domingo, 7 de fevereiro de 2010

Abertas quatro comportas do açude Castanhão

Dezenas de pessoas, muitas delas turistas, acompanharam na tarde deste sábado, em Nova Jaguaribara, a abertura das comportas do açude público do Castanhão. Im dos objetivos do reservatório é atuar na contensão das cheias. A liberação das águas do açude é realizada sempre no início da quadra invernosa no Estado.
As quatro comportas do Castanhão vão liberar 100m³ de água por segundo para baixar o nível do açude em um metro. A expectativa é que até o dia 26 deste mês, o Castanhão, que até a manhã de hoje tinha 5,1 bilhões de m³, chegue à cota de operação estabelecida pelo Dnocs e pela Cogerh, que é de 4,8 bilhões de m³.
Os técnicos do complexo Castanhão vão fazer a medição diária da vazão das comportas. O planejamento só será alterado caso o boletim da Funceme, que será divulgado no próximo dia 20, apontar alterações em relação à estação chuvosa no Estado. Enquanto isso, a água que sai das comportas do Castanhão segue pelo rio Jaguaribe cortando os municípios de Taboleiro, Limoeiro do Norte, Russas, Itaiçaba, São João do Jaguaribe e Aracati.

fonte: site verdes mares