem sobreviver nas condições que criámos no nosso CubeSat (tipo de satélite usado para pesquisas especiais), existe alta probabilidade de elas sobreviverem em Marte. Vamos repetir estes experimentos para perceber que espécies de batata vão se sentir melhor em Marte", comunicou o biólogo da NASA Juan Valdivia Silva, citado pelo Phys.org.
Os testes realizados por estes investigadores, cujo início foi anunciado em fevereiro do ano passado, acabam também por comprovar um dos episódios principais do filme Perdido em Marte, quando o astronauta norte-americano Mark Watney é deixado para trás em Marte e tenta sobreviver cultivando batatas.
Segundo acrescentou Juan Valdivia Silva, a NASA e os astrônomos peruanos repetiram a façanha de Watney, cultivando batata dentro de uma caixa especial do sistema CubeSat, com condições praticamente idênticas às de Marte. Por exemplo, no satélite foram simuladas a atmosfera, a pressão e a composição do solo de Marte.
Os testes mostraram que tais dificuldades não são um obstáculo para esta planta. Com a ajuda de determinada quantidade de água e de elementos nutritivos a "comida de martenauta" germinou sucessivamente, cresceu e começou a formar tubérculos. 
A NASA conseguiu assim provar que Mark Watney não nos enganou e que a batata pode ser cultivada em Marte.
Em breve a NASA planeja repetir os testes e encontrar um tipo de batata mais adequado para ser cultivado fora do nosso planeta. Com informações do Sputnik Brasil.