sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Cientistas querem procurar planeta "irmão gêmeo" da Terra



Imagens e dados astrométricos da sonda espacial GAIA ajudarão o telescópio TESS a achar e confirmar existência de novos planetas fora do Sistema Solar, informou o diretor científico da missão, Timo Prusti.

"Realmente, a GAIA poderá servir de grande ajuda para o TESS e outros projetos de busca de exoplanetas. Geralmente sabemos pouca coisa sobre estrelas observadas por telescópios desse tipo, e nossos aparelhos ajudarão a determinar a distância até essas estrelas e outras características importantes para busca de planetas", ressaltou o cientista.

Segundo ele, a GAIA será especialmente útil na descoberta de planetas de grande tamanho, como por exemplo, Júpiter que gira à grande distância de estrelas. Segundo expectativas, a GAIA poderá encontrar cerca de 20 objetos desse tipo na galáxia.

Ao mesmo tempo Prusti explica que "é preciso ter paciência", pois observar oscilações de brilho das estrelas é um processo que requer bastante tempo – pelo menos cinco anos.Além disso, segundo o cientista, a GAIA poderá auxiliar na procura de irmã gêmea da Terra, já que essa sonda vai traçar novas metas para busca de exoplanetas – estrelas invisíveis aos restantes telescópios espaciais.

De acordo com Anthony Brown, chefe do consórcio de análise de dados da GAIA, já na primeira fase da sua atividade, a sonda conseguiu descobrir 400 milhões de estrelas antes desconhecidas e esse número pode aumentar.

O telescópio astrométrico GAIA começou a funcionar em 19 de dezembro de 2013. No momento, ele se encontra num dos cinco pontos de Lagrange (pontos de equilíbrio gravitacional) incluindo o ponto L2 situado a 1,5 milhões de quilômetros da Terra.

No âmbito do seu programa científico, GAIA vai medir coordenadas e velocidades de bilhões de estrelas da galáxia com seus dois telescópios girando lentamente e monitorando o espaço.

Fonte:noticiasaominuto