terça-feira, 23 de junho de 2009

SÃO JOÃO


A população da Vila Três Bodegas mantém a tradição de acender fogueiras no dia 23 de Junho, noite de São João, além das fogueiras há também solta de bombas, fogos, e chuvinhas para as crianças. A tradição também se cumpri em comer o milho assado, o bolo de milho e outros sabores, além de bebidas e festas para os jovens. Apesar de na nossa comunidade não ter o tradicional forró de São João esse ano, mais em vila vizinhas como São Vicente (Catavento) e Sohidral vão fazer festa. A nossa vila também deixou a desejar com as tradicionais quadrilhas de São João, onde em anos anteriores chegou a ganhar alguns concursos e esse ano infelizmente não organizarão para o evento.

Juazeiro do Norte – CE Dupla sertaneja trata mal os profissionais de imprensa durante o Juaforró


A dupla sertaneja Zezé de Camargo e Luciano, revoltados não se sabe o motivo, voltou a tratar mal alguns profissionais de imprensa na região do Cariri. Esta não foi a primeira vez que os dois "filhos de Francisco" mostram que são inescrupulosos e se acham quase Deus. Essa dupla sempre que vem a região caririense, ou faz ponto de apoio quando realiza seus shows em estados vizinhos, tem demonstrado ser de uma antipatia sem limites. Coitado daquele profissional que tenta conseguir uma entrevista com os rapazes "todo poderosos". As recentes vítimas de Zezé de Camargo e Luciano foram alguns profissionais da TV Verde Vale que esperaram pacientemente para conseguir uma entrevista com eles, o que acabou não acontecendo. A dupla discriminou todos os repórteres da emissora e falou talvez para um ou outro radialista que chegou a simpatizar, ou que esteve lhe bajulando todo tempo. A radialista Marleide Duarte com toda sua bagagem e serviços prestados ao povo do Cariri, uma profissional respeitada e digna no que faz, chegou a ser agredida com grosserias por parte do cantor Luciano.

Segundo Marleide Duarte, "eu estava ali me sacrificando para tentar, junto com meus colegas de imprensa, uma palavra da dupla, a exemplo do que conseguimos com outros artistas durante o Juaforró". Marleide disse ainda que "durante toda minha vida profissional no rádio e na TV nunca fui tão humilhada como naquele triste noite que inventei de entrevistar Zezé de Camargo e Luciano". O cantor Luciano, segundo relatos dos companheiros de Marleide Duarte, tentou denegrir a radialista com palavras ofensivas, se reportando a profissional com ironia e criticas a uma pessoa que ele não sabe a luta que teve para chegar onde chegou até agora.

O trabalho que Marleide realiza com tanto zelo e carinho, o reconhecimento do seu público e dos seus amigos, sua dedicação no que faz e sua vontade de vencer ainda mais, dificilmente se ofuscará diante de uma dupla de cantores imbecis, que chegou ao sucesso, graças ao apoio de radialistas iguais a Marleide Duarte em todo país. Não é de hoje que Zezé de Camargo e Luciano são considerados com a dupla mau caráter da música sertaneja. Relatos de truculências desses moços são comuns em várias cidades pelo Brasil afora.

OUTRO CASO

Outro caso que o Miséria conseguiu resgatar, aconteceu no dia 21 de março de 1999, nas dependências do Verde Vale Hotel. Era domingo e a dupla estava de passagem por Juazeiro do Norte, após fazer um show na cidade de Cedro. Foi justamente neste dia que os sequestradores libertaram Wellington Camargo, irmão de Zezé di Camargo e Luciano, após 95 dias de cativeiro. No faro da notícia, o repórter Roberto Bulhões foi com seu cinegrafista, Yório Bulhões, tentar uma entrevista com a dupla, a pedido da TV Record. Zéze de Camargo ao perceber o microfone da Record sobre a mesa pediu que a equipe se retirasse da sala, porque só dava entrevista para TV Globo.

Mesmo expulso da sala, a equipe de Bulhões esperou a passagem da dupla pelo salão do hotel e tentou conseguir alguma coisa. Foi neste momento que Zezé mandou um dos seguranças tomar o equipamento da Record. Por muito pouco não houve um problema sério entre Bulhões e seu filho. "eu estava ali cumprindo uma determinação da TV Record e jamais esperava tanta grosseria daquele rapaz", disse Bulhões, ressaltando que "toda palhaçada da dupla foi gravada e enviada a TV Record, que, depois de entendimentos com os dois palhaços, resolveu não levar ao ar a matéria". Bulhõs disse ainda que "quando percebi a atitude de Zezé, tomei a frente da câmera e falei groso com ele, dai o segurança recuou".

Toda confusão foi testemunhada por funcionários do hotel e outros profissionais de imprensa que também foram discriminados e expulsos da sala.

fonte: site miseria

Caminhão do Cidadão não atende demanda


Iguatu. Moradores desta cidade enfrentaram o frio da madrugada e muita espera para obter documentos no Caminhão do Cidadão, da Secretaria de Justiça e Cidadania, instalado por cinco dias na Praça da Matriz. Diariamente, eram oferecidas 200 senhas de atendimento, mas a demanda era bem superior. As pessoas enfrentavam uma fila que se formava a partir das 18 horas para serem despachadas no dia seguinte.

O agricultor Cosmo Alves, morador do Sítio Serrote, na zona rural de Iguatu, chegou ao meio-dia e teve que permanecer na fila até a manhã do dia seguinte para ser atendido. “O jeito é esperar porque estou precisando do documento. Isso é um absurdo”. Quem está na fila reclama do cansaço. “Saí do colégio e vim direto para a praça para conseguir uma vaga”, contou a estudante Josiane Cabral.

Na véspera do Caminhão do Cidadão ir embora, 47 pessoas já estavam na fila, às 19 horas. “Essa é a segunda noite que eu venho e espero agora ser atendida”, reclamou a dona-de-casa Maria das Dores Souza. O agricultor Antônio Cardoso também madrugou na espera de obter a 2ª via da sua carteira de identidade.

No último dia de atendimento, só foram distribuídas 100 senhas. A dona-de-casa Wedja Cassimiro teve a iniciativa de anotar os nomes das pessoas que iam chegando ainda pela noite para dormir nos bancos da praça. “É para organizar a fila para o dia seguinte e evitar confusão”, disse.

Demanda reprimida

O transtorno enfrentado pelos moradores reflete um problema que vem se arrastando há pelo menos três anos. Em julho do ano passado, o Diário do Nordeste divulgou reportagem sobre o tempo médio de espera de nove meses para as pessoas obterem a carteira de identidade na região Centro-Sul. Até julho de 2007, a Casa do Cidadão emitia o documento por meio de um sistema informatizado. A carteira de identidade era confeccionada de imediato e a unidade atendia até 120 pessoas por dia, oriundas da região Centro-Sul.

Mas o Governo do Estado suspendeu o sistema anterior e retornou para o modo manual, mais lento. Esses dados são enviados para análise dos peritos em Fortaleza.

Para a emissão das carteiras, é necessário que um funcionário do Instituto de Identificação do Ceará leve a Fortaleza as cédulas para serem confeccionadas posteriormente. Não há regularidade na liberação de verba de custeio de viagem por parte do município para o servidor do Estado. Resultado: demora de vários meses para a entrega do documento.

O Instituto de Identificação do Ceará está substituindo o sistema informatizado para o digital, mas a mudança é lenta e ainda não chegou à maioria das cidades do Interior. O coordenador do Caminhão do Cidadão, Aires Nogueira, disse que as longas filas são formadas em face da demanda elevada. “O governo está adquirindo novos equipamentos e em breve serão instalados no Interior, mas não dá para dizer quando. Já houve a licitação”. Nogueira também justificou a permanência de poucos dias da unidade móvel porque é necessário chegar a várias cidades do Interior.

O Governo do Estado adquiriu mais três caminhões e agora são seis unidades, sendo três carretas para as cidades do Interior e três veículos que atendem a Região Metropolitana. “Se tivéssemos dez carros, ainda não seriam suficientes”, disse Eline Joice Barbosa Monteiro, coordenadora de Cidadania da Secretaria.

Até o próximo dia 26, haverá unidades de atendimento em Guaraciaba do Norte, Ipueiras e São João do Jaguaribe. Em Juazeiro do Norte, o caminhão permanece até o dia 28 e segue para Arneiroz. De 25 a 30 deste mês, será a vez de Altaneira. No fim deste mês e início de julho, Icapuí também recebe a unidade móvel. De janeiro a maio, foram expedidas 64 mil carteiras de identidade e 33 mil cartões de CPF.

Mais informações:

Caminhão do Cidadão
(88) 3581. 6833
Secretaria de Segurança e Cidadania
(85) 3238 6594

fonte: diario do nordeste

Jaguaribara - CE - Açude Castanhão tem comportas fechadas


Perto de completar dois meses da abertura e depois de reduzir seu acúmulo de água para 88%, o Açude Castanhão, o maior do Ceará, teve suas comportas fechadas no último fim de semana. A medida representa, para o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) e para a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), um sinal de que o ciclo chuvoso está terminando e é hora de garantir a reserva de água. Dias quentes e ensolarados são registrados nos municípios da região jaguaribana. O Rio Salgado não está mais levando água para o Castanhão, que só deve abrir suas comportas novamente em 2010.

O Açude Castanhão rugiu por suas comportas no dia 24 de abril deste ano, quando atingia a cota de 103,72 metros acima do nível do mar (85% da capacidade). Quatro das fendas foram abertas na tarde de terça-feira, para satisfação dos curiosos e visitantes.

Chovia em todas as regiões do Ceará e os municípios de Jaguaruana e Itaiçaba já estavam debaixo d’água. O volume acumulado pelo reservatório era um pouco menor do que o alcançado em 19 de maio de 2008, quando chegava à cota 104,5 e 87% de acúmulo. Mas os meses mais chuvosos de 2009 também foram de sucessivas quebras de marcas.

Nunca, desde a inauguração, em 2004, o açude havia acumulado tanta água. Em maio de 2009, chegou a atingir 97,8% da capacidade, na cota 105,65 metros acima do nível do mar, mesmo com quatro das 12 comportas abertas. As vazões totais, por segundo, variaram de 400 a 1 mil metros cúbicos jogados na calha do Rio Jaguaribe. O Rio Salgado mandava, diariamente, milhões de litros de água para o reservatório. Cogerh e Dnocs controlavam a água armazenada.

Moradores das áreas mais baixas, notadamente Jaguaruana e Itaiçaba, temiam que a contínua vazão do açude piorasse ainda mais os alagamentos, já que a região sofria com as chuvas e as cheias dos rios que cortam as cidades.

Fechamento

De acordo com o engenheiro do Dnocs, Ulisses de Sousa, coordenador do Complexo Castanhão, a decisão pelo fechamento das comportas, já anunciada pelo Diário do Nordeste, aconteceria quando o nível de reserva alcançasse a cota de 104 metros acima do nível do mar, o que aconteceu na noite de sexta-feira passada. O Castanhão registrava, ontem, 88% de reserva de água ou 5,8 bilhões de metros cúbicos (a capacidade máxima do reservatório é de 6,7 bilhões).

A Cogerh monitora 131 reservatórios em todo o Estado. Ao todo, eles estão com 16,6 bilhões de metros cúbicos de água (de uma capacidade total de 17,8 bilhões). A cifra representa 93,2% da capacidade do Estado. Este ano também foi o de maior acúmulo de água já registrado, 95% da capacidade. "Agora as comportas do Castanhão só devem ser abertas novamente no ano que vem", garantiu Ulisses de Sousa.

Mais informações:

Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)
(85) 3218.7020
Rua Adualdo Batista, 1550 - Parque Iracema, Fortaleza

fonte: diario do nordeste