quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Dengue tipo 1 é preocupação no Ceará e Icó está na lista

O fato não é novo e todo o Brasil entra nesta preocupação. Em tempos de começo de ano, caracterizado por muita chuva no País, um pequeno mosquito torna-se foco das ações da área de saúde no combate à dengue.

De acordo com o mapa de risco no Brasil, divulgado pelo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o Ceará é um dos 16 estados com risco muito alto de epidemia. E dentro do Estado, de acordo com matéria do Portal O Povo, Icó é uma das preocupações em números de casos, juntamente com Itapipoca, no Litoral, além de Massapê, Tauá, Iguatu e municípios da Região do Cariri.

A partir disso, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) estará distribuindo, até o fim desta semana, cerca de 100 mil folderes e 50 mil cartazes para os municípios cearenses. De cordo com o coordenador de promoção e proteção à saúde da Sesa, Manoel Fonsêca, as caixas d’água são as campeãs de focos do mosquito. Neste caso, é indicado o telamento.

A preocupação é que não ocorra o retorno de epidemias da dengue Tipo 1, como ocorrido nas décadas de 1980 e 1990 no Ceará. Por isso, a melhor arma é comunidade participar, cuidando de locais onde acumulem água e verificar para que não sejam criadouros do Aedes Aegypti.

IMPRUDÊNCIA NO TRÂNSITO ICOENSE...

IMPRUDÊNCIA NO TRÂNSITO ICOENSE - Apesar de vermos acidentes diariamente na cidade, em especial, não é demais lembrarmos que todos devem andar com o bom senso pelas ruas e avenidas de Icó.
Isso porque, apesar da instalação de semáforos nas principais vias icoenses, a falta de educação de trânsito junto à comunidade local mostrou o que viria a ocorrer futuramente, e que torna a situação de Icó um caso a parte.
Um exemplo disso foi visto "ao vivo" pelo Icó é Notícia, mas não a tempo de ser registrado. O acidente envolveu duas motos, no cruzamento entre a Rua Regente Feijó e Avenida Josefa Nogueira Monteiro, no Centro
.Enquanto o que trafegava corretamente, com uma pessoa na garupa, atravessava com direção ao prédio da Polícia Civil, no sinal verde; a outra moto, com um ocupante, vinha antes do Cabana Clube e passou em alta velocidade rumo ao Balão (Praça) Padre Cícero, no sinal vermelho.
 O ato irresponsável do condutor solitário da moto, ocorrido na noite do último domingo (09), poderia ter ceifado duas vidas, mas o acidente ficou apenas em escoriações leves. Este exemplo trazido mostra a quantas anda o trânsito sem rumo do Icó. E a pergunta que fica é: Até quando?