sábado, 25 de abril de 2009

Abertas 4 comportas da barragem do Castanhão


Com o aumento no volume de água do Rio Jaguaribe, a Defesa Civil de Jaguaruana teme inundações
Jaguaribara. Desde que começou o período chuvoso, o sertanejo do Vale do Jaguaribe e até muitos fortalezenses aguardavam com ansiedade o novo dia em que o maior açude do Ceará iria “roncar”, abrindo suas comportas e levando água para a região do baixo Jaguaribe. Pois aconteceu ontem à tarde a abertura de quatro das 12 comportas da barragem do Castanhão.

As chuvas no Sul do Estado aumentaram sobremaneira o volume de águas no açude e uma comissão formada por representantes do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) decidiu pela liberação de água.

A sangria da barragem tem atraído centenas de curiosos em visita ao local para conferir o “espetáculo das águas”. Por outro lado, a população de Jaguaruana está com medo de que o aumento do volume do Rio Jaguaribe deixe a cidade mais alagada do que já está.

Algumas dezenas de privilegiados, que chegaram a tempo, não tiravam os olhos do vertedouro onde ficam as 12 comportas do maior açude do Ceará. E às 12h45 as comportas 6 e 7 foram abertas simultaneamente; minutos depois, abriram-se as comportas 2 e 11. “É um momento emocionante”, disse o garoto Luzivânio Mendes, que não piscou o olho até as primeiras águas descerem na ribanceira de pedras.

Os expectadores conferem três “véus de noiva”, como são lembradas as parábolas de águas espumantes que jorram nas pedras e mergulham no lago artificial, totalmente lapidado em uma pedra gigante. Inicialmente cada comporta havia sofrido abertura de 60 centímetros, liberando 50 metros cúbicos por segundo. Duas horas depois a abertura parcial estava em 1,2 metro, liberando uma vazão de 100 metros cúbicos por segundo (ou 100 mil litros por segundo). Juntas, as quatro comportas jogam 400 metros cúbicos de água por segundo para o Rio Jaguaribe.

A abertura das comportas aconteceu na cota 103,72 metros acima do nível do mar, com um acúmulo de 85% no reservatório. São quase 5,7 bilhões de metros cúbicos (a capacidade total é de 6,7 bilhões) no açude, que teve as comportas abertas pela primeira vez no ano de 2004.

O Castanhão aumentou o seu volume de reserva com as chuvas na bacia do salgado. Durante os últimos dois dias têm recebido dessa bacia hidrográfica aproximadamente 600 metros cúbicos de água por segundo. “Mesmo com as comportas abertas o açude continuará recebendo saldo de 200 metros cúbicos, em média”, afirmou Ulisses de Sousa, engenheiro coordenador do Complexo Castanhão. Ele ressaltou que não há prazo para o fechamento das comportas ou abertura de outras mais.

Ele garante que não há motivos para a população ficar preocupada com a abertura das comportas do Castanhão. “O Rio Jaguaribe tem capacidade para receber dois mil metros cúbicos por segundo de água, mas o Castanhão só está liberando 400, apenas 20%”.

Apesar dos esclarecimentos, o coordenador municipal da Defesa Civil de Jaguaruana, Luís Lopes, está preocupado. Ele reclama que “o rio já está cheio e abrindo as comportas do Castanhão a situação fica mais complicada”.

MELQUÍADES JÚNIOR
Colaborador
Fonte: Diario do Nordeste.

NOVA MARCA DA PREFEITURA DE ICÓ


Simples, bem pensada e desenhada, com brasão do município, a nova marca da municipalidade, enterra de vez aquela “cafonice” das iniciais das letras dos prefeitos que assumiam o comando da guerreira prefeitura municipal de IcÓ.

Numa vista rápida, a marca impõe respeito, autonomia e qualidade, diante duma cidade que há muito reclama qualidade de vida, desenvolvimento e, principalmente, “um novo tempo” em atitudes.

Parabéns!

SANGRIA DO AÇUDE ORÓS



O Açude de Orós já está sangrando, a primeira lâmina de água passou pelo paredão por volta das 21 hs de ontem, e já possui uma altura de 2 centímetros. No dia de hoje estaremos registrando toda a movimentação deste momento para o nosso blog, fiquem atentos internautas para as imagens que iremos captar. Além disto, uma reunião irá acontecer na manhã deste sábado entre os secretários e a prefeita de Orós, Fátima Maciel, que também irá falar para nossa reportagem sobre as medidas que serão tomadas para receber os turistas na cidade das águas.
fonte: Iguatu.net

BINGO NO BAR DO RAFA

Ta marcado para hoje 25/04/2009 as 21:00 horas o início do bingo de um carneiro com direito a seresta com a banda Mafia do Forro, grupo de jovens que são aqui da nossa vizinha vila de São Vicente. A expectativa é de um grande número de pessoas se fazerem presente aja visto que o mesmo foi muito bem divugado em meios de comunicações aqui da região. Esperamos que corre tudo em paz e só lembrando a lan NS.NET patrocina o mesmo e vai se fazer presente. Amanhã divugaremos a foto do vencedor e como foi o mesmo.