quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Homem é encontrado morto em Icó

No dia de ontem,18/08, por volta de aproximadamente 21h00m, policiais militares, pertencentes ao PPM da cidade de Icó, foram solicitados a comparecer à Rua Gal. Piragibe, nº1681, no centro daquela cidade, por ocasião de uma denúncia de achado de um cadáver.

Logo após tomar conhecimento do fato, de imediato deslocou-se para o solicitado um composição Policial Militar, através da VTR 2382, comandada pelo SUB TEN PM FLÁVIO, e composta pelos policiais 1º SGT PM DANIEL e o CB PM AZEVEDO, onde vieram a identificar a vítima como sendo a pessoa de Fernando Braga Sampaio, 38 anos, agricultor, natural de Icó/CE, o qual foi encontrado deitado em uma rede, já sem vida; segundo um irmão da vitima, cuja identificação não foi fornecida, o mesmo informou aos PM´s que foi até a residência do referido, e, por achar algo estranho no local, arrombou a porta e encontrou seu irmão, morto, e deitado na rede, o que fez, de imediato, acionar o policiamento, que providenciou a condução do corpo para o Hospital Regional daquela cidade, onde foi confirmado o falecimento da vítma. Informo ainda que o corpo será encaminhado para o IML de Iguatu, para ser realizado um exame cadavérico para a saber a real causa mortis, e há suspeitas que o referido tenha sido vítima de morte de causa natural, decorrente da utilização excessiva, por parte da vítma, de bebidas alcoólicas, tendo em vista, segundo os parentes, ser constumeiro a vítima fazer uso de substância alcoólica

fonte: iguatu.net

STJ: Band terá de indenizar Xuxa em R$ 4,1 milhões


A apresentadora Xuxa Meneguel deverá receber indenização no valor de R$ 4,1 milhões por danos materiais e morais da Rádio e Televisão Bandeirantes Ltda, de acordo com o Superior Tribunal de Justiça (STJ), que manteve na última terça-feira (18) a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). A Bandeirantes veiculou, em programa da emissora, fotos da apresentadora nua tiradas há mais de 20 anos para uma revista masculina. O ministro Sidnei Beneti negou o pedido para que o STJ examinasse o recurso especial por meio do qual a emissora pretendia discutir a competência da Comarca do Rio de Janeiro para o processamento e julgamento do processo.

O processo teve início com a veiculação das imagens no programa "Atualíssima", no período da tarde, no dia 3 de março de 2008. Ao prestar depoimento na 48ª Vara Cível do Rio de Janeiro, a apresentadora se mostrou indignada. "Fiz as fotos aos 18 anos, no início da carreira. Só fui me tornar apresentadora aos 20 anos. Se pudesse voltar atrás, eu não faria novamente, por dinheiro nenhum", afirmou. "De qualquer forma, eu fiz um trabalho para uma revista de adultos na época, não para ser exposto na televisão agora", acrescentou Xuxa.

A apresentadora observou, ainda, que trabalha com sua imagem para um público formado por crianças com até oito anos. "O programa foi exibido no horário da tarde, horário em que crianças assistem à televisão. Fiquei imaginando isso na cabecinha delas e das mães que compram meus CDs e DVDs", afirmou. A apresentadora disse que não havia necessidade de passar por essa situação 26 anos depois.

Ao se defender, a emissora afirmou que a ideia do programa era mostrar revistas antigas e raras que têm um alto valor de mercado, incluindo-se aí a da Xuxa. Segundo as testemunhas, a veiculação das fotos da apresentadora não aumentou a audiência nem o faturamento do programa.

Decisão

Após examinar o pedido, o juiz considerou procedente a ação de indenização por danos morais e materiais da apresentadora, determinando o pagamento. Para o magistrado, o fato de a apresentadora ter feito as fotos espontaneamente não pode deixá-la refém da exposição pública por toda a vida. A emissora apelou, mas o TJ-RJ manteve a sentença.

Posteriormente, foi negado pedido para que o caso fosse enviado ao STJ a fim de que se examinasse o recurso especial da empresa, no qual insiste na incompetência da comarca do Rio de Janeiro. "Considerando que a ré é transmissora de programa de televisão em sede nacional e o suposto dano foi exibido em vários lugares, caberá à parte autora a escolha do local onde pretende ajuizar ação", afirmou o TJ-RJ.

Recurso

Insatisfeita, a Bandeirantes interpôs agravo de instrumento (tipo de recurso), insistindo para que suas alegações fossem examinadas em recurso especial. O ministro Sidnei Beneti, relator do agravo, afirmou que o pedido não merece ser acolhido. "O agravo de instrumento não impugnou a decisão agravada em toda a sua extensão", observou.

Ainda segundo o ministro, é necessária ao conhecimento do recurso a demonstração de que a decisão foi incorreta, refutando-se todos os argumentos da outra parte. "Logo, sendo o fundamento suficiente para manter a conclusão da decisão, fica inviabilizado o recurso", concluiu Sidnei Beneti.

fonte: diario do nordeste

19 de agosto - Dia mundial da Fotografia

19 de agosto - Dia mundial da Fotografia por Rostev.
Em um mundo completamente imagético como é o nosso hoje, a fotografia está presente em todos os momentos. Seja de câmeras comuns, digitais, de celulares, a imagem se tornou um elemento central nesse mundo midiatizado.

Mas se hoje a fotografia tem esse lugar de destaque, podendo ser alterada, transformada e manipulada, muito se deve aos inventores deste conceito.

Dois franceses merecem destaque nessa descoberta: Joseph Nicéphore Niépce e Jean Jacques Mandé Daguerre. Niépce foi o precursor, unindo elementos da química e da física, criou a héliographie em 1926. Nesse invento ele aliou o princípio da câmara obscura, empregada pelos artistas desde o século XVI, à característica fotossensível dos sais de prata. Após a morte de Niépce, Daguerre aperfeiçoou o invento, rebatizando-o como daguerreótipo.

Por essa época um francês radicado no Brasil, Hércules Florence, desenvolvia também experimentos que levariam ao mesmo resultado. Mas o advento da fotografia foi anunciado ao mundo oficialmente, em Paris, na Academia de Ciências da França, consagrando o Daguerreótipo, em 19 de agosto 1839.

De lá pra cá a fotografia evoluiu muito e foi a grande responsável por apresentar o mundo à humanidade. Mesmo com o surgimento de outras formas de exibição de imagens (cinema, televisão, computador) a fotografia continua sendo a única "capaz de captar a alma humana". Ou, como diria Henri Cartier-Bresson, um dos maiores fotógrafos de todos os tempos "fotografar é captar o momento decisivo".

fonte: site flickr