quinta-feira, 16 de junho de 2016

Trabalhadores rurais ocupam sede do INSS em Icó.


Cerca de 200 trabalhadores e trabalhadoras rurais, ocuparam na manhã desta quinta-feira (16) em Icó, a agências do INSS, numa ação da Fetraece. A ocupação integra a mobilização nacional coordenada pela CONTAG, em defesa da democracia, contra a reforma da Previdência Social, contra a extinção dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Previdência Social, e pela manutenção do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), além de ser um ato político em defesa da democracia e "Volta Dilma e Fora Temer". 

"As ocupações acontecem hoje em todo o Brasil são uma resposta dos movimentos sociais ao governo que está retirando direitos dos trabalhadores e fazem parte da luta em defesa da democracia"  Disse o agricultor Neldo Angelim.
 
Fonte: Icó na rede

Cientistas detectam pela 2ª vez ondas gravitacionais previstas por Einstein

Uma equipe internacional de cientistas detectou, pela segunda vez na história, ondas gravitacionais - distorções provocadas pela força gravitacional no espaço e no tempo -, originadas na fusão de dois buracos negros, anunciaram os pesquisadores nesta quarta-feira.

As ondas gravitacionais - fenômeno previsto por Albert Einstein com sua teoria da relatividade há um século - detectadas surgiram e se propagaram quando dois buracos negros colidiram, há 1,4 bilhão de anos.

Os cientistas identificaram esta fusão ao detectar as ondas gravitacionais, pela segunda vez em apenas três meses, através de um instrumento avançado chamado Ligo (Laser Interferometer Gravitational-wave Observatory), nos Estados Unidos.

Os buracos negros, que surgem na etapa final da evolução de grandes estrelas, são tão densos que nem a luz nem a matéria conseguem escapar deles.

A colisão ocorre quando dois buracos negros se aproximam e começam a girar um em volta do outro, até se fundirem, tornando-se um só buraco. Nesse processo, os buracos negros perdem energia na forma de ondas gravitacionais.

Essas ondas gravitacionais permitem que os cientistas determinem quando aconteceu a fusão.

Em 26 de dezembro de 2015, as primeiras ondas gravitacionais captadas pelo Ligo sinalizaram que uma colisão havia ocorrido a 1,4 bilhão de anos-luz da Terra, o que significa que essas ondas viajaram pelo espaço durante 1,4 bilhão de anos antes de serem detectadas.

Em 11 de fevereiro, cientistas de vários países anunciaram que tinham detectado, cinco meses antes, as ondas gravitacionais de forma direta, pela primeira vez na história.

"Estamos começando a vislumbrar o tipo da nova informação astrofísica, que só pode ser captada por detectores de ondas gravitacionais", disse David Shoemaker, astrofísico no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e diretor do programa de construção do detector avançado Ligo.

Shoemaker observou que, uma vez que os buracos negros não emitem luz, eles são invisíveis sem as ondas gravitacionais.

Os cientistas anunciaram esta segunda detecção - com "99,99% de certeza" - em uma reunião da Sociedade Astronômica Americana, em San Diego, Califórnia, nesta semana, e publicaram a descoberta na revista científica Physical Review Letters.

Fonte: AFP

Agências do INSS no Cariri são ocupadas pelos trabalhadores rurais

As agências do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) de municípios do Cariri incluindo Crato e Juazeiro do Norte estão sendo ocupadas por sindicalistas e trabalhadores rurais. A movimentação ocorre nesta quinta-feira (16), simultaneamente em várias sedes do instituto no Brasil. Os manifestantes contam com o apoio dos servidores do próprio INSS, que protestam conjuntamente, contra a reforma previdenciária proposta pelo Governo Federal.

Os sindicalistas contam que a reforma deve ampliar o tempo de contribuição para a aposentadoria do contribuinte. Com o rombo existente no INSS o governo deve elevar para até 65 anos a idade mínima para aposentadoria do trabalhador rural. Conforme destacou a coordenadora regional da Fetraece-Mulher (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará), Francisca Franci.

A proposta tramita no Congresso Nacional e está provocando temor também nos servidores da instituição. Conforme o diretor sindical e servidor do INSS, Fábio Caldas, com a extinção do Ministério da Previdência Social, eles temem que a previdência acabe sendo privatizada e passe a ser administrada pelos bancos.

Outra questão destacada pelo servidor é intenção de se transferir para o INSS o atendimento ao publico do programa Bolsa Família. Ele destaca que recentemente os servidores da entidade fizeram greve cobrando melhores condições de trabalho e esta ação deve sobrecarregar em até três vezes a demanda das agências. “Não é que sejamos contra. Mas, aqui em Juazeiro, se você marcar uma perícia hoje, só vai ser atendido em agosto, como é que essa estrutura poderá comportar mais essa demanda?”, questiona.

Estão ocupadas as agências de Araripe, Barbalha, Brejo Santo, Crato, Juazeiro do Norte. As ocupações contam com participação dos sindicatos de 24 municípios.

Lâmpadas incandescentes deixarão de ser vendidas neste mês

As lâmpadas incandescentes deixarão de ser vendidas no Brasil a partir do dia 30 de junho. A partir de então, os estabelecimentos importadores e fabricantes serão fiscalizados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e aquele que não atender à legislação poderá ser multado.

A restrição foi estabelecida em uma portaria interministerial de 2010, que tem como objetivo minimizar o desperdício no consumo de energia elétrica.

Uma lâmpada fluorescente compacta economiza 75% em comparação a uma lâmpada incandescente de luminosidade equivalente. Se a opção for por uma lâmpada de LED, essa economia sobe para 85%.

A venda de lâmpadas incandescentes começou a ser proibida no Brasil em junho 2012, com a exclusão do mercado de lâmpadas com potência acima de 150 watts (W). Depois, foi a vez das lâmpadas entre 60W e 100W, em 2013. Em dezembro de 2014, foram substituídas as lâmpadas de 40W a 60W. O processo de substituição terminará em 30 junho deste ano, com a participação de unidades com potência inferior a 40W.

“A proibição da venda das lâmpadas incandescentes no país ajuda a estimular a adoção de opções mais econômicas e duráveis, como o LED, já adotado amplamente em outros países como China, Índia, Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Cuba, Austrália, Argentina, Venezuela, na União Europeia”, informa o Ministério de Minas e Energia.

Agência Brasil

Ceará tem maior potencial de eficiência do vento do Brasil

Quem nunca se refrescou com a brisa agradável que temos no Ceará? Vento bom para aplacar o calor e excelente para gerar energia. O estado descobriu essa vocação no final da década de 90 e tornou-se pioneiro no estímulo à geração de energia eólica no Brasil. Com a implantação dos primeiros parques comerciais, foi líder em capacidade instalada e em produção desse tipo de energia. O potencial de eficiência do vento para geração de energia no Ceará supera a média mundial e a do próprio País. O Estado possui média de 43,4%, enquanto o Brasil, de 35,2%, e o mundo, de 28%.

Por ser eficiente, limpa e renovável, a energia eólica tem sido uma fonte alternativa importante na elaboração de novos cenários energéticos no Ceará e no Brasil. “Atualmente vários estados brasileiros vêm investindo na complementação e transformação de seus parques energéticos com a introdução de fontes alternativas de energia, sendo que as questões ambientais alavancaram em muito estes investimentos, principalmente devido aos impactos causados pelas formas tradicionais de geração de energia. O Ceará também vem participando neste cenário com mais destaque no atual governo”, afirma o secretário adjunto de Energia, Mineração e Telecomunicações da Seinfra, Renato Rolim.

Hoje a energia eólica é a segunda principal fonte energética do Ceará, com capacidade de geração de 1.323 MW. São 48 parques eólicos em funcionamento e 25 em construção. Os empreendimentos estão localizados no litoral e na região serrana. No Brasil, o estado está entre os cinco principais geradores de energia a partir do vento.

Mas o Ceará entra na liderança quando o assunto é a microgeração distribuída, que é a geração elétrica realizada pelo próprio consumidor a partir de fontes renováveis ou de alta eficiência energética. Ao todo, são 20 unidades ou centrais geradoras eólicas com potência instalada de 53,1 KW (quilowatts), o que corresponde a 26,2% da potência instalada de geração distribuída no Brasil.

Energia eólica no Brasil

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil conta hoje com 368 parques geradores. A operação das usinas  totaliza 9.040.023 kW instalados, equivalente a 6,23% da matriz energética brasileira. A geração eólica no Ceará corresponde a 14,64% da geração de energia a partir do vento em todo o território nacional.

Assessoria de Imprensa