segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Aparelho Blu-ray armazena 1,4 mil horas de conteúdo em alta definição


Tocador da Panasonic tem disco rígido com capacidade de 2 terabytes.
Empresa também apresentou disco com 50 GB, ou 35 horas de conteúdo.

A Panasonic apresentou, nesta segunda-feira (10), um tocador de Blu-ray com capacidade de 2 terabytes -- segundo o fabricante, isso é suficiente para armazenar 1,44 mil horas de conteúdo em alta definição. A novidade, informou a agência de notícias France Presse, estará disponível no mercado japonês em setembro deste ano. A empresa também exibiu um disco Blu-ray com 50 GB, ou 35 horas de alta definição. Os preços não foram divulgados.

fonte: site g1.

Coelce lança carro elétrico


Carro elétrico desponta para ser um produto competitivo para ser usado pela população de todo o Ceará

Quando se dá a partida na ignição, mal se nota que está ligado. Ele é silencioso e à medida que vai se desenvolvendo são reveladas outras vantagens, como a praticidade na condução (não possui marchas) e é ideal para deslocamentos urbanos.

O carro elétrico que a Coelce apresentou este fim-de-semana, no Shopping Iguatemi, vislumbra a possibilidade de se firmar no mercado por muitas outras vantagens, como a de ser mais econômico do que os modelos de combustão e com emissão zero de poluentes.

Foram dois os veículos apresentados pela Coelce no shopping Iguatemi, no sábado passado e ontem. Além da exibição na parte interna, a clientela daquele centro de compras também pôde usufruir de um teste -drive, no estacionamento.

Segundoa gerente de comunicação social da Coelce, Danielle Luz, a adesão dos veículos elétricos à frota da empresa se deu de forma pioneira, uma vez só há quatro no Brasil.

No entanto, explica que a idéia é mais ousada: fazer com que o cearense se familiarize com essa nova tecnologia, que desponta para ser uma das mais utilizadas num futuro próximo. Ou seja, num prazo de até cinco anos deverá ser um produto já massificado.

Danielle explica que o carro elétrico é sete vezes mais econômico e silencioso que carros comuns, fabricados na Índia, pela fábrica de automóveis Reva. “Um dos destaques desse lançamento é que somos a primeira distribuidora de energia do Nordeste em investir neste tipo de serviço sócioambiental”, afirma.

Por enquanto, o veículo importado sai por um custo total de US$ 20 mil, o que ainda é considerado caro para os atuais padrões de consumo. Também o desempenho e a capacidade de carga precisam melhorar.

A coordenadora de Comunicação explicou que a empresa adquiriu duas unidades do Reva para compor sua frota de veículos de transporte, porém está também desenvolvendo um projeto de pesquisa com o objetivo de estimular, no futuro, a utilização dos carros pelos cearense. O estudo pretende viabilizar postos de recarga para carros elétricos em vários pontos de Fortaleza.

Os veículos são projetados para velocidades baixas, não poluem e são veículos muito econômicos. Os carros têm a capacidade de carga rápida de três horas, o que eqüivale a uma autonomia de 60km. Com carga completa de nove horas, o veículo alcança autonomia máxima de 80km.

fonte: diario do nordeste