quarta-feira, 9 de setembro de 2009

DIA 09-09-09

 
Para quem é místico e supersticioso, a data do dia de hoje (09/9/09) é um prato cheio pela incidência do número nove. Os numerólogos destacam que esse numeral representa humanidade, intuição, espírito e generosidade.

TCM vai adotar ferramenta do Portal da Transparência

O Portal da Transparência, do Governo Federal, bateu recorde de acessos no mês de agosto. Foram contabilizados mais de 169.300 visitas, superando a média mensal de 125.043 acessos. De janeiro até agosto, o número chegou a 1,04 milhão. No Ceará, o Tribunal de Contas dos Municípios também vai adotar a ferramenta.
O site entra no ar nos próximos dias e deve permitir que qualquer cidadão acompanhe e fiscalize as contas públicas e os programas do governo em todo o estado. Hoje o TCM já disponibiliza ao internauta serviços para localizar e acompanhar processos, acessar as pautas e atas das sessões do Pleno etc.

fonte: iguatu.org

MAIS UMA CONTA DO EX-PREFEITO CARDOSO MOTA DESAPROVADA PELO TCM

Chegou à semana pretérita na Câmara Municipal de Icó, para apreciação dos parlamentares icoenses, mais uma conta desaprovada pelo Tribunal de Contas dos Municípios – TCM, que tem a responsabilidade do ex-prefeito de Icó, Francisco Antonio Cardoso Mota, inclusive com "nota de improbidade e requerimento de devolução de altos valores pecuniários aos cofres municipais".

O ex-prefeito Cardoso Mota só ficará livre da imputação do TCM, caso os vereadores, em número de sete (dois terços), votar contra o parecer daquele Egrégio Tribunal de Contas.

Haja vista a oposição deter hoje cinco vereadores, ou seja, a metade do colegiado, dificilmente Cardoso Mota conseguirá reverter à situação.

O presidente da Câmara de Vereadores, Ricardo Nunes, irá oficiar-citar Cardoso Mota para que este tenha a oportunidade de apresentar sua defesa que será oral ou escrita.

Após as formalidades de cumprimento da legislação, a Mesa Diretora, através de seus membros, irá submeter a matéria a apreciação do vereadores do Icó.

fonte: blog do fabricio moreira

CBF descarta corte de cidades-sedes

Rio A CBF anunciou ontem, que nenhuma sede da Copa de 2014 corre risco de ser cortada da relação das 12 cidades. Nesta semana, informações da Folha de S. Paulo diziam que poderia haver redução para dez cidades no Mundial, devido à falta de condições da maioria delas.

Em nota oficial, a entidade fez questão de garantir todas as sedes. "O COL (Comitê Organizador Local) em momento algum admitiu reduzir o número de sedes para 10, nem sequer pensou em tal hipótese. O fato ainda de nenhum dos nove governos estaduais ter lançado o edital de licitação das obras das arenas do Mundial até a última segunda-feira não significa atraso no cumprimento dos prazos exigidos pelo COL", diz a nota.

A Fifa também informou ontem, através de seu secretário-geral, Jerome Valcke, em entrevista à Rede Globo, que não mudará o número de sedes já estipulado (12 sedes).

O Comitê Executivo Paulista para a Copa divulgou nota sobre as condições do Morumbi, dizendo que o mesmo está com seu projeto pronto e vai poder sediar os jogos da Copa

Icó_CE: Homem acusado de matar esposa ganha liberdade

  O Tribunal de Justiça do Ceará concedeu habeas corpus a Evangelista Gomes Brasil, de 34 anos, mais conhecido por Wando, acusado de ter assassinado a sua esposa no dia 24 de outubro do ano passado. Ele estava preso na Penitenciária Industrial e Regional do Cariri (Pirc) desde a época do crime. A agente de saúde Fabilene Leandro Marcolino contava com 32 anos de idade e foi morta a tiros.

    O homicídio aconteceu na Rua Santa Rita (Bairro do DNER) e teve grande repercussão e causando revolta na população. De acordo com o que foi apurado pela policia na época, o assassinato teria se dado em meio a desavenças entre o casal. Após o crime, Wando fugiu e, dias depois, terminou sendo localizado e preso em uma pousada às margens da BR-116 no município de Umari com um revólver municiado. Seu advogado, Fabrício Moreira da Costa, disse que o seu cliente passou 280 dias preso sem sequer ser interrogado.
fonte: Richard Lopes e site miseria 
PS.: Esse crime teve grande repercurssão na imprensa na época e sem duvida o dessenrolar do caso ainda vai dar muito o que falar, vejam abaixo o que o Deputado Neto Nunes falou a respeito do mesmo na época:
29.10.2008
Neto Nunes pede que crime em Icó seja desvendado pela Polícia Civil

Abrindo os trabalhos da sessão desta quarta-feira (29/10) da Assembléia Legislativa, o deputado Neto Nunes (PMDB) comentou um caso de assassinato ocorrido no município de Icó na última sexta-feira, 24. A vítima, Fabilene Leandro Marculino, 32, foi executada próxima de casa e o principal suspeito é o seu companheiro, Evangelista Gomes Brasil, 34, conhecido como Wando.
O parlamentar justificou a citação do fato porque, segundo ele, os indícios dão conta de que se trata de queima de arquivo, já que Fabilene denunciou um esquema de crime eleitoral elaborado durante o pleito deste ano e que envolvia o nome de Wando.

Neto Nunes explicou: “foi encontrado no carro de um correligionário nosso uma sacola contendo uma arma, 14 títulos eleitorais e algumas ordens de cesta básica. O material foi apreendido, mas não pertencia à nossa coligação. Era uma armadilha que o nosso adversário estava fazendo e descobrimos que o Wando foi quem articulou tudo. Por isso, a coligação pediu que uma investigação fosse feita. Agora, peço que a Polícia Civil desvende esse crime”.

O peemedebista afirmou que, nesse fim de semana, a prisão preventiva de Wando foi pedida pela justiça de Icó e estava tudo certo para que o acusado se apresentasse na delegacia de Iguatu. Contudo, o titular da Delegacia de Iguatu não comunicou o fato ao titular da delegacia da Icó e, conforme Neto, Wando fugiu. Partindo disso, o deputado indagou se o delegado de Iguatu tem algum interesse para que esse caso não seja desvendado. “Hoje, ele (Wando) deveria estar preso se o delegado de Icó tivesse sido avisado”, lamentou, expondo a foto de Fabilene.