terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Reservatórios do Ceará estão em pior situação entre todos dos estados do Nordeste

A região Nordeste vive o pior momento de seca dos últimos 100 anos. Os grandes reservatórios dos estados estão operando, em média, com 16,3% da sua capacidade total, enquanto há cinco anos trás o percentual era de 46,3%. A seca atinge os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.  A situação dos reservatórios do Ceará, é a pior da região.
Segundo Raul Fritz, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), ''não se via seca tão severa para um período consecutivo desde 1910''. Nos últimos cinco anos choveu em média 516 milímetros, enquanto a média mínima é de 600 mm. Com isso os reservatórios têm apenas 7% da sua capacidade armazenada. 

Em várias localidades, inclusive em grandes cidades, o fornecimento de água é feita por caminhões-pipa bancados pelos governos estaduais e federal. Dos 153 açudes monitorados pelas Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), cerca de 107 estão com volumes entre 0% a 9%.

Por Layanna Vasconcelos

Com informações do site: o estadão

Ontem (08), pela nona vez a sede do MST no Icó foi invadida.

Desde o mês de julho passado, quando fomos abordados umas oito da noite por quatro pessoas armados que agrediram dois militantes e nos roubaram 01 notebook, 04 celulares com carregadores e roupas, não tivemos mais paz.

Em novembro, em outro assalto, duas pessoas abordaram um militante e roubaram uma moto, um notebook,  um celular e mais 300,00 reias.

Depois deste último assalto já sofremos diversos arrombamentos e sempre da mesmo forma grotesca e violenta levando-nos sempre algo.

Apesar da sede ser bem gradeada, ficar próximo ao restaurante Dumont, não é o bastante para inibir a ação deles

Todas as vezes fizemos BO e a polícia nenhuma ação promoveu para achar os culpados ou recuperar qualquer objeto roubado, excetuando a Moto que foi encontrada por acidente e até agora não podemos tira-lá por conta da burocracia do estado.

Não saímos ainda do local (hoje alugado) por não haver condições financeiras para pagar os  8 meses de aluguéis vencidos e alugar um novo espaço. 

Nos roubaram até agora:
》04 notebooks
》05 celulares 
》06 carregadores 
》01 HD 500GB
》01 Botijao 
》01 Bebedouro Gelagua
》01 Tela de LCD 32"
》01 GPS
》300,00 reais
》01 Moto (encontrada,  mas ainda apreendida na delegacia)
》Objetos pessoais da militância no valor de 450,00 no total.

Na atual conjuntura nacional o MST tem um papel importante na articulação das massas,  mobilização social e elevação do nível de consciência da classe Trabalhadora.

Esperamos que a esquerda local nos apóie nesta resistência que é também a resistência de toda a classe trabalhadora. 

Até a vitória sempre!
Lutar, construir Reforma Agrária Popular!

* Acessória de comunicação do MST - Icó