quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Ônibus de banda de forró capota e deixa 14 feridos no Maranhão

Motorista do grupo Forró Sacode perdeu do veículo controle em curva.
Agenda de shows será retomada a partir do dia 10 de outubro.




O ônibus da banda Forró Sacode capotou na madrugada desta quarta-feira (30), próximo ao município de São Benedito do Rio Preto, no Maranhão. A cidade fica a 215 km da capital, São Luís. Das 30 pessoas que viajavam no ônibus do grupo cearense, 14 ficaram feridas e foram levadas para o hospital mais próximo.

Entre os feridos, o caso mais grave é o da vocalista da banda, Daniele Rodrigues, 22 anos, que fraturou uma das pernas. O restante do grupo sofreu apenas escoriações leves. Segundo o hospital Antônio Pontes Aguiar, para onde a banda foi levada após o acidente, todos os integrantes feridos foram liberados no início da tarde de quarta-feira. Eles seguirão para São Luís e depois para Fortaleza, no Ceará. O vocalista da banda, Tony Guerra, não estava viajando no ônibus.

O empresário da banda, Júlio Morais, que também não estava no ônibus, disse que o veículo era novo e que o motorista não dirigia em alta velocidade. “Ele [o motorista] não conhecia a estrada e foi pego de surpresa em uma curva muito fechada”, explica. Os shows da banda programados para este final de semana foram cancelados. “Tentaremos retomar a agenda a partir da próxima semana e remarcaremos os shows pendentes.

fonte: site G1

Políticos do Ceará na relação


A lista dos políticos com ações na Justiça e nos Tribunais de Contas era comentada ontem entre os parlamentares

Dos 46 deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Ceará, 18 têm seus nomes envolvidos com procedimentos judiciais ou com os Tribunais de Contas. A informação é do portal Transparência Brasil, meio que divulga informações baseadas em bancos de dados públicos sobre os políticos.

O deputado Neto Nunes (PMDB) está no topo da lista, com 18 citações, dentre elas processos devido a compra de votos, irregularidade na captação e em gastos de campanha, além de condenações para pagamento de multas da época em que foi Prefeito de Icó.

Em segundo lugar, vem o nome do deputado Perboyre Diógenes (PSL), com 17 citações. O parlamentar responde a representação do Ministério Público Eleitoral que apura irregularidades na captação e nos gastos de recursos de candidato a deputado estadual em 2006. Perboyre também é citado devido a irregularidades detectadas em processos licitatórios do município de Saboeiro, quando era prefeito municipal.

Ressarcimento

O deputado estadual Nenen Coelho (PSDB) ocupa o terceiro lugar na lista dos parlamentares estaduais, com 16 citações. O tucano foi condenado pelo Tribunal Regional Federal (TRF) ao ressarcimento integral do dano causado ao erário e ao pagamento de multa civil por improbidade administrativa, referente a não realização de obras e desvio de verbas federais, na época em que foi prefeito de Novo Oriente. As demais citações do nome de Nenen Coelho também referem-se a pagamento de multas devido a diferentes irregularidades da época em que foi prefeito.

Lista

Os demais citados que possuem seus nomes envolvidos em processos ou condenações na Justiça: Ana Paula Cruz, Antônio Granja, Augustinho Moreira, Cirilo Pimenta, Dedé Teixeira, Francisco Caminha, Guaracy Aguiar (um dos subscritores do projeto ficha suja), Júlio César, Osmar Baquit, Rachel Marques, Rogério Aguiar, Rômulo Coelho, Sérgio Aguiar, Stanley Leão, Vanderley Pedrosa.

Decisão liminar da juiza do município de Icó determina que o presidente da Câmara não emposse suplentes

Juízes eleitorais do Interior do Estado já começaram a apreciar as ações interpostas por promotores de Justiça contra a posse de suplentes de vereador com base na Proposta de Emenda Constitucional que ampliou de 51.988 para 59.611 o número de vereadores em todo o Brasil.

O primeiro caso registrado no Ceará vem do município de Icó, onde a juíza Mabel Viana Maciel deferiu um pedido de liminar, em ação cautelar interposta pelo Ministério Público, para que a Câmara se abstenha de dar posse aos suplentes que requereram o direito de assumir. O descumprimento da medida implica em multa diária no valor de R$ 5.000,00.

Na última reunião da Câmara de Icó, quinta-feira da semana passada, houve um movimento dos suplentes no sentido de assumirem. A posse não chegou a ser efetuada, mas os interessados, na sexta-feira, ingressaram com ações individuais, no cartório eleitoral, requerendo o direito, segundo eles, assegurado pela emenda constitucional.

Liminar

No mesmo dia, a promotora Camila Ferraz, ingressou com uma ação cautelar, com pedido de liminar, para que o presidente da Câmara, Ricardo Jerônimo Leite Guimarães Nunes, não emposse suplentes até que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará se manifeste sobre a matéria.

Na ação interposta a promotora Camila Ferraz reconhece a clareza da emenda constitucional que em seu artigo 3º diz que passa a viger na data da sua promulgação, produzindo seus efeitos a partir do processo eleitoral de 2008. No entanto, argumenta que o processo eleitoral foi encerrado com a diplomação dos eleitos, competindo ao TSE determinar ou não que seja procedido um novo cálculo do quociente eleitoral em relação aos municípios em que tenha havido aumento de vereadores.

Ao conceder a liminar a juíza Mabel Viana determina "ao Presidente da Câmara Municipal de Icó que se abstenha de dar posse aos suplentes até que o Tribunal Superior Eleitoral manifeste-se oficialmente sobre a matéria identificada neste processo, sob pena de multa diária de R$ 5.000,00 (cinco mil reais)".