terça-feira, 18 de agosto de 2009

ICÓ AGORA


Resolvemos colocar em prática uma nova ação de interação com os amigos, correligionários e munícipes icoense(s):

“JORNAL ICÓ AGORA”.


O noticioso (jornal) “ICÓ AGORA”, cuja edição de quatro páginas em tamanho padrão, ocorrerá a cada 2 (dois) meses, com veiculação de 5 (cinco) mil exemplares, que serão distribuídos sem nenhum custo a população de nosso torrão, na sede urbana e rural.

A festa de lançamento acontecerá em grande estilo, com a presença de “autoridades” estaduais e de pessoas do povo, que serão convidadas "pessoalmente" e pela mídia radiofônica do Icó.

A data escolhida para o ponta pé inicial deste trabalho recai para o dia 25 de outubro de 2009, data de aniversário de emancipação de Icó.

Ontem foi apresentado o LAYOUT do Jornal, onde as cores vivas do Icó, como o verde da Terra do Louro, têm maior destaque.

O jornal apresentará discussões de temáticas cotidianas do Icó, como artigos, reclamações, sugestões, fotografias e, prestação de contas, onde será observado para aonde se destina, verdadeiramente, os recursos públicos municipais, com cópias de cheques, empenhos, recibos, et cetera.

“A democracia só existe em sua plenitude, quando a sociedade se organiza na busca por seus direitos, como a liberdade de expressão, cidadania, emprego e renda”, ressalta Jaime Júnior, ex-prefeito do Icó.

“O jornal vai nos ajudar a desenvolver nosso trabalho como vereador, haja vista que muitos criticam a nossa verdadeira função, quando na verdade o correto é a fiscalização ao Poder Executivo”, destaca o vereador Edjalma Moreira.

“É importante a leitura e as discussões plurais. Mas o jornal vai trazer também cópias de cheques, recibos, pagamentos da Prefeitura Municipal de Icó. O povo vai vê. Confirmar tudo que falamos na rádio Brasil-FM”, disse Fabrício Moreira, presente a reunião.

fonte: blog do fabrício

Seu Lunga completa hoje 82 anos


Quem pensa que Joaquim dos Santos Rodrigues, o Seu Lunga, nasceu em Juazeiro do Norte está enganado. Ele completa, nesta terça-feira, 82 anos de idade e é filho natural do município de Caririaçú, que, coincidentemente, também está aniversariando quando atinge 133 anos de emancipação política. Na época em que Seu Lunga nasceu, sua terra natal tinha acabado de festejar o cinqüentenário. Outro engano é daqueles que pensam tratar-se de um homem zangado.

Pelo contrário, é um comerciante sereno mesmo diante dos assédios constantes em sua sucataria por conta da fama que o tornou uma figura folclórica de Juazeiro e bastante conhecido pelo Brasil afora.

Na sua família, são pouquíssimos que o chamam de Joaquim. O apelido veio muito cedo e é derivado de Calunga, que lhe foi dado por uma vizinha. Nasceu em Caririaçu no dia 18 de agosto de 1927 e ficou conhecido pelo seu suposto temperamento forte. "Quem conversa com ele, passa a enxergá-lo c omo um homem inteligente de raciocínio rápido e lógico".

Ele teve sete irmãos e viveu sua infância "no meio dos matos" como diz lembrando ter se criado no município de Assaré e só chegou ao Juazeiro com 20 anos, em 1947, quando a cidade tinha apenas 37 anos de emancipação política e o Padre Cícero já havia morrido há 13 anos. Seu Lunga começou a trabalhar na roça aos oito anos e admirava a criação rígida de seu pai. "Sempre fui um filho obediente e passei isso para os meus filhos", explicou.

Em Juazeiro, foi ourives por dois anos, beneficiou arroz, torrou café, fez massa de milho e, depois, passou a comercializar no mercado público e a trabalhar no comércio com sua loja de sucata. Casou-se em 1951 e teve 14 filhos, que, apesar da pouca instrução, conseguiu dar pelo menos a educação básica.

A única vez que assistiu a uma partida de futebol se decepcionou. Foi entre Juazeiro e Crato algumas semanas após ter chegado à terra de Padre Cícero. "Só deu pancadaria. O campo tava em obras e houve uma chuva de concreto e banda de tijolo. Nunca esqueci àquela cachorrada", resumiu. Se fui namorador? "casei com 22 anos", nega. Seu Lunga se apresenta como um homem católico e devoto de Padre Cícero o qual espera ver reabilitado antes de morrer. "Era um homem de visão e tinha poder. Muitos tinham era inveja da sua inteligência", diz se referindo ao sacerdote.

Seu Lunga se apresenta como um homem católico e devoto de Padre Cícero o qual espera ver reabilitado antes de morrer. "Era um homem de visão e tinha poder. Muitos tinham era inveja da sua inteligência", diz se referindo ao sacerdote.

fonte: site miseria

A partir de setembro a carteira de identidade será digital



Será implantado nesta terça-feira (18/8) o Sistema de Identificação Digital Automatizado (AFIS) Civil e Criminal da Polícia Civil do DF, que auxiliará os peritos no processo de identificação de pessoas e na checagem rápida de informações a seu respeito.


O programa também tem a capacidade de emitir certificações digitais que podem ser utilizadas para coibir tentativas de fraude em processos de aposentadoria junto à previdência social, vestibulares, concursos públicos, ou até auxiliar o Governo no controle de seus programas sociais. Por exemplo, possibilitará a identificação on-line de todas as pessoas que vão assistir aos jogos na Copa de 2014.

Quem já tiver carteira de identidade não precisará fazer outra para ser digital. Segundo o diretor adjunto do Instituto de Identificação, Claudionor Batista, as informações de todas as pessaos que possuem carteira de identidade já foram digitalizadas, inclusive a foto do documento.

Os 20 postos de identificação, localizados no DF e as unidades do “Na Hora”, estão sendo habilitados desde o começo do ano para receber o novo sistema. Até o começo de setembro, os postos estarão emitindo as carteiras digitais, que vão apresentar a mesma aparência da comum. Contudo, como explica Claudionor, o processo de emissão será mais fácil. "Ninguém vai precisar mais sujar o dedo na hora da impressão, que será digital, além disso, a foto também será tirada na hora".

fonte: site miseria