quinta-feira, 2 de junho de 2016

Novo teste aponta que ´pílula do câncer´ retarda tumor de pele

Testes conduzidos a pedido do governo federal mostraram que a fosfosetanolamina, suposta "pílula do câncer", é capaz de retardar o crescimento de tumores em camundongos -embora o faça com menos eficácia do que um quimioterápico que já é usado por pacientes humanos há décadas.

Trata-se do primeiro sucesso da substância nos ensaios conduzidos por equipes independentes a pedido do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) desde o fim do ano passado. Análises anteriores haviam indicado que a "fosfo" na verdade seria composta por diversas substâncias, além de não ter efeito contra o câncer em ensaios feitos tanto in vitro (com células tumorais em tubo de ensaio) quanto in vivo (com roedores com câncer).

Os dados contradizem o que afirmam os pesquisadores que estudam a "fosfo", liderados por Gilberto Chierice, químico e professor aposentado da USP. Eles publicaram alguns trabalhos mostrando eficácia da substância in vitro e em cobaias. Chierice também distribuiu a pílula por décadas a pacientes, muitos dos quais afirmam ter obtido resultados positivos. Com base no clamor popular pela liberação do uso da fosfoetanolamina, o governo federal e o do Estado de São Paulo resolveram financiar testes para avaliar a utilidade clínica da molécula.

No estudo recém-divulgado, pesquisadores do Centro de Inovação e Ensaios Clínicos, em Florianópolis, trabalharam com 40 camundongos que receberam implantes de células de melanoma humano, câncer que normalmente afeta a pele. Os animais foram divididos em quatro grupos iguais: dois deles, receberam a "fosfo" em concentrações diferentes, outro recebeu apenas soro fisiológico e o último, injeções de cisplatina, droga usada na quimioterapia desde 1970.

Os roedores foram acompanhados ao longo de 36 dias. Em todos eles, o tumor cresceu, mas o aumento foi bem maior (da ordem de 13 a 14 vezes) nos bichos que receberam soro ou a concentração mais baixa da "fosfo". Quando a pílula foi dada na concentração mais alta (500 mg por quilo de peso), o crescimento do tumor foi 35% menor; no caso do quimioterápico, esse crescimento foi cerca de 70% menor.

É esperado que diferentes tumores respondam de forma distinta a medicamentos, já que o câncer pode surgir por diferentes mutações no DNA. Os testes devem continuar, inclusive envolvendo seres humanos, em São Paulo.

Questionado em evento na USP sobre seu posicionamento em relação à "fosfo", o ministro do MCTIC Gilberto Kassab defendeu a ciência, mas disse que compreende o clamor da população pela droga.

"Em primeiro lugar, existe a valorização da pesquisa, da ciência. E, em segundo, como ser humano e cidadão, tenho plena compreensão do sentimento de uma pessoa que tem um ente querido doente e busca salvação em qualquer alternativa que surja. Tenho plena compreensão do comportamento da sociedade. Mas, como gestor, acadêmico e engenheiro, reconheço a importância da pesquisa para preservar os interesses da sociedade e o cidadão."

Fonte: Folha de S. Paulo

Estudo prova ser possível criação de vacina anticâncer

Cientistas da Alemanha e da Holanda descreveram uma nova estratégia de vacinação contra o câncer capaz de atacar os tumores, colocando em ação mecanismos do sistema imunológico que normalmente são acionados contra infecções virais.

O estudo, publicado na quarta-feira, 1º, na revista Nature, mostra que a vacina induziu o sistema imunológico a responder fortemente contra tumores em camundongos e em três pacientes humanos com melanoma avançado. Segundo os autores, a estratégia é um grande passo para o futuro desenvolvimento de uma vacina universal para tratamento imunoterápico de câncer.

A vacina tem por base nanopartículas de RNA tumoral, isto é, os cientistas injetaram nos pacientes moléculas de RNA do tumor criadas em laboratório e envoltas em uma membrana de gordura. Depois de entrar nas células, as nanopartículas liberam o RNA tumoral, que funciona como um antígeno, ou seja, disparam o mecanismo que defende o corpo humano de invasões virais, redirecionando-o para identificar e atacar as células tumorais. As nanopartículas carregam o RNA tumoral diretamente para os glóbulos brancos que protegem o corpo de micróbios invasores, acionando as células T, que induzem células tumorais à autodestruição.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Estadão Conteúdo

Ronda do Quarteirão fecha boca de fumo em Icó

Por volta das 20h30 dessa quarta-feira (1º) o Sargento Geílson e soldados Lêudo, Elias e Cardoso fecharam uma boca de fumo na Rua Regente Feijó no Conjunto Cidade Nova, em Icó, distante 166 quilômetros de Juazeiro do Norte.

Dois adolescentes de 15 anos e um de 16 foram apreendidos. Todos residem na Cidade Nova. Os militares apreenderam com os menores 20 papelotes de crack, 3 de maconha e uma pistola artesanal.

Os menores foram apreendidos e apresentados ao delegado regional de polícia civil Marcos Sandro Nazaré de Lira para procedimento policial.


Com informações do Radialista Richard Lopes
fonte: site miséria.