quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Petroleiros ocupam o plenário da Câmara contra a entrega do Pré-sal

Petroleiros e movimentos sociais de todo Brasil ocupam o plenário da Câmara contra o PL 4567/16 que retira a exclusividade da Petrobras no pré-sal, e seu direito à cota mínima de 30% em todos os campos. A sessão foi transformada em uma Comissão Geral, onde o coordenador da FUP, José Maria, junto com deputados do PT, PCdoB, PSOL e PDT reiteraram que tirar a Petrobrás da exploração do Pré-Sal é entregar a maior riqueza nacional às empresas estrangeiras, comprometendo a soberania nacional e o desenvolvimento do país.

“Esse projeto é baseado em falsas premissas, como, por exemplo, de que a Petrobrás estaria quebrada. A Petrobrás foi ao mercado agora para captar 5 milhões de dólares, captou 6 milhões e o mercado queria oferecer 15 (milhões de dólares). Alguém empresa dinheiro a uma empresa quebrada? A Petrobrás tem um endividamento alto, sim, fruto dos seus investimentos que nos levaram a descobrir o Pré-Sal e a chegar nos patamares em quer se encontra hoje. Ou alguém acha que nós chegamos a produzir 1,2 milhão de barris (diários) de petróleo no Pré-Sal da noite para o dia? Ou alguém acha que nós conseguimos fazer da Petrobrás uma das maiores empresas do mundo da noite para o dia?”, destacou o coordenador da FUP, afirmando que a Petrobrás tem plena condição de continuar sendo a operadora única do Pré-Sal.

Truculência

Desde o início da manhã, petroleiros de vários estados do país protestavam contra a entrega do petróleo brasileiro, recepcionando os parlamentares no aeroporto de Brasília com faixas e palavras de ordens em defesa da Petrobrás como operadora do Pré-Sal. Com jalecos da empresa, eles seguiram para a Câmara para acompanhar a audiência pública da Comissão Geral que debateu o PL 4567, mas foram recebidos com truculência pela Polícia Legislativa, cuja ordem era tentar impedir o acesso dos trabalhadores ao plenário.

Dois dirigentes sindicais chegaram a ser violentamente atacados pelos policiais, levados presos e continuaram detidos, mesmo após a conclusão da sessão. Somente após os dirigentes e militantes da FUP e dos movimentos sociais ocuparem por mais de três horas o plenário da Câmara, eles foram liberados.

A Comissão Geral foi realizada em um clima de muita tensão e resistência, com participação dos petroleiros da FUP e da FNP, representantes da Aepet, do Clube de Engenharia, profissionais da educação e dirigentes da CNTE e da Andes, militantes e dirigentes da Frente Brasil Popular e do MAB, entre outras organizações populares. 

Foram ouvidos o ex-presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, os ex-diretores da empresa, Ildo Sauer e Guilherme Estrella, o diretor da FUP e secretário de Relações Internacionais da CTB, José Divanilton Pereira, o consultor legislativo da Câmara dos Deputados, Paulo Lima, o representantes da Frente Brasil Popular, Ronaldo Pagotto, o integrante da coordenação nacional do MAB, Robson Formica, do presiente do Clube de Engenharia, Pedro Celestino, do diretor da Aepet, Fernando Siqueira, e do coordenador da FUP, José Maria, que, criticaram duramente o PL 4567. Já o ministro interino de Minas e Energia, Fernando Coelho Bezerra Filho, defendeu o projeto, assim como o líder do PSDB, deputado federal Otávio Leite (RJ), que foi veementemente repudiado pelos petroleiros, que ficaram de costas durante a sua fala.

Plebiscito para ouvir o povo brasileiro

Durante a Comissão, o deputado federal Henrique Fontana (PT/RS) protocolou um projeto de decreto legislativo que exige que o povo brasileiro seja consultado, através de um plebiscito popular, para se posicionar sobre que destino deve ter o Pré-Sal. “Eu tenho convicção de que o povo brasileiro não aceitará abrir mão do Pré-Sal para entrega-lo às multinacionais”, ressaltou o parlamentar.

Projeto tem vício de iniciativa: Serra prometeu à Chevron mudar a lei do Pré-Sal

O deputado federal Glauber Braga (PSOL/RJ) denunciou que o PL 4567, de autoria do senador José Serra (PSDB/SP), atualmente ministro interino de Relações Exteriores, tem vício de iniciativa, referindo-se à interceptação de uma conversa entre Serra e a diretora da Chevron, onde ele prometeu mudar a lei do Pré-Sal.




O Meio Ambiente outra razão para que sejamos exclusivos no Pré-Sal!

A Petrobrás e a reinjeção de CO2 no Pré-Sal.

É consenso de que a indústria do petróleo é extremamente nociva para o equilíbrio ecológico e para o meio ambiente.  Por essa razão entregar nosso território para a exploração de empresas desvinculadas totalmente de nosso Brasil é medida mais do que temerária.

Em Pasadena a empresa sócia (Astra) abandonou o projeto quando não concordou com os padrões de investimento em segurança do trabalho e meio ambiente, agora no Pré-Sal os trabalhadores da Petrobrás desenvolveram técnica revolucionária na mitigação da atividade de extração. A utilização do temido CO2 na pressurização dos poços do Pré-Sal.

A Petrobras vai colocar para operaro 4° sistema de separação e reinjeção de CO2 nos poços do Pré-sal. Mais um motivo de orgulho e destaque da nossa Petrobrás como indústria de ponta e outra razão para ser operadora única do Pré-Sal, a questão ambiental.

O sistema de separação e reinjeção de CO2, nos reservatórios de grande profundidade do Pré-sal, é uma tecnologia desenvolvida pela Petrobras, que recebeu o prêmio OTC DistinguishedAchievementAward for Companies, OrganizationsandInstitutions, durante a Offshore Technology Conference (OTC), em maio de 2015. Maior prêmio do setor Petróleo.

O navio plataforma Cidade de Ilhabela, no campo de Sapinhoá vai inaugurar o sistema de separação CO2, os campos do Pré-sal da Cidade de Angra dos Reis e Cidade de Paraty, no campo de Lula, e Cidade de São Paulo no campo de Sapinhoá já possuem esses sistemas.

A redução dos gases efeito estufa (CO2) atende a uma necessidade ambiental, e soluciona uma demanda técnica do Pré-sal de manter a pressão do poço. Se a mídia não estivesse imbuída de desvalorizar nosso patrimônio o Brasil, o povo brasileiro talvez não estivesse com a moral tão baixa e com sentimento de inferioridade.

Brasileiros, somos grandes, fortes e capazes. Precisamos é deixar de tentarmos ser espertos demais. Nosso problema é ético e moral.

Chuva de meteoros Perseidas pode ser vista hoje no Brasil a olho nu



A chuva de meteoros Perseidas, que ocorre anualmente no mês de agosto, terá seu ápice na madrugada desta quinta (11) para sexta-feira (12), segundo a Nasa. O fenômeno é muito mais intenso no hemisfério norte, mas também será possível observar a olho nu no Brasil. De acordo com Gustavo Lanfranchi, professor de astrofísica da Universidade Cruzeiro do Sul, estão previstas de 60 a 80 estrelas cadentes por hora no céu do país durante esta noite.

Espera-se que o evento deste ano seja o mais brilhante em anos: no hemisfério norte, a previsão é de 200 estrelas cadentes por hora no pico - apesar do popular nome, a luz brilhante não se trata de uma estrela em queda, mas do rastro de um meteoro.

As Perseidas, que têm este nome porque os meteoros parecem vir da constelação de Perseus, poderão ser melhor observadas ao olhar para o norte a partir de uma da manhã de sexta.

"Dá para ver bem sim a olho nu, o problema é a poluição e luminosidade em cidade grande. Olhando para o norte se tem mais chances de ver porque a constelação fica por ali. De madrugada é possível ver melhor, já que a Lua vai se pôr por volta de 1 da manhã", explicou Lanfranchi.

Qual é a origem dos meteoros?

A chuva de meteoros dura alguns dias e ocorre sempre que a Terra passa pela área do Sistema Solar em que o cometa Swift-Tuttle esteve. As partículas deixadas pelo objeto entram na Terra em velocidade altíssima (estima-se que a 59 km por segundo) e queimam, por isso deixam o belo rastro luminoso pelo céu, conhecido como estrela cadente.

O evento é mais espetacular no hemisfério norte porque a constelação de Perseus é mais visível no norte - tanto que, para nós, ela aparece bem baixa no horizonte, segundo Lanfranchi. Para identificar o norte durante a chuva de meteoros, basta apontar o braço esquerdo para o oeste (região onde o Sol se põe) e o direito para o leste (nascente do Sol). O norte estará à frente da pessoa. O mesmo pode ser feito tendo a Lua como base.

Fenômeno deste tamanho só em 2028

Como a órbita do cometa varia ligeiramente a cada ano, a Terra não se encontra sempre com a mesma parte da nuvem de detritos deixada pelo astro. Ao longo da nuvem, que tem mais de um milhão de quilômetros de comprimento, algumas partes são mais densas.

Este ano, a Terra está em rota de colisão com três destes rastros mais densos, que se formaram em 1862, 1737 e 1479. Um fenômeno excepcional que não vai voltar a acontecer com tal intensidade até 2028, de acordo com os astrônomos.

Fonte: UOL

Produtores rurais do Ceará são contra medida do governo



Os produtores rurais no sertão, que já enfrentam crise decorrente de cinco anos seguidos de chuvas abaixo da média, aumento dos insumos e queda no preço dos produtos agropecuários, querem a revogação da medida do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que autorizou por um ano as indústrias de laticínios do Semiárido nordestino a reconstituir leite em pó para a produção de leite longa vida (UHT) e pasteurizado.

A medida do Mapa criou descontentamento entre os criadores e lideranças sindicais. "Isso é um absurdo, pois é uma medida que atende exclusivamente os interesses da indústria de laticínios", observou o presidente do Sindicato Rural de Quixeramobim, Cirilo Vidal Pessoa. "O leite a ser reidratado é importado, com subsídio na origem, na Europa, nos Estados Unidos, chegando ao Brasil pelo Mercosul".

Para o setor agropecuário, a medida vai intensificar a crise que vem afetando os criadores no sertão cearense. "O preço do leito pago ao produtor no Ceará é baixo se comparado ao de outros Estados. Com essa decisão, há forte risco desse preço cair ainda mais", disse Vidal.

A decisão do Mapa foi adotada no último dia 21 de julho por meio de Instrução Normativa que autoriza, pelo período de um ano, as indústrias de laticínios da região da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) a reconstituir leite em pó para a produção de leite longa vida e pasteurizado.

"Mesmo reconhecendo que a reconstituição de leite em pó não é benéfica para o País, o Mapa abriu exceção à regra para atender interesses comerciais das indústrias de laticínios", denunciou, por meio de ofício encaminhado ao presidente da República, Michel Temer, o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins da Silva Júnior.

Saída

A medida governamental vai provocar a saída de muitos produtores de leite da atividade, prevê Martins. "É provável que ocorra um ambiente artificial de mercado, prejudicando fortemente o produtor rural. Nós solicitamos do presidente da República a revogação da medida".

Vidal disse que as entidades que representam o setor agropecuário estão mobilizadas para tentar reverter a medida do Mapa. "Os impactos são negativos e precisam ser analisados pelo governo". No Ceará, o preço pago ao produtor varia entre R$ 1,00 e R$ 1,40 por litro de leite. Mediante o quadro de dificuldades, muitos criadores estão abandonando a atividade no interior.

Fonte: Diário do Nordeste