segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Dados do TSE apontam mais eleitores que habitantes em quase 350 cidades



Estatística do Tribunal Superior Eleitoral aponta que em quase 350 cidades brasileiras há mais eleitores do que habitantes.

Segundo estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, os dados atualizados representam 6,2% do total de 5568 municípios onde haverá eleição este ano.

A maior diferença está em Canaã dos Carajás, no Pará, onde estão registrados quase 40 mil eleitores, porém o IBGE estima uma população de pouco menos de 34 mil pessoas no município, ou seja, há 6,2 mil eleitores a mais que moradores.

Para se ter uma ideia, em 2012, 305 cidades brasileiras registraram essa diferença. A justificativa dada pelo TSE, é que nem sempre o domicílio eleitoral é o mesmo que o domicílio civil.

Para o tribunal alguns municípios desenvolvem características específicas que levam a essa situação, o que não configura necessariamente fraude.

Um dos vínculos aceitos é o profissional, caso da pessoa que mora em uma cidade e trabalha e vota em outra.

Fonte: Jovem Pan

Foguete da SpaceX pousa sobre plataforma no mar



A companhia americana SpaceX fez seu foguete Falcon 9 aterrissar de forma bem-sucedida em uma plataforma no mar neste domingo, depois do lançamento ao espaço de um satélite japonês de comunicações.

O lançamento e pouso realizados pela empresa com sede na Califórnia foi realizado no âmbito de seus esforços para reutilizar partes do caro foguete, em vez de deixá-lo cair no oceano.

O foguete foi lançado na escuridão da noite ao espaço a partir de Cabo Cañaveral, Flórida (sudeste dos Estados Unidos), à 01h26 locais (02h26 de Brasília).

O pouso sobre uma plataforma batizada de "Of Course I Still Love You" ("É claro que ainda te amo") era especialmente desafiador, já que o satélite JCSAT-16 precisava ser levado a uma órbita geoestacionária de transferência, que é altamente elíptica.

"A primeira etapa (do foguete) estará sujeita a velocidades e a um calor de reingresso extremos, tornando muito desafiador um pouso bem-sucedido", havia advertido antes da missão a empresa Space Exploration Technologies Corporation, conhecida como SpaceX.

Os membros do centro de controle da missão da SpaceX aplaudiram muito quando viram em um vídeo ao vivo a aterrissagem bem-sucedida da primeira etapa do foguete.

O satélite de comunicações ajudará a fornecer serviços mais estáveis para a distribuição de vídeos e transferência de dados em Ásia, Rússia, Oceania, Oriente Médio e América do Norte.

Fonte: AFP

Degelo pode causar ressurgimento de vírus e bactérias



Os casos recentes de antraz no extremo norte da Rússia revelam o perigo sanitário do degelo do permafrost, a camada de solo permanentemente congelada que contém vírus nocivos.

Os habitantes da península de Yamal, 2.500 km ao nordeste de Moscou, sofreram na pele: uma criança morreu e outras 23 pessoas contraíram antraz em julho passado. Fazia 75 anos que a infecção tinha desaparecido da região.

"O mais provável é que a fonte da epidemia tenha sido o descongelamento de locais de sepultamento de animais que morreram de antraz 70 anos atrás", diz Boris Kershengoltz, chefe de pesquisa do Instituto Russo de Problemas Biológicos da Zona do Permafrost. Uma vez liberada, a bactéria mortal (um bacilo) infectou várias manadas de renas do país.

A preocupação agora é que este não tenha sido um incidente anormal e isolado e que outras doenças –algumas datando da Idade do Gelo– poderiam ser desencadeadas conforme o aquecimento global derrete partes geladas do norte da Rússia.

A temperatura na Rússia aumenta em média 2,5 vezes mais rápido que no resto do mundo, e no Ártico a mudança é ainda mais veloz.

O antraz é uma doença infecciosa aguda transmitida por esporos da bactéria Bacillus anthracis, que existem naturalmente no solo e podem ser ingeridos por animais e passados para os seres humanos. Se não for tratada, a doença pode ser fatal.

Além do antraz, há uma série de outros perigos à espreita nas covas rasas do Ártico gelado, que podem ser liberados do gelo séculos depois, disse Viktor Maléyev, diretor adjunto do Instituto de Pesquisa Central de Epidemiologia da Rússia.

"Há restos de varíola" no extremo norte do final do século 19, e pesquisadores descobriram "vírus gigantes" em cadáveres de mamutes, explica Maléyev.

"Acredito que as mudanças climáticas vão trazer muitas surpresas", adverte Maléyev. "Não quero assustar ninguém, mas precisamos estar preparados."

AVISO

Dimitri Kobylkin, governador da região Yamalo-Nenetski, onde neste verão morreram mais de 2.000 renas, afirma que estes animais deixaram de ser vacinados, talvez porque se acreditasse que o antraz tinha desaparecido.

Mais de 1.500 pessoas foram vacinadas, e mais de 700 correm risco e estão recebendo tratamento com antibióticos, segundo as autoridades locais. Cerca de 270 tropas estão se encarregando de incinerar os restos dos animais infectados, diz Kobylkin.

Os cientistas lamentam que, em vez de investir em pesquisas sobre as mudanças climáticas, as autoridades só gastem para resolver situações de emergência.

"Quando há fenômenos destrutivos, nós pensamos que seria bom se os tivéssemos prevenido, mas assim que os ímpetos se apagam, tudo isso é esquecido", diz Valéri Malinin, oceanógrafo do Instituto Hidrometeorológico da Rússia.

"Yamal é apenas um sinal de alarme. A natureza vai continuar nos desafiando", completa.

Fonte: AFP