segunda-feira, 22 de junho de 2009

Bispo de Iguatu critica precariedade de cadeia de icó


Icó. O bispo da Diocese de Iguatu, dom João Costa, mostrou indignação com as condições desumanas em que vivem os detentos da cadeia pública desta cidade, distante 375 km de Fortaleza, na região Centro-Sul. A unidade funciona desde 2001, em uma casa alugada, no Centro da cidade. Dezenas de presos vivem em celas pequenas, improvisadas, quentes, úmidas, sem ventilação. Com esgoto e fossa estourada, lixo e lama escorrem no corredor, onde deveria haver banho de sol para os presidiários.

Além do mau cheiro que exala de dentro das celas e da superlotação, os presos sofrem com infestação de insetos. A unidade apresenta insegurança e há ocorrência de fugas constantes. Em recente visita à unidade prisional, improvisada, o bispo dom João Costa disse que a situação em que permanecem os detentos não pode perdurar por mais tempo. “É uma triste realidade e um grave desrespeito aos direitos humanos, que fere a dignidade da pessoa”, observou o religioso. “Nenhum preso deve ser submetido a uma situação dessas”.

No período de chuva, a água invade o corredor e as celas e os presos sofrem ainda mais com a situação. “A gente tem de suspender as coisas e ficar trepado”, reclamou um detento. Em 2003, o padre José Augusto, de Icó, ameaçou deixar de celebrar missa em protesto contra a situação desumana da cadeia local. Em face do protesto do religioso, foi feita uma campanha solidária que arrecadou recursos e com a participação da Prefeitura foram construídas mais duas celas para aliviar a superlotação na unidade prisional improvisada.

O bispo dom João Costa, que assumiu a Diocese de Iguatu há menos de dois meses, está realizando uma série de visitas às paróquias, cadeias e hospitais dos municípios que integram a Diocese. Em Icó, ficou indignado com a situação encontrada na unidade prisional. O religioso disse que iria escrever para a Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado cobrando rapidez na inauguração da nova cadeia, cujas obras começaram em 2007. “Queremos entender o porquê do atraso do funcionamento do presídio, pois temos informações de que a obra já está concluída”, frisou dom João Costa. Os presos da cadeia improvisada serão transferidos para o nova unidade que fica localizada às margens da rodovia CE – 282, numa área doada pelo município.

No último dia 12, foi inaugurada a cadeia pública do município de Acopiara, na região Centro-Sul. A obra somente saiu do papel após pressão do Ministério Público que ingressou na justiça com ação civil pública, na época, pelos promotores Hérton Cabral e Thelma Braga. O município doou o terreno e, em audiência de acordo, a Secretaria de Justiça construiu a obra que começou em 2006.

A reportagem do Diário do Nordeste tentou por várias vezes falar com o secretário de Justiça, Marcos Cals, mas não obteve retorno. Por ocasião da solenidade de inauguração da cadeia Pública de Acopiara, o coordenador do Sistema Penitenciário, Bento Laurindo, disse que a previsão de inauguração do presídio de Icó será no próximo mês, provavelmente no dia 18.

Honório Barbosa
Repórter

fonte: diario do nordeste